Buscar

CULTURA BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0467_AV_201202173731 » CULTURA BRASILEIRA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	NADIA REGINA BARBOSA DA SILVA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 1        Data: 17/11/2014 14:06:09
	
	 1a Questão (Ref.: 201202281466)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existe um intensa discussão sobre a validade dos termos cultura "popular" e "erudita", na medida em que elas poderiam indicar uma perspectiva reducionista das dinâmicas formadoras da identidade cultural dos povos.
Indique os autores abaixo que discutiram esta questão, de modo crítico:
		
	
	Rene Descartes e Jean-Paul Sartre.
	
	Aristóteles e Platão.
	
	Platão e Jean-Paul Sartre
	 
	Roger Chartier e Peter Burke
	
	Karl Marx e Freud.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202418985)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sabemos que a literatura é vista como um fato de cultura, algo, portanto, que não surge pronto e acabado, mas que se configura ao longo de um processo cumulativo de articulação com a sociedade. A respeito dessa afirmação, é correto afirmar:
		
	
	As formas de existir do brasileiro, ou seja, a brasilidade (a casa e a rua, a comida, a religião, o carnaval e o futebol) não se prestam à literatura, visto que as formas desta são independente das formas da realidade social.
	
	As formas artísticas não expõem os problemas sociais, logo, não ajuda no conhecimento da realidade.
	
	Uma reflexão sobre a ¿forma¿ (literária) não deve ser entendida como uma articulação entre o social e artístico, pois literatura é uma linguagem independente da realidade social.
	 
	Não há fundamento histórico que sustente uma articulação entre a estética e o fator social.
	 
	Antonio Candido em seu artigo ¿Dialética da Malandragem¿ trata desse modo de existir do brasileiro, a malandragem, a partir da leitura do romance Memórias de um Sargento de Milícias, no qual, segundo esse autor, a dialética da malandragem, ou da ordem e da desordem, aparece como uma forma social.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202281561)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A heterogeneidade presente na formação (étnica, cultural, social) da população brasileira gerou discussões historicamente marcadas pela diversidade de enfoques desde os primeiros trabalhos, a partir do século XIX. Esta visão da formação do povo brasileiro começa com a explicação "biologizante" da mescla de três raças: a branca, a indígena e a africana. Foi a chegada de imigrantes europeus que instigou a busca por uma visão biológica, salientando nossa capacidade singular de absorção do "outro".
Neste sentido qual é a conotação do  termo etnia?
		
	
	o termo nega que hajam incompatibilidades entre ascensão social e traços de cor e de expressões culturais
	
	é um termo ultrapassado e está vinculado à teorias racistas do século XIX
	
	está relaciondo a aspectos sociais.
	 
	o termo aspira explicar pela noção de traços ancestrais as procedências da diversidade sócio-cultural brasileira
	
	o termo marca a cordialidade entre os diversos segmentos da sociedade brasileira
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202208234)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre os aspectos determinantes para o perfil da cultura brasileira, NÃO podemos salientar:
		
	
	a predominância de traços indígenas sobre as matrizes africana e europeia, sobrepondo-se a herança autóctone às demais.
	
	a combinação de aspectos oriundos das matrizes africana, indígena e europeia, que se articulam de modo peculiar em nosso território.
	
	a presença de imigrantes de vários continentes, que vêm contribuindo ao longo de nossa história para a nossa formação social.
	
	a presença de povos de vários continentes, que vêm contribuindo ao longo de nossa história para a nossa formação social.
	 
	a presença de turistas de vários continentes, que vêm contribuindo ao longo da nossa história para a nossa formação social.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202210285)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Recebemos dos portugueses a maior parte das influências que formam a cultura brasileira. Com base nesta afirmativa, assinale a única alternativa que NÃO apresenta um elemento cultural de origem exclusivamenteeuropeia:
		
	
	o idioma que falamos
	 
	os contos e cantigas folclóricas
	
	a organização social, jurídica e administrativa
	
	a cultura letrada
	
	a religião católica
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202766812)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a alternativa incorreta: Para compreender a CULTURA BRASILEIRA é necessário:
		
	
	Compreender os hábitos e as manifestações dos indivíduos brasileiros em sua diversidade
	
	Compreender as produções artísticas brasileiras tais como a música, a literatura, o cinema, o artesanato e as artes plásticas, por exemplo
	 
	Compreender a realidade brasileira objetivamente
	 
	Compreender as manifestações folclóricas e linguísticas de cada região brasileira
	
	Compreender a relação histórica e social brasileira
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202206382)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando um professor de português utiliza um funk em sala de aula, com o objetivo de dinamizar seu trabalho, atraindo a atenção dos seus alunos, é possível afirmar que:
		
	
	ele está lançando mão de um texto que não é um produto cultural, tendo em vista seu baixo nível de qualidade artística.
	 
	ele está utilizando um produto cultural, pois tal categoria se aplica a toda criação da imaginação humana, não importanto modalidades ou mesmo avaliações de qualidade
	
	ele está reconhecendo uma legítima forma de expressão do povo, um produto cultural mais legítimo do que qualquer soneto de Camões.
	
