Buscar

Estagio Gestão (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
ELAINE ALVES CAMPOS RU: 944678
MARIA APª ARAÚJO GONÇALVES RU: 1110052
THAYS ALMEIDA MOTA RU: 934167
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – GESTÃO ESCOLAR
RIO POMBA
19
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
ELAINE ALVES CAMPOS RU: 944678
MARIA APª ARAÚJO GONÇALVES RU: 1110052
THAYS ALMEIDA MOTA RU: 934167
 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – GESTÃO ESCOLAR
Relatório de Estágio Sup
ervisionado – Gestão Escolar
, apresentado como pré-requisito para Graduação do Curso de Pedagogia modalidade a distância do Centro Universitário Uninter.
Professor?
 
RIO POMBA
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................05
2.1. ESCOLA ESTAGIADA........................................................................................05
2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA.....................................................06
2.3. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA.................................... 07
3. PLANO DE AÇÃO.................................................................................................10
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................12
REFERÊNCIAS.........................................................................................................12
1. INTRODUÇÃO:
 O relatório de estágio em Gestão Escolar foi realizado pelas alunas Elaine Alves Campos, Maria Apª Araujo e Thays Almeida Mota. Neste trabalho vamos relatar tudo que vivenciamos em uma semana de estágio, procurando estabelecer uma constante comparação entre teoria e prática pedagógica.
 O estágio realizado teve como objetivos compreender os nexos que constituem os processos de gestão escolar e sua relação com os determinantes socioeconômicos, considerando a natureza e a especificidade da organização do trabalho pedagógico escolar; refletir sobre a prática pedagógica observada, enfatizando os elementos norteadores da ação do pedagogo nas unidades escolares (conselho de classe, reuniões pedagógicas, formação continuada, hora--atividade, planejamento de ensino, organização dos espaços); dialogar acerca dos fundamentos da gestão escolar; analisar o papel do pedagogo e sua ação na organização do trabalho pedagógico no contexto escolar; compreender a importância de uma gestão escolar democrático-participativa para o contexto escolar.
 Acreditamos que a sua realização foi de grande importância para nossa vida acadêmica, pois possibilitou-nos um contato direto com uma instituição escolar onde, vivemos momentos de experiências significativas. 
 Durante o estagio foi possível à observação das ações do pedagogo, assim como dificuldades e desafios por ele vividas dentro e fora da sala de aula. Pode-se observar também o perfil dos alunos e da turma, aprender sobre as diferenças, os pontos de dificuldades e as facilidades tanto no aprendizado das disciplinas como no convívio com os colegas e a relação com o professor.
 No relatório citado falaremos sobre a escola estagiada, sua concepção pedagógica, a possibilidade de ação do pedagogo e por fim apresentaremos uma intervenção elaborada no decorrer do estágio.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 A ESCOLA ESTAGIADA:
 O Estagio supervisionado UTA – Organização Escolar foi realizada no Colégio Regina Coeli, situado a Rua Madre Cabrini, 56 no Centro, CEP, 36180-000, localizada na cidade de Rio Pomba no Estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado pelo telefone (32) 3571-1226 e pelo email: diretoria@hotmail.com.
 A escola oferta atendimento nos níveis Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio nos períodos matutino e vespertino. A instituição atende em torno de 500 alunos, desse numero três são alunos em processo de inclusão. 
 O estagio foi realizado no período de 02 de maio de 2016 á 10 de maio de 2016 nos turnos da manhã e da tarde totalizando 30 horas de observação das turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
A Escola possui uma estrutura física de 25 salas de aula sendo que três destas possui lousa digital, uma biblioteca, uma sala de vídeo, uma sala para a pastoral (onde são feitos os enfeites de festas), uma sala para a xerografia, uma sala de estoque (onde é guardado as apostilas e materiais que chegam), um sala de informática, um salão para apresentações, 1 sala da diretora, 1 sala para a vice-diretora, 1 sala para a psicóloga, 1 sala para assistente social, uma para cada coordenadora pedagógica, 1 sala para a secretária, 1 sala para a tesouraria, 1 sala para os professores, 1 cantina, 2 pátios, 2 quadras, sendo uma coberta .Existe ainda uma área reservada à Educação infantil, com parquinho, casinha e piscina de bolinhas. 
O corpo docente é integrado por 32 professores e 7 auxiliares para a Ed. infantil, 1 atendente, 7 funcionários para a realização da limpeza e cantina. A escola atende hoje uma demanda de mais ou menos 572 alunos, de classe médio-alta, a maioria filhos de funcionários públicos. Conta ainda com bolsistas integrais e parciais. Com 25 turmas no total, sendo que no período da manhã possui doze turmas: do 2°ano do fundamental ao 3° do ensino médio. No período da tarde tem seis turmas: quatro maternais, dois 1° períodos e dois 2° período. 
O espaço onde as crianças fazem Educação Física é ótimo os professores têm duas quadras (uma coberta e outra não) diferentes a sua disposição. A escola possui um fraldário e seis banheiros para os alunos: dois no 1º andar e quatro no 2º andar. Há dois banheiros reservados aos professores localizados no primeiro andar.
