Buscar

A importância da literatura para os bebês

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A importância da literatura para os bebês
Início → Pensando a Educação → Matérias → A importância da literatura para os bebês
Uma biblioteca na primeira infância
Por: Dolores Prades *
Vários são os fatores responsáveis pelo crescimento do segmento de mercado dedicado a livros para bebês: o reconhecimento cada vez mais significativo, em alguns setores da sociedade, da importância da leitura para o futuro desempenho  escolar das crianças; as campanhas em torno da importância da leitura e de sua  democratização.
Feitas essas considerações, é sempre bom lembrar, como diz Evélio Cabrejo-Parra, um dos maiores especialistas em leitura na primeira infância, que a importância desta prática não deve corresponder apenas à “angústia escolar” que podem sentir alguns pais preocupados, desde muito cedo, com o processo de alfabetização e com o desempenho escolar futuro dos filhos e filhas. A leitura na primeira infância é uma das necessidades básicas fundamentais que deve ser suprida, mesmo antes do nascimento, e corresponde a uma já comprovada competência deste ser em formação.
Isto nos coloca, de cara, em outro patamar, pois a leitura aqui deve ser entendida como alimento, como matéria-prima para as necessidades psíquicas  que, como todas as demais necessidades básicas, devem ser cuidadas, sejam elas físicas ou emocionais. A importância da palavra, a importância da voz materna (que tem na leitura uma de suas formas de transmissão) desde o período de gestação e durante os primeiros meses de vida, desempenham um papel determinante na formação na primeira infância. A palavra é a porta de entrada para uma dada cultura, ela introduz a linguagem, ela educa para uma determinada musicalidade e para um ritmo específico que vai marcar e acompanhar por toda a vida essa criança.
 É por isso que, em todas as culturas, há cantigas de ninar, contos populares, acalantos, contos da tradição oral que passam de geração para geração e conduzem, transmitem e preservam, como por um fio, uma dada cultura e suas tradições. São, sem dúvida, estes os mais antigos e poderosos relatos e “leituras” que reforçam e alimentam os laços de afeto e a estrutura psíquica e emocional dos pequenos seres em formação. Daí, a força e o legado da tradição oral e da importância de recuperar as velhas práticas, a sabedoria das cantigas e dos contos populares perdidos na estrutura familiar da contemporaneidade.
 Nesse sentido, é fundamental não perder de vista, na hora de pensar em livros para a primeira infância, algumas questões: primeiro, a importância das narrativas; a voz, a palavra do adulto, na forma de conversa, de acarinhamento com o bebê, na forma de musicalidade, de brincadeira, de narração, da leitura compartilhada que permite novas e sofisticadas experiências com a linguagem (pensemos na poesia, nos trava-línguas….). E aqui, não há receita, no limite, como diz Evélio, pode ser lido tudo, pode ser dito tudo, pois o que vale é a sensibilidade e o repertório do adulto, dados pelo seu histórico e pelo laço e o contato que se estreita entre ele e o bebê, acima de tudo. Amor, cumplicidade e familiaridade são os sentimentos que alimentam, perpassam e se constroem nesta relação mediada pelas palavras.
Segundo, é o processo de familiarização da criança com o livro enquanto objeto. Mais uma vez, não há receita. Podem ser livros com ilustrações, com fotos, livros com texto nos quais, nas palavras de Yolanda Reyes, outra grande especialista no assunto, as letras, esses símbolos estranhos, que aos olhos de uma criança, devem parecer formiguinhas que, uma atrás outra, caminham e formam um encadeamento quase infinito. Pensando na complexidade ou simplicidade do tema, do que se narra e do que se lê, isso depende exclusivamente do adulto, de sua escolha como responsável pela mediação entre o leitor e o livro. Qualquer história pode ser contada e compartilhada. E aí entra o seu papel e sua capacidade de escolher, adaptar, explicar, contar, inventar. Quanto mais rica for a história leitora e o repertorio desse adulto, mais desembaraço, segurança e criatividade ele terá na escolha, transmissão e no contato mediado pela palavra com o bebê.
Terceiro, são os livros que começam a pipocar no mercado para bebês. Até certo ponto “novos” no nosso mercado, no que se refere à diversidade da oferta, mas uma velha tradição em muitos países. É todo um mundo constituído por uma grande variedade de produtos, desde os chamados livros-brinquedo, livros de plástico, livros de encaixes, livros com sons, com as bordas redondas mais simples etc.
 Evidentemente, o manuseio do objeto livro desde a primeira infância é um aprendizado e uma entrada para o mundo do livro. Afinal ler exige pré requisitos importantes como a educação do olhar (da leitura) até o virar das páginas em uma dada direção de acordo com uma dada cultura. Ampliar as ofertas de livros para  montar uma “primeira biblioteca”, incorporar o objeto livro ao mundo cotidiano dos bebês e das crianças é, sem duvida, um passo muito importante para o processo de familiarização com o universo do livro e da leitura. 
Mais uma vez, não há receitas. E nada como pais e família leitora para ser modelo, exemplo para possíveis leitores no futuro. O livro para bebês é um estímulo importante, mas não substitui a importância da voz do adulto, da palavra e da narrativa. Ou, nas palavras de Yolanda Reyes, referindo-se à leitura na primeira infância: “são a voz e o rosto humano, onde ele [o bebê] aprende a base verbal e não verbal da interação social sobre a qual se construirá paulatinamente uma infinidade de leituras. E o fato é que no fundo ler é se ver no outro e recorrer a estruturas visíveis para ‘lidar’ com o invisível.” (1)
 (1) Yolanda Reyes, A casa imaginária – Leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.
* Dolores Prades é editora, gestora e consultora na área editorial de literatura para crianças e jovens. É também curadora e coordenadora do projeto Conversas ao Pé da Página – Seminários sobre Leitura e coordenadora da área de literatura para crianças e jovens da Revista eletrônica Emília –www.revistaemilia.com.br
Fonte: www.blogdogaleno.com.br

Outros materiais