Buscar

ADM IND - LSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Em função das considerações abaixo, assinalando a alternativa correta sobre a microeconomia:
Refere-se à parte da economia que trata dos fenômenos econômicos de maneira parcial, como consumidores, empresas e mercados específicos.
Considerando um mercado de automóveis, onde a curva de oferta é determinada por Qs= 8 + 2P e a curva de demanda é identificada pela expressão Qd = 20 -2P. O preço de equilíbrio e sua quantidade respectiva serão:
3, 14
Se um bem possui elasticidade-preço da demanda igual a 0,5 então tem:
elasticidade-preço da demanda inelástica.
Um determinado bem tem procura elástica em relação ao seu preço. Então, se o preço desse bem aumenta, tudo o mais permanecendo constante, o gasto total do consumidor com o bem:
Diminui
Os remédios essenciais para a vida das pessoas são exemplos de produtos cuja demanda é classificada como:
totalmente inelástica
Num mercado conhecido como oligopolista, encontramos:
poucas empresas ofertando e muitos consumidores
O estudo da macroeconomia em economia fechada, sem considerar as relações com o exterior, considera quatro mercados. Os mercados analisados são
mercado de bens e serviços, mercado de trabalho, mercado monetário e de títulos, mercado cambial.
As famílias fazem parte do mercado de bens e de fatores de produção como:
demanda no mercado de bens e a oferta no mercado de fatores
Qual é a melhor estrutura de mercado para os empresários?
Monopólio
Um mercado caracterizado por poucos produtores e muitos compradores é denominado:
Oligopólio
Pequeno número de empresas, interdependência entre as empresas e concorrência extra preço são algumas das principais características da estrutura de:
Oligopólio
á o oligopólio é a estrutura de mercado onde cada uma das empresas é capaz de influenciar o preço de mercado com suas próprias atividades. Sendo assim, assinale abaixo uma afirmativa que NÃO PERTENCE a uma das características dessa estrutura.
Concorrência perfeita como no caso da diferenciação do produto
Para uma análise a respeito do conceito de desenvolvimento econômico este reflete, segundo as considerações a seguir (EXCETO):
Uma evolução quantitativa dos meios de produção descartando aumento da produtividade
A medida do produto nacional de uma economia considera os agregados macroeconômicos. As quatro fontes do gasto agregado são:
Consumo, Investimento, Gastos Governamentais e Saldo das Exportações menos Importações
A definição de pobreza é um tema complexo para os economistas. Considerando que a pobreza é um grau de insuficiência de renda, ou seja, quando sua renda per capita for tão pequena que não seja suficiente para adquirir os bens e serviços necessários para sobrevivência adequada de seus membros (Fonte: RDH,1996). O fator mais importante para a geração de renda é:
Taxa de Emprego dos Membros da Família em Idade de Trabalhar
Leia atentamente as considerações abaixo sobre os fundamentos da macroeconomia e assinale a alternativa correta.
I) De forma geral, os sistemas econômicos podem ser classificados em dois grandes grupos: o sistema de economia centralizada ou planificada; e o sistema capitalista ou de economia de mercado. Sendo que neste último, o funcionamento da economia é regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.
II) Se forem divididas as empresas em setores econômicos, estes podem ser decompostos na agropecuária, indústria e
serviços. No caso do setor agropecuário, este abrange as atividades que são realizadas próximas às bases dos recursos naturais, isto é, envolve a agricultura, criação de gado e aves, extração vegetal e pesca, por exemplo.
III) Os dois grandes braços da política fiscal, os tributos e os gastos públicos são os instrumentos com os quais a política fiscal trabalha; manipulando uma, ou outra, ou ambas, alongando-as, encurtando-as, o governo consegue influir no comportamento da sociedade brasileira.
I, II e III são verdadeiras.
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira. (1) Operações de Redesconto. (2) Depósitos compulsórios. (3) Operações com Mercado Aberto. (4) Operações de Redesconto Agrícola. ( ) Empréstimos para setores específicos tais como para aquisição de máquinas agrícolas. ( ) Compra e venda de Títulos Públicos ou obrigações pelo governo. ( ) Depósito no Banco Central de um percentual sobre depósitos à vista ( ) Empréstimo de recursos pelo Banco Central aos Bancos Comerciais em dificuldade de caixa.
4,3, 2, 1.
Para retirar moeda de circulação na economia, o Governo pode:
Aumentar a taxa de redesconto e o recolhimento compulsório.
A atual justificativa para a intervenção governamental na área microeconômica (nos mercados) se apóia nas chamadas imperfeições de mercado. Quais as três principais imperfeições do mercado que encontramos?
As economias externas ¿ ou externalidades, as falhas de informação e o poder de monopólio.
