Buscar

APOL MÚSICA NA SALA DE AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Música na Sala de Aula
Leia o trecho de texto que segue: 
“Há tempos reconhece-se que a música influencia o estado afetivo-emocional do ouvinte. Ela elicia sentimentos, sensações e pode induzir o indivíduo a fazer associações extramusicais, tanto agradáveis quanto desagradáveis”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, Maria Luiza de Jesus; GODELI, Maria Regina C. Souza. Música, atividade física e bem-estar psicológico em idosos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 11, n. 4, p. 87-94, out./dez., 2003. p. 89. <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/532/556>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre música e bem-estar, analise as asserções a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Muitas pesquisas sugerem que cantar ou tocar um instrumento pode auxiliar no bem-estar de crianças e adolescentes.
II. ( ) De acordo com pesquisas realizadas na Universidade do Texas, a música auxilia a elevar a autoestima de crianças e adolescentes.
III. (  ) Além de educar musicalmente, a prática musical proporciona integração entre os membros de uma família, classe ou comunidade, pois crianças e adolescentes sentem prazer e orgulho em, por exemplo, tocar um instrumento.
IV. ( ) Muitos dos programas sociais brasileiros que fazem uso da música servem apenas como um passatempo para as crianças. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V – F
Você acertou!
A alternativa correta é a letra a). A afirmativa I está certa, pois “diversos estudos sugerem que aprender a tocar um instrumento ou cantar num coral pode ajudar no bem-estar das crianças e dos adolescentes” (livro-base, p. 91). A II está correta, porque “a música pode ajudar a elevar a autoestima de crianças e adolescentes, como constatou a educadora musical Eugenia Costa-Giomi (2004), da Universidade do Texas, em Austin (livro-base, p. 91-92). A III está certa, na medida em que “é possível que a prática instrumental faça com que as crianças e adolescentes se desenvolvam e sintam um misto de prazer e orgulho em mostrar aquilo que aprenderam com a família e para as pessoas queridas, através da prática em casa e de recitais. Nesse sentido, é plausível pensarmos que, ao mesmo tempo em que educa musicalmente, a música também serve para integrar os membros de uma família, classe ou comunidade” (livro-base, p. 92). A IV está errada, já que muitos dos programas sociais que existem no Brasil e que fazem uso de música, “não usam a música apenas como passatempo, mas sim como forma de desenvolver competências musicais, além de promover o bem-estar e aumentar a autoestima de crianças e dos adolescentes” (livro-base, p. 92).
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – V – V – V
Questão 2/5 - Música na Sala de Aula
Atente para a seguinte citação: 
Betti afirma que, “sendo uma atividade indispensável no processo de desenvolvimento da criança, a música pode auxiliar no seu desenvolvimento cognitivo e, por isso, deve ser valorizada no âmbito escolar a fim de potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória e outras habilidades, além de contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRITSCHE, Jackeline Marisa. A música no desenvolvimento da criança de 3 a 4 anos na educação infantil. Revista REP’s. Experiências em Educação do Campo: Perspectivas e práticas pedagógicas, Sinop, v. 7, n. 3 (20. ed.), p. 1146-1160, ago./dez, 2016. p. 1149. <sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/download/2556/1870>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Conforme os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre desenvolvimento musical infantil, analise as afirmativas que seguem:
I. A estimulação precoce do desenvolvimento musical em crianças é prejudicial a elas, pois ainda não têm capacidade de escolha.
II. Na pré-adolescência, as crianças se tornam mais críticas e seus interesses mudam e, por isso, podem substituir atividades que gostavam de fazer, por exemplo, cantar e dançar, por outras.
III. Há certo consenso entre pesquisadores ao afirmarem que, nas primeiras séries do Ensino Fundamental, os alunos estão mais receptivos à música, pois esta é uma das fases mais ricas e prazerosas para o ensino e a aprendizagem musicais.
IV. Uma pesquisa comprovou que bebês preferem versões musicais acompanhadas por vários instrumentos musicais do que músicas cantadas apenas por voz humana. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	II e IV
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	II e III
Você acertou!
A alternativa correta é a letra c) II e III. A afirmativa II está certa, tendo em vista que, na pré-adolescência, “além de as crianças ficaram autoconscientes (e críticas!) de seus atos – cantar e dançar em público, por exemplo, ganham novos significados – seus interesses também começam a mudar [...]. É justamente nessa época que algumas crianças substituem diversas atividades por outras (livro-base, p. 43). A III está correta, pois “há certo consenso nas pesquisas em educação musical de que é nas primeiras séries do Ensino Fundamental que os alunos estão mais receptivos à música [...]. [Os estudos] chegam a sugerir que essa é uma das fases mais ricas e prazerosas para o ensino e aprendizagem musicais” (livro-base, p. 43,44). A I é incorreta, pois a infância é um “dos períodos mais propícios da vida para a aprendizagem [...], [e] a estimulação precoce tem consequências para o desenvolvimento da criança. Desde que os limites da criança sejam respeitados, a estimulação precoce pode ser mesmo benéfica” (livro-base, p. 39). A IV está errada, porque uma pesquisa provou que bebês preferem ouvir canções apenas cantadas por voz humana, sem instrumentos musicais (livro-base, p. 43).
	