O estágio está sendo realizado na área de gestão da escola, alternando entre direção, coordenação pedagógica, secretária, reuniões e PPP. 
2.2 CONCEPÇÕES PEDAGOGICA DA ESCOLA:
 
 O Colégio pertence à Rede de Educação Cabriniana que analisando sua história e as características dos alunos reestruturaram a organização dos segmentos de Educação Infantil ao Ensino Médio em ciclos.
 A proposta de organização dos alunos em ciclos foi estabelecida em função das necessidades e características das etapas de desenvolvimento das crianças e jovens em seu percurso escolar.
 Os ciclos se constituem como diretriz para os agrupamentos de professores e para a formulação de planejamentos mais integrados e coerentes.
 A proposta de organização em ciclos de aprendizagem está fundamentada em três conjuntos de dados essenciais: a prática didática, as teorias clássicas da psicologia do desenvolvimento e os conhecimentos mais recentes originários das neurociências.
 O princípio educativo que rege nossa proposta curricular é a busca do desenvolvimento pleno do aluno e dos educadores nas dimensões do trabalho (fazer), das relações (conviver), e da aprendizagem ao longo da vida (conhecer), tendo como dimensão central o desenvolvimento da autonomia (ser).
2.3 O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA:
O projeto político pedagógico é construído na escola a partir da matriz que vem da sede do colégio adaptando-o a realidade da comunidade vigente. Nele está prescrito a justificativa, o porquê de este ser importante; os dados da instituição situando-a a localização da escola; os dados legais, documentos e leis que regem a instituição; o histórico da instituição relatando a história, a trajetória da escola; a organização pedagógica e curricular, qual é a proposta da instituição a partir destes tópicos; avaliação e acompanhamento da vida escolar, neste estão descrito promoção e frequência dos alunos, uniforme, projetos especiais, recuperação da aprendizagem, uniforme escolar, ed. Física, conselho de classe; a articulação e integração do
trabalho pedagógico com a comunidade escolar e a família, como são feitas as comunicações dentro da instituição quais são os responsáveis pelo atendimento de cada setor; organização administrativa relata o espaço físico à repartição da escola da escola.
VASCONCELLOS (2004) defende que o Projeto Político Pedagógico vem propor uma mudança no meio escolar, propondo uma leitura dos reais alunos que a escola atende e esta leitura se dá de forma coletiva, que são os funcionários da escola, diretora, comunidade e professores. Para o autor o projeto propõe mudanças no meio escolar e a partir destas e que a instituição se desenvolve, com a participação coletiva.
	Número de alunos
	Turmas
	Manhã
	Tarde
	1°ano
	27
	X
	2°ano
	22
	X
	3°ano
	23
	X
	4°ano
	21
	X
	5°ano
	35
	X
	Total
	128
	X
	Formação acadêmica dos professores
	N° de professores
	Magistério
	X
	Graduação
	40
	Pós-graduação (especialização)
	24
	Pós-graduação (mestrado)
	X
	Pós- graduação (doutorado)
	X
	Total
	64
	Servidores técnico/administrativo
	Cargo/ função
	N° de funcionários
	Secretária
	1
	Auxiliar de secretaria
	X
	Serviços gerais
	16
	Cantina
	1
	Tesoureira
	1
	Auxiliar de tesouraria
	1
	Recepcionista
	1
	Xerografia
	1
	Equipe de gestão escolar
	Função
	Formação
	Direção
	Pedagogia com habilitação em orientação educacional e administração escolar.
	Vice-direção
	Pedagogia com habilitação em administração escolar, supervisão e inspeção.
	Coordenador (a)
	Pedagogia
	Coordenador (a)
	Pedagogia
A diretora desta instituição é pedagoga com habilitação em orientação educacional e com alto sensu em administração escolar.
De acordo com a seção II- Das atribuições e competências do diretor administrativo (anexas), o diretor da instituição, tem várias atribuições. Elas estão prescritas no regimento escolar e orientam o diretor em seu trabalho do dia- a- dia, embora algumas das funções que ele realiza não estão prescritas. Atendimento a professores, funcionários e alunos individual ou coletivamente, orientando quando se faz necessário, estas atribuições não estão no regimento escolar, mas se faz necessária por muitas vezes.
Segundo Vasconcellos (2004), o diretor ou diretora de escola tem, pois, uma importância muito significativa para que a escola seja respeitada pela comunidade. Como temos insistido, autonomia, participação, democracia não significa ausência de responsabilidade.
 As atribuições do coordenador pedagógico desta instituição estão também no regulamento escolar e orientam o trabalho deste profissional. Elas estão anexas em Seção I- Do serviço de coordenação pedagógica. Este regimento afirma, no artigo 24, que o profissional para assumir o cargo de coordenação deve estar devidamente habilitado, ou seja, este profissional precisa ter formação adequada em relação ao cargo que pretende assumir. 