No que diz respeito ao contexto da Economia Internacional (assinale a afirmativa que NÃO CONDIZ com uma das características que explicam esta disciplina):
A Economia Internacional preocupa-se com o contexto do balanço patrimonial das empresas multinacionais. Neste caso, tal balanço mensura a receita marginal e o custo marginal dessas empresas.
analise as considerações a seguir e assinale a alternativa correta a respeito da teoria da economia internacional.
I) Economia Internacional é o ramo da Ciência Econômica diretamente relacionado à noção de limites geográficos, pois estuda as relações econômicas que ocorrem entre as nações (ou entre os países) sejam elas comerciais (isto é, por bens e serviços), por fatores de produção, ou, mesmo, financeiros.
II) Podemos definir o balanço de pagamentos como o registro sistemático das transações econômicas entre o país e o resto do mundo durante determinado período de tempo.
III) As tarifas sobre o comércio internacional são impostos, pois o governo impõe uma cobrança sobre o valor dos produtos que advêm do exterior. Esses impostos tem o objetivo de elevar o preço de venda desses produtos no mercado interno e, por conseguinte, acaba protegendo a indústria nacional contra a existência da concorrência dos produtos importados mais baratos.
I, II e III são verdadeiras.
Sejam dados os seguintes valores hipotéticos (em US$): Importações de bens = (-) 500 Transações unilaterais = (+) 500 Transações correntes = 0 (zero) Exportações de bens = (+) 1.000 Logo, o saldo da balança de serviços é igual a:
(-) 1.000
Analise as considerações a seguir e assinale a alternativa correta a respeito (do desenvolvimento) da teoria do comércio internacional: vantagens comparativas e MSI.
I) Por meio da Lei das Vantagens Comparativas, percebemos que empiricamente, o comércio internacional, em função da competitividade existente, tende a fazer com que países se especializem em produzir mais do que outros para produzir determinados produtos e isso mesmo graças às próprias inovações do setor industrial.
II) O modelo de substituição de importações (MSI) diz respeito a um modelo de planejamento a favor da industrialização tardia de caráter capitalista. Esse modelo na verdade, foi implantado em muitos países da América Latina, principalmente no Brasil, onde a sua principal característica era o de produzir internamente tudo aquilo que antes era importado ou aquilo que iríamos importar.
III) O modelo de substituição de importações visto de uma perspectiva de crescimento e desenvolvimento econômico, fazia aumentar a quantidade ofertada da produção nacional e bem como alterava e ampliava a estrutura produtiva do sistema econômico com a ajuda do Estado e que na essência acabava sendo uma condição alternativa (e até mesmo crítica) à Lei das Vantagens Comparativas de David Ricardo.
I, II e III são verdadeiras.
A seguir tem-se proposições que dizem respeito à Teoria das Vantagens Comparativas de David Ricardo, em função das mesmas assinale a afirmativa correta. I)O importante, no interior de uma mesma nação, são as diferenças relativas entre as condições deprodução dos bens que podem ser definidas a partir do custo de oportunidade. II)Sacrificando-se uma unidade de um bem, duas nações aumentam em proporções diferentes a produção de outro bem. III)Existe vantagens comparativas que levam cada nação a especializar-se na produção do bem que ela pode produzir relativamente de maneira mais eficaz que a outra.
I, II e III são verdadeiras
No que diz respeito à Lei das Vantagens Comparativas, assinale a afirmativa que NÃO CORRESPONDE a uma das características que diz respeito à esta Lei.
Diz-se que um país tem vantagem absoluta na produção de um determinado bem ou serviço se ele for capaz de produzi-lo e oferece-lo a um preço de custo inferior aos dos concorrentes.
Num mercado que pode ser classificado como de concorrência perfeita, constatamos:
que não há empecilho para uma empresa ingressar nesse mercado.
Em função das considerações abaixo, assinalando a alternativa correta sobre a microeconomia
Refere-se à parte da economia que trata dos fenômenos econômicos de maneira parcial, como consumidores, empresas e mercados específicos.
A elasticidade-preço da demanda de um bem é 1,8 e a quantidade demandada ao preço atual de mercado é de 5.000 unidades. Caso o preço do bem sofra uma redução de 5%, a quantidade demandada passará a ser:
5.450 unidades
Se um bem possui elasticidade-preço da demanda igual a 0,75 então tem:
elasticidade-preço da demanda inelástica
Na formulação dos cenários a seguir, são características do mercado em concorrência monopolística: I- livre mobilidade dos agentes; II- mercado atomizado; III- na posição de equilíbrio de longo prazo, o lucro extraordinário aparecerá; IV- produtos/serviços homogêneos.
I e II.
Um mercado caracterizado por um grande número de produtores e poucos compradores é denominado:
Oligopsônio

Outros materiais