	D
	I, II e III
	
	E
	I, II e IV
Questão 3/5 - Música na Sala de Aula
Atente para a citação a seguir: 
“Pesquisas atuais mostram a importância da ação musicalizadora aliada ao aprimoramento da sensibilidade, ao contexto sociocultural e à natureza de cada indivíduo. Nesse processo, é necessário explorar os sons, enxergar o que a música possui para que seja escutada, e apreciá-la de diferentes maneiras. Isso também implica aspectos como memória, gosto, estilo, emoção e reflexividade concernentes à experiência musical”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIRINO, Andréa Cristina. Musicalização de adultos: gosto musical se discute. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Natal, 2013. p. 1. [Comunicação]. <http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/23anppom/Natal2013/paper/viewFile/2199/351>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Considerando os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre as preferências musicais e a formação do gosto musical de crianças, relacione corretamente a segunda coluna de acordo com a primeira: 
(1) Preferência musical
(2) Gosto musical 
 
(  ) Dura pouco tempo.
(  ) É mais estável.
(  ) Desaparece rapidamente.
(  ) Depende da experiência para ser formado.
(  ) É mais comum uma pessoa idosa já possuir esse aspecto desenvolvido.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 2 – 2 – 1
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1 – 1
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2 – 2
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d). “Para alguns cientistas [...], as preferências musicais são temporárias e, como vários modismos musicais, desaparecem com a mesma velocidade com que apareceram. São aquelas coisas que a gente gosta numa época e depois passaa não gostar mais. Já o gosto musical é mais estável, pois levou tempo e experiência para ser formado” (livro-base, p. 55). Um exemplo é uma idosa que já tem seu gosto musical formado pela experiência e uma adolescente que hoje gosta de um estilo musical e pode vir a detestar depois (livro-base, p. 55,56).
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1 – 1
Questão 4/5 - Música na Sala de Aula
Considere o seguinte trecho de texto: 
“A ideia de que há um período crítico para a aquisição de linguagem não é recente. Em 1915, o neurologista inglês Hughlings-Jackson já afirmava que a língua deveria ser adquirida o mais cedo possível, senão seu desenvolvimento poderia ser permanentemente retardado e prejudicado, com todos os problemas ligados à capacidade de proposicionar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTANA, Ana Paula. Idade crítica para aquisição da linguagem. Revista Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 343-354, dez. 2004. p. 344. <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11670>. Acesso em 14 nov. 2017. 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre o período crítico para a aquisição da competência musical, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O período crítico para a aquisição da competência musical refere-se aos três primeiros meses do bebê, quando ele ainda não distingue com clareza os diferentes sons ouvidos no ambiente.
	
	B
	O período crítico para a aquisição da competência musical é uma etapa da vida em que as experiências desempenham um efeito muito mais acentuado nos comportamentos e/ou habilidades do indivíduo.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b, pois o período crítico para a aquisição da competência musical é uma “etapa da vida em que as experiências exercem um efeito muito mais pronunciado nos comportamentos e/ou habilidades de um indivíduo” (livro-base, p. 52). Muitos estudiosos acreditam que também pode existir períodos críticos para a aprendizagem musical. Alguns estudiosos acreditavam que o período crítico para a aprendizagem musical iria até “por volta dos nove ou dez anos de idade e que depois ficaria muito mais difícil alguém aprender a apreciar a música ou a tocar um instrumento em nível expert. Porém, estudos recentes das neurociências têm desafiado essa ideia, sugerindo que a adolescência é de fato uma fase de enorme aprendizagem, plasticidade e remodelagem neural” (livro-base, p. 52,53).
	
	C
	O período crítico para aquisição da competência musical ocorre aos dois anos de idade.
	
	D
	Na adolescência, não é possível desenvolver habilidades musicais, pois o período crítico para a aquisição da competência musical já passou.
	
	E
	O período crítico para a aquisição da competência musical só ocorre em relação à aquisição da linguagem, e não em relação à aprendizagem musical.
Questão 5/5 - Música na Sala de Aula
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A exposição a elevados níveis de intensidade pode desencadear diversos sintomas, tais como: intolerância a sons intensos, tontura, otalgia e principalmente, o zumbido e perda auditiva 11. Já o prejuízo na audição pode acarretar consequências severas à qualidade de vida do indivíduo, afetando sua saúde e conturbando intensamente suas relações sociais”.                                                     
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LACERDA. Adriana Bender Moreira de et al. Hábitos auditivos e comportamento de adolescentes diante das atividades de lazer ruidosas. Revista CEFAC, v. 13, n. 2, 322-329, mar./abr., 2011. p. 322. 
Em relação aos conteúdos do livro-base Música na infância e na adolescência: Um livro para pais, professores e aficionados sobre a música na adolescência, analise as afirmações a seguir:
I. A necessidade de os adolescentes ouvirem música muito alta pode estar relacionada a uma mudança na atividade cerebral, em uma área do cérebro denominada sistema de recompensa.
II. Na adolescência, é comum ocorrer a descoberta da possibilidade de ouvir música sozinho.
III. É mais frequente o bebê ouvir música sozinho do que o adolescente.
IV. Utilizar os tocadores de música portáteis é uma forma de os adolescentes deixarem de lado os conflitos, os problemas, os impulsos e as dúvidas do momento. 
Está correto somente o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	III e IV
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	I, II e IV
Você acertou!
A alternativa correta é a letra e) I, II e IV. A afirmativa I está certa, pois a necessidade de aumentar o som entre os adolescentes “pode estar relacionada a uma mudança na atividade cerebral”. No adolescente, “há uma queda na sensibilidade do sistema de recompensa” (livro-base, p. 49), que é uma parte do cérebro. A II está correta, uma vez que “a adolescência também é conhecida por ser o momento de descoberta de um novo contexto de audição musical: ouvir sozinho” (livro-base, p. 50). A IV está certa, tendo em vista que, “ao entrar no mundo musical proporcionado por esses tocadores portáteis, o adolescente deixa de lado os conflitos, os problemas, os impulsos e as dúvidas do momento” (livro-base, p. 51). A III está errada, porque os bebês até ouvem músicas sozinhos, mas é na adolescência que esse fenômeno parece se tornar mais frequente (livro-base, p. 50,51).

Outros materiais