Buscar

APOL 2 Estrutura da contabilidade brasileira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira 
Uma informação contábil para ser considerada relevante precisa ser capaz 
de ajudar na tomada de decisões pela organização e para que isso seja 
possível, ela deve apresentar um valor preditivo, confirmatório ou os dois 
valores. 
Em relação ao valor preditivo é correto afirmar que: 
Nota: 20.0 
 
A Refere-se a qualidade informacional que auxilia na tomada de decisões no sentido de aumentar a probabilidade dos usuários preverem corretamente os resultados futuros. 
Você acertou! 
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com o tema 01, página 05 do material para impressão da aula 03, que diz que a "informação possui valor preditivo se ela puder ser empregada como dado de entrada em processos 
agregados pelos usuários para predizer futuros resultados". 
 
B Diz respeito ao valor como feedback, porque desempenha um papel importante em termos de confirmação ou correção de expectativas anteriores. 
 
C Tem relação com a oportunidade em que a informação é disponibilizada ao usuário de forma a influenciar a tomada de decisão. 
 
D Tem relação com o limite de reconhecimento dados aos componentes patrimoniais, principalmente no momento do seu registro inicial. 
 
E Refere-se a materialidade e relevância da informação contábil passada, presente e futura. 
 
Questão 2/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira 
A característica de tempestividade está associada a velocidade com que as 
informações contábeis capturam e disponibilizam as alterações de valor da 
entidade aos usuários. Nesse sentido, em relação a tempestividade 
podemos dizer que: 
Nota: 20.0 
 
A Para que as informações informações sejam úteis, sua divulgação deve ser realizada em tempo hábil, de modo que o tomador de decisões possa extrair o máximo de utilidade da mesma e que esta seja capaz de 
influenciar a tomada de decisões. 
Você acertou! 
ALTERNATIVA CORRETA "A", conforme o material para impressão da aula 03, tema 04, página 14 que diz que "a tempestividade deve chegar para o usuário em tempo capaz de influenciar a tomada de decisão". 
 
B A tempestividade não tem relação com os investidores, uma vez que não influencia no retorno das ações. 
 
C A tempestividade está relacionada a velocidade com que as informações contábeis são disponibilizadas, o que significa que podemos fornecer somente um vez ao ano as informações aos investidores sobre o 
desempenho da empresa ao longo do período. 
 
D Uma informação para ser considerada tempestiva nunca terá seu atributo prolongado após o encerramento do período contábil. 
 
E Representa um elo de ligação entre os responsáveis pela tomada de decisão e a informação contábil, porque diz respeito a clareja e a objetividade com que a informação é publicada. 
 
Questão 3/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira 
As decisões tomadas pelos usuários, implicam escolhas entre alternativas, 
que chamamos de discricionaridade. Nesse sentido, para que a informação 
contábil seja útil ela deve permitir a comparação com informações similares 
de outras empresas ou com a própria empresa em períodos passados. Em 
relação a comparabilidade e verificabilidade é correto afirmar que: 
Nota: 20.0 
 
A O propósito da comparabilidade é identificar e explicar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos econômicos e está relacionada a qualidade da relação entre as duas ou mais informações 
contábeis analisadas. 
Você acertou! 
ALTERNATIVA CORRETA "A", conforme material para impressão da aula 03, tema 03 página 12 que diz que para o FASB (1980) o propósito da comparabilidade é identificar e explicar semelhanças e diferenças entre os dois 
conjuntos de fenômenos econômicos, entretanto, a comparabilidade não é uma qualidade da informação no mesmo sentido que são a relevância e a confiabilidade" 
 
B A verificabilidade ajuda a garantir aos usuários que a informação envolva fidedignidade de maneira que todos cheguem sempre a um completo acordo sobre suas observações. 
 
C A discriocionaridade na escolha de métodos contábeis alternativos para o mesmo fenômeno econômico aumenta a comparabilidade das informações com outras empresas e com ela mesma ao longo do tempo. 
 
D A consistência e a comparabilidade, possuem o mesmo significado por se referirem em relação a mesma utilidade informacional. 
 
E A verificabilidade representa a capacidade de assegurar, mesmo sem consenso, que a informação representa o que se pretende representar. 
 
Questão 4/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira 
A informação contábil-financeira, para ser útil, precisa conceber a 
fidedignidade com o fenômeno que se propõe. Nesse sentido, assinale a 
alternativa correta no que diz respeito aos aspectos de fidedignidade que a 
informação precisa respeitar: 
Nota: 20.0 
 
A A representação da realidade econômica completa, apresentando informações de maneira completa, de forma neutra e livre de erro, o que significa que a informação não deve apresentar erros ou omissões no 
fenômeno retratado. 
Você acertou! 
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com o tema 02 do material para impressão da aula 03, página 08 que diz que a informação considerada fidedigna precisa ser completa, neutra e livre de erro, o que significa que um 
retrato da realidade econômica livre de erros não apresenta erros ou omissões sobre o fenômeno retratado. 
 
B A neutralidade da informação, o que significa que caso a organização tenha um interesse específico no fornecimento da informação, deve ponderar a forma adequada de se posicionar para que seu interesse não 
seja prejudicado. 
 
C O fornecimento da informação livre de erro, que significa exatidão em todos os sentidos, ou seja, de acordo com o CPC 00 R1. 
 
D A realidade econômica das organizações, incluindo, inclusive, aspectos que não interfiram na tomada de decisão das organizações. 
 
E Somente o registro exato, mesmo quando não se tem uma certeza, momento em que seria necessária uma estimativa, que contabilmente não é considerada como informação confiável. 
 
Questão 5/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade 
Escolha a alternativa CORRETA, a qual define o termo: “Análise Preditiva.” 
Nota: 20.0 
 
A É uma técnica que procura descobrir padrões no passado, que podem sinalizar o que está por vir, ou seja, analisando o passado para tentar projetar um padrão futuro. 
Você acertou! 
GABARITO: ALTERNATIVA A Material para impressão (PDF) da Rota (Aula 3) na página 6, apresenta o seguinte conceito de análise preditiva: Análise Preditiva é uma técnica que procura descobrir padrões no passado, 
que podem sinalizar o que está por vir, ou seja, analisando o passado para tentar projetar um padrão futuro. 
 
B É uma técnica que busca inserir um controle mais rígido nas contas contábeis, as quais ficam evidências pelas demonstrações de exercícios futuros, possibilitando os gestores a fazer uma prevenção em todas as 
ações financeiras da empresa. 
 
C É uma técnica utilizada para desenvolver um conjunto de análise financeiras, econômicas e administrativas da empresa, através de um planejamento contábil, o qual sinaliza todas as receitas futuras em um 
lançamento de contas no presente. 
 
D É uma análise preventiva realizada pelos gestores, para obter parâmetros financeiros e econômicos, os quais serviram como base para futuras tomadas de decisões administrativas. 
 
E É uma análise das estimativas futuras realizadas a partir da contabilidade gerencial da empresa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais