Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL OBJETIVA 5

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina(s): APOL OBJETIVA 5
Ética e Responsabilidade Social
Sociologia Contemporânea
	Data de início:
	15/07/2018 21:02
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	15/07/2018 22:03
Questão 1/5 - Ética e Responsabilidade Social
Empregados, consumidores, fornecedores e comunidade em geral são stakeholders importantes e devem ter seus interesses respeitados pela organização. O resultado positivo de uma empresa também é consequência do bom relacionamento que ela mantém com seus stakeholders e isso passa pela junção dos ganhos de seus investidores ou proprietários com as legítimas necessidades de todos aqueles que, direta ou indiretamente, são influenciados pelas suas atividades de negócio. Sobre esse aspecto é interessante o modelo conceitual proposto por Archie Carroll, citado por Alencastro (2013), que aborda a responsabilidade social tanto pela ótica do desempenho empresarial quanto pelo comportamento empresarial responsável. Este modelo trabalha com quatro dimensões.
Assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão do modelo conceitual de Archie Carroll descrita a seguir. 
“É a base da pirâmide. Não é novidade, pois é do conhecimento de todos que a atividade econômica é indispensável na geração de empregos, investimentos e pagamentos de taxas e impostos. Isso significa que pode influenciar diretamente os outros critérios. Sem ela nada acontece e por isso é a base da pirâmide.”
Nota: 0.0
	
	A
	Responsabilidade discricionária.
	
	B
	Dimensão econômica.
De acordo Alencastro (2013) a dimensão econômica é a base da pirâmide. Não é novidade, pois é do conhecimento de todos que a atividade econômica é indispensável na geração de empregos, investimentos e pagamentos de taxas e impostos. Isso significa que pode influenciar diretamente os outros critérios. Sem ela nada acontece e por isso é a base da pirâmide. Fonte:  ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 4, p. 133.
	
	C
	Dimensão legal.
	
	D
	Dimensão ética.
	
	E
	Dimensão Política
Questão 2/5 - Sociologia Contemporânea
Na sociologia, cultura se refere a um sistema de símbolos e significados, compartilhados por membros de uma sociedade, que torna possível a vida em comum. A cultura compreende elementos que fazem parte do processo de socialização.
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Com base nesse contexto e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa correta acerca desses elementos mencionados acima:
Nota: 20.0
	
	A
	Os sentimentos não são elementos que integram a cultura, pois não podem ser transmitidos culturalmente.
	
	B
	Apenas aspectos materiais como objetos e tecnologia são considerados elementos que integram a cultura.
	
	C
	Gostos, gestos, hábitos, tradições são considerados elementos que integram a cultura.
Você acertou!
A cultura também compreende aspectos imateriais, como crenças, hábitos, ideias e valores. Compreende todos aqueles elementos que fazem parte do processo de socialização: os gostos, os gestos, os sentimentos, os hábitos, as tradições, as maneiras.
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 156.
	
	D
	Para os elementos que integram a cultura não se consideram os aspectos de compartilhamento.
 
	
	E
	A genética, por meio da transmissão dos gostos, se trata de elemento que integra a cultura.
Questão 3/5 - Ética e Responsabilidade Social
Assinale a alternativa que indica corretamente a organização descrita a seguir.
“Uma associação global que congrega líderes de aproximadamente 200 grandes corporações espalhadas pelo mundo e que se dedica a alinhar as práticas empresariais aos objetivos de um desenvolvimento mais sustentável.”
Nota: 20.0
	
	A
	Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
	
	B
	Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.
	
	C
	The World Business Council for Sustainable Development.
Você acertou!
De acordo com Alencastro o World Business Council for Sustainable Development é uma associação global que congrega líderes de aproximadamente 200 grandes corporações espalhadas pelo mundo e que se dedica a alinhar as práticas empresariais aos objetivos de um desenvolvimento sustentável. Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha.  Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 4, p. 131. 
	
	D
	Unesco.
	
	E
	Instituto Liberal.
Questão 4/5 - Ética e Responsabilidade Social
O termo stakeholder foi criado por um filósofo chamado Robert Edward Freeman. Ao entender a importância dos stakeholders, o responsável pelo planejamento ou plano consegue ter uma visão mais ampla de todos envolvidos em um processo ou projeto e saber de que maneira eles podem contribuir para a otimização deste. Os stakeholders são elementos cruciais em termos de planejamento estratégico de uma empresa ou organização. Este modelo trabalha com quatro dimensões.
Assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão do modelo conceitual de Archie Carroll descrita a seguir. 
“Compreende as contribuições relacionadas ao arbítrio individual ou voluntário para a sociedade, com o objetivo da qualidade de vida e da sustentabilidade socioambiental.”
Nota: 20.0
	
	A
	Responsabilidade discricionária.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013) a responsabilidade discricionária compreende as contribuições relacionadas ao arbítrio individual ou voluntário para a sociedade, com o objetivo da qualidade de vida e da sustentabilidade socioambiental. Fonte: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa Curitiba: Intersaberes, 2016, CAPÍTULO 4, p. 133.
	
	B
	Responsabilidade econômica.
	
	C
	Responsabilidade legal.
	
	D
	Responsabilidade ética.
	
	E
	Responsabilidade Política
Questão 5/5 - Sociologia Contemporânea
Trata-se de um método de administração da produção baseado nos estudos de tempos e movimentos dos trabalhadores. Possui três princípios básicos: separação entre planejamento e execução de tarefas, seleção dos trabalhadores mais adequados à função específica e controle sobre o tempo e os movimentos executados pelos trabalhadores.
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Com base nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente como é conhecido o método descrito no contexto acima:
Nota: 20.0
	
	A
	Método fordista.
	
	B
	Método pós-fordista.
	
	C
	Método globalizado.
	
	D
	Método keyneziano.
	
	E
	Método taylorista.
Você acertou!
Taylorismo é o método de administração da produção baseado nos estudos de tempos e movimentos dos trabalhadores. Possui três princípios básicos: separação entre planeamento e execução de tarefas, seleção dos trabalhadores mais adequados à função específica e controle sobre o tempo e os movimentos executados pelos trabalhadores.
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 183.