	ele está comprometendo seriamente a qualidade de sua aula, pois não se pode esperar muita coisa de um trabalho que se deturpa a este ponto.
	
	ele está lançando mão de um texto que pode ter certo nível de qualidade artísitca, o que lhe garantiria a qualificação como um produto cultural.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202761292)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Acerca do conceito de identidade cultural, pode-se dizer que trata-se de um tipo de sentimento de pertencimento a um grupo ou cultura, ou de um indivíduo, que se perceba como parte de um grupo ou cultura; é a sensação de ser igual, de se saber igual e de, portanto, se reconhecer igual a todos. No Brasil, se o imaginário nacional instaura uma suposta igualdade entre seus membros, isso não se confirma no espaço real, onde as desigualdades entre as classes sociais não permitem que todos usufruam dos mesmos recursos. Tal fato pode ser explicado à luz da história país.
Assim senso, não é válido afirmar:
		
	
	Os discursos que narram uma nação, e com o Brasil não é diferente, serão ambivalentes ideologicamente por serem produtos de um processo histórico contínuo.
	 
	A identidade nacional brasileira é construída permanentemente e nunca completada, e nesta construção estão envolvidos intelectuais, artistas, povo e Estado.
	
	Para Silvio Romero, a tradição colonial era um fardo, pois de lá provinham as raças inferiores e a pesada herança escravocrata
	 
	Euclides da Cunha, ao relatar a guerra de Canudos no sertão da Bahia em 1897, apresenta o sertanejo como homem fraco, rude e atrasado, no contexto de um meio ambiente natural e político-social gravemente hostil.
	
	Gilberto Freyre, no que tange à identidade cultural brasileira, examina as relações de convivência e influência que determinaram as relações de dominação dos senhores de engenho sobre os negros.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202239876)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A expressão cultura de massa, posteriormente trocada por indústria cultural¿, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica,etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa.
Os filósofos alemães, integrantes da Escola de Frankfurt , Theodor W. Adorno e Max Horkheimer -, foram os responsáveis pela criação do termo IndústriaCultural. Eles anteviam a forma negativa como a recém-criada mídia seria utilizada durante a Segunda Guerra Mundial. Aliás, eles eram de etnia judia, portanto sofreram dura perseguição dos nazistas e, para fugir deste contexto, partiram para os EUA.
Como esta cultura é, na verdade, produto de uma atividade econômica estruturada em larga escala, de estatura internacional, hoje global, ela está vinculada, inevitavelmente, ao poderoso capitalismo industrial e financeiro. A serviço deste sistema, ela oprime incessantemente as demais culturas, valorizando tão somente os gostos culturais da massa..
Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada, e o acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica. Com este manancial de recursos, é possível criar modalidades de resistência a essa cultura impositiva.
.(texto adaptado de Cultura de Massa de Ana Lucia Santana)
Explique os efeitos dos produtos da Cultura de Massa no consumidor
		
	
Resposta: a cultura de massa esta ligada ao consumo, e ela se dissemina através da globalização, tornando pessoas cada vez mais consumistas , as vezes o consumidor não tem nem condições de adquirir certos produtos da "moda" , mas mesmo assim não medem esforços e se prejudicam financeiramente só para ter tal produto do momento em mãos. e essa cultura se espalha através da internet, propagandas etc..
	
Gabarito: O consumidor se não for crítico,vai sucumbir aos apelos dos produtos,e será levado a agir com essa indústria determina.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202237095)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A mão da limpeza - O branco inventou que o negro / Quando não suja na entrada / Vai sujar na saída, ê / Imagina só / Vai sujar na saída, ê / Imagina só / Que mentira danada, ê / Na verdade a mão escrava / Passava a vida limpando / O que o branco sujava, ê / Imagina só / O que o branco sujava, ê / Imagina só / O que o negro penava, ê / Mesmo depois de abolida a escravidão / Negra é a mão / De quem faz a limpeza / Lavando a roupa encardida, esfregando o chão / Negra é a mão / É a mão da pureza / Negra é a vida consumida ao pé do fogão / Negra é a mão / Nos preparando a mesa / Limpando as manchas do mundo com água e sabão / Negra é a mão / De imaculada nobreza / Na verdade a mão escrava / Passava a vida limpando / O que o branco sujava, ê / Imagina só / O que o branco sujava, ê / Imagina só / Eta branco sujão / O texto da canção questiona o mito da democracia racial brasileira. Como tal mito pode se manifestar em nosso cotidiano?
		
	
Resposta: mesmo que indiretamente, o racismos ainda é muito presente em nosso meio e isso faz com que a democracia racial seja considerada um mito.vemos infelizmente nas oportunidade de trabalho, onde se tem a ascenção social do branco maior que a do negro, por exemplo e como forma de mudar esse quadro, hoje em dia foi criado um sistema de cotas , onde se determina uma porcentagem de vagas para negros, indios e pardos, mas isto na tentativa de fazer que a oportunidade de ascenção ocorra de uma forma igualitária!!
	
Gabarito: Resposta O mito da democracia racial provoca o chamado "racismo à brasileira", ou seja, o racismo disfarçado e nem sempre assumido com clareza.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes