Buscar

apol artes integradas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Artes Integradas: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro
Leia o fragmento de texto: 
“[...] o balé clássico tem suas raízes no Renascimento italiano, período em que as danças camponesas subiram aos castelos para tornaram-se elaboradas e refinadas. Tais danças, bailes ou balés implicavam a educação do corpo e do gesto, tornando-se material diferenciador a ser dominado pelo homem discreto e, necessariamente, ignorado pelo vulgar. Era, portanto, elemento constitutivo de uma trama de relações hierárquicas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Tatiana Mielczarski dos - Entre Pedaços de Algodão e Bailarinas de Porcelana: a performance artística do balé clássico como performance de gênero. 2009. (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre, 2009, p. 35. 
Com base no fragmento de texto e nos conteúdos do livro-base Artes Integradas sobre o Balé Clássico, é correto afirmar que:
	
	A
	o Balé Clássico surgiu na Alemanha e se desenvolveu na Itália, a partir da criação do espetáculo de dança Lago dos Cisnes.
	
	B
	as contribuições de Marius Petipa ao Balé Clássico foram mínimas, pois ele teve dificuldades de se alocar nas companhias de dança de sua época.
	
	C
	Marius Petipa, em suas montagens de Balé Clássico, ampliou o uso da mímica, o que possibilitou a evolução na dança.
	
	D
	para as montagens de Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida, foi desnecessário o uso de músicas e composições.
	
	E
	Dom Quixote e Lago dos Cisnes foram obras que marcaram o Balé Clássico e foram produzidas por Marius Petipa.
Questão 2/5 - Artes Integradas: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro
Leia a passagem de texto: 
“Na Inglaterra, a rainha Elizabeth I deu proteção ao teatro da época pois apreciava muito os espetáculos populares. Contava com a ajuda de alguns dramaturgos ingleses para contar a história de seus heróis reforçando o sentimento do nacionalismo. [...] Nos séculos XVIII e XIX a Europa teve várias revoluções. Nesse período, a burguesia tem uma ascensão e o teatro sofre influências, o drama substitui a tragédia e a comédia se desenvolve, o foco do teatro se torna muito mais individual e não é mais social. [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ. Breve história do teatro. <http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=179>. Acesso em 08 de nov. 2017. 
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro-base Artes Integradas sobre teatro moderno e teatro contemporâneo, relacione corretamente os elementos abaixo às suas respectivas explicações ou descrições:
1. Diálogo
2. Drama
3. Interpretação
4. Iluminação atmosférica
5. Sonoplastia
(  ) Fica entre a tragédia e a comédia.
(  ) Música e outros artifícios que dão sentidos e ilusões visuais.
(  ) Tornou-se o único componente dramatúrgico, após o desaparecimento do prólogo.
(  ) Tem preocupação com a expressão do corpo e com a fala.
(  ) Indica nuances de tempo ou estação do ano. 
Agora, marque a sequência certa:
	
	A
	2 – 5 – 1 – 3 – 4
	
	B
	5 – 2 – 3 – 1 – 4     
	
	C
	4 – 3 – 5 – 1 – 2    
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3 – 5    
	
	E
	1 – 3 – 2 – 5 – 4
	
	
	
Questão 3/5 - Artes Integradas: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro
Leia a passagem a seguir: 
“Nas últimas décadas, as pesquisas em dança têm delineado diversos entendimentos e leituras a fim de problematizar os traços filosóficos, sociais e artísticos, entre outros aspectos, que constituem seu passado, presente e, por que não, futuro. A preocupação com os caminhos determinados pela sistematização artística da dança, no caso aqui abordado, as ligações e relações entre o balé, as danças modernas americana e alemã e a dança contemporânea, promoveram a reflexão acerca dos conceitos e propósitos de estruturas sistematizadas como o balé e sua abordagem clássica/tradicional”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, Rousejanny da Silva - Balé sob outros eixos: contextos e investigações do coreógrafo norte-americano William Forsythe (1949) entre 1984 e 1994. 2015. (Dissertação) Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. p. 16.  
De acordo com a passagem acima e os conteúdos do livro-base Artes Integradas sobre a dança e seus respectivos precursores, relacione corretamente os percursores abaixo às informações sobre eles:
1. Jean-Baptiste Lully
2. Marie-Anne Cupis de Camargo
3. Isadora Duncan
4. Marius Petipa
5. Luís XIV
(  ) Principal difusor do Balé Clássico.
(  ) Fundou a Academia Real de Dança.
(  ) O marco inicial da Dança Moderna se dá a partir de seu estilo de dança.
(  ) Primeira pessoa que ousou encurtar as vestimentas para dança.
(  ) Incluiu a figura feminina como bailarinas nas montagens de dança. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3 – 1 – 4 – 5 – 2
	
	B
	4 – 1 – 3 – 2 – 5
	
	C
	2 – 1 – 3 – 2 – 5
	
	D
	5 – 4 – 1 – 3 – 2
	
	E
	4 – 5 – 3 – 2 – 1
Questão 4/5 - Artes Integradas: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro
Leia o fragmento de texto: 
“O processo de criação do figurinista deve estar pautado no que a direção do espetáculo projetou, pois a obra é a junção dos diversos elementos, então cada tipo de apresentação pode possuir uma linguagem, de acordo, com cada proposta”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PULS, Lourdes Maria et. al. - Figurino para Dança: a relação da roupa com a coreografia. VI Colóquio da Moda, FAPESP, Anais..., São Paulo, 2010, p. 03. <http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/6-Coloquio-de-Moda_2010/68824_Figurino_para_danca_-_a_relacao_da_roupa_com_a_coreogr.pdf>. Acesso em 10 de jul. 2017.. 
A partir da observação do texto acima e considerando os assuntos do livro-base Artes Integradas sobre o balé de corte e a evolução da dança, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Após a fundação da Academia Real de Dança, surgiram várias companhias de balé, provocando a evolução da dança, cenário e figurino.
	
	B
	A Academia Real de Dança, fundada por Luís XIV, dificultou a evolução de várias questões da dança, por exemplo, os figurinos.
	
	C
	As roupas utilizadas pelas companhias de balé de corte eram bem leves, época em que as mulheres ainda eram proibidas de participarem dessas companhias.
	
	D
	As mulheres tinham muito receio de participarem das companhias de balé de corte, o que atrapalhou a evolução da dança e dos figurinos.
	
	E
	Marie-Anne Cupis de Camargo, a conhecida La Camargo, dançou sempre com saias longas, limitando as possibilidades de saltos.
Questão 5/5 - Artes Integradas: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro
Leia a citação: 
“Delsarte foi um virtuose e durante toda sua carreira artística recebeu diversos prêmios. François Delsarte (1811- 1871) nasceu em Solesmes, em um pequeno vilarejo ao norte da França. Seguiu, com a idade de 14 anos, para a capital, onde pôde aprofundar seus estudos de canto na Escola Real de Música e Declamação de Paris. Devido a uma condução irresponsável de seu talento, o jovem virtuose foi obrigado a encerrar prematuramente uma carreira inquestionavelmente brilhante, uma vez que teve sua voz, instrumento primeiro de seu trabalho, completamente danificada; desde então, dedicou-se à fundamentação de um pensamento sobre a expressividade do corpo, revelada pela tríade voz-palavra-gesto (emoção-pensamento-vontade)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIEIRA, Marcilio de Souza - As Contribuições da Pedagogia de François Delsarte para o Ensino da Dança Moderna - Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre/RS, v. 2, n. 2, p. 396-412, 2012. p. 398. 
Tendo emvista a citação acima e os assuntos do livro-base Artes Integradas sobre François Delsarte e a dança moderna, assinale a opção correta.
	
	A
	Depois de observar os movimentos de homens e mulheres, François Delsarte concluiu que vida, espírito e alma se opõem, assim como os gestos, palavra e a voz.
	
	B
	Delsarte observava os movimentos de bailarinos e bailarinas em cima do palco e concluiu que os gestos estão desvinculados dos sentimentos interiores.
	
	C
	Os estudos de Delsarte sobre a dança moderna aconteceram a partir da observação dos movimentos realizados pelo corpo no cotidiano.
	
	D
	A análise dos movimentos cotidianos era considerada desnecessária para Delsarte, uma vez que estão dissociados dos sentimentos interiores.
	
	E
	François Delsarte acreditava que por meio da dança o indivíduo teria dificuldades para se desenvolver.

Outros materiais