 Dentre as atribuições do coordenador pedagógico, estão, a de participar da elaboração do projeto político pedagógico; manter sigilo e ética profissional; elaborar o horário escolar; atender os professores e alunos individual ou coletivamente quando se faz necessário. Estas atribuições são um resumo das atribuições deste profissional que realiza diversos trabalhos dentro da instituição e que fazem com que a escola progrida.
Sobre o papel do supervisor pedagógico Vasconcellos (2004), destaca que: sendo o professor que gerencia a prática pedagógica, o coordenador deve ajudá-lo, estabelecendo uma dinâmica de interação que facilite o avanço. O supervisor relaciona-se com o professor visando que este tenha uma relação diferenciadora e qualificada com os alunos.
Dentre as perguntas feitas na entrevista com a coordenadora pedagógica da escola gostaria de ressaltar: *Sobre as facilidades encontradas no dia-a-dia ela diz: as facilidades é a qualificação do corpo docente; a autonomia na tomada de decisões; a infraestrutura; o trabalho em equipe com a comunidade educativa. Estes itens facilitam meu trabalho dentro da escola. * Sobre as dificuldades ela diz: Manter uma comunicação eficaz entre os diversos setores da escola; motivar o corpo docente; faltam de apoio, comprometimento e participação de algumas famílias no processo de aprendizagem; estas são dificuldades encontradas no dia-a-dia.
 A escola conta com uma secretária, esta trabalha em uma sala de um tamanho bom conta com um computador, a sala possui vários armários onde estão ali arquivados os documentos de alunos antigos e atuais. Ela é responsável por toda documentação histórico, documentos pessoais dos alunos como declarações e certidões, ficha de matrícula, diários escolares, boletim escolar, caderno de ponto dos professores. Desde o ponto dos professores as matrículas dos alunos. Sua função atende a todos os funcionários da escola faz, mantém e desfaz de documentações importantes em relação à instituição. 
 Ao chegar à escola na qual estagiei percebi um ambiente organizado. A escola é muito organizada e bem estruturada em relação à gestão escolar. 
3. PLANO DE AÇÃO:
Tema: Recreio interativo e monitorado na escola
Justificativa: 
De acordo com a Lei 5.692/71 e o Conselho Federal de Educação, o recreio nas escolas é considerado “efetivo trabalho escolar”, sendo parte da atividade educativa e essencial para o aprendizado escolar. As atividades livres ou dirigidas, durante o período do intervalo, possuem um enorme potencial educativo e devem ser consideradas pela escola na elaboração da proposta pedagógica. 
Objetivos:
-Ampliar as relações interpessoais dos alunos.
-Promover um recreio mais organizado, produtivo e divertido.
-Desenvolver as percepções cognitivas e psicomotoras através do brincar.
Proposta de trabalho: 
Durante nosso estágio em gestão escolar percebemos durante as recreações que os alunos do Ensino Fundamental I não tinham nada pra fazer. Ficavam em grupos conversando, outros correndo, algumas crianças isoladas, sem interagir. Por isso tivemos a ideia de fazer nosso plano de ação dentro desse contexto que muito nos intrigou.
Propomos uma ação pedagógica voltada ao Recreio interativo e monitorada, ou seja, onde todos pudessem brincar ou participar de atividades juntos. Como o recreio é divido em horários e turmas, sendo cada horário 3 turmas ,seria um número razoável de alunos em que 1 professora e 1 auxiliar fariam a monitoria do recreio.
A ação, além de contribuir com o processo social dos alunos, promove o reconhecimento das atividades diferenciadas e oferecidas no ambiente escolar. O Recreio Monitorado foi planejado de forma a atender as demandas e necessidades de cada turma na exploração dos espaços do colégio e aconteceu em todos os dias da semana. Atividades realizadas com as turmas por nós estagiárias:
- Piquenique no pátio: Levamos os alunos para o pátio, e sentamos em círculo, onde lancharam, interagiram, depois brincamos de corre cutia.
-Brincadeiras de pula corda e peteca.
-Sentados na rodinha brincamos de mímica.
-Brincamos de Senhor caçador, onde uma criança com olhos vendados tinha que adivinhar quem que estava miando.
-Brincadeiras: Morto – Vivo, Macaco disse, Caixa musical, etc.
-Brincadeiras com bola. Divididos em duas equipes propomos brincadeiras de passar a bola por cima da cabeça, por entre as pernas. A equipe campeã era quem terminava a fila primeiro.
As crianças se divertiram muito, há aquelas que no início não queriam participar, mas que aos poucos foram se aproximando e querendo participar das atividades recreativas.
Não é o jogar pelo jogar, o brincar pelo brincar, e sim ensinar a atitude, a convivência em grupo, o respeito pelo colega, à importância do coletivo, da partilha e da espera. Ao falarmos em brincar, nos remete ao desenvolvimento como um todo: o motor, o emocional e o cognitivo, aspectos que constituem a criança. 
A comunidade escolar ficou satisfeita com nossa ação, nos agradeceram e disseram que iriam continuar com nossa
proposta, pois foi uma mudança no comportamento dos alunos durante o recreio, que naqueles dias foi de muita diversão e interação.
4. CONSIDERAÇOES FINAIS
 Vivenciar a rotina da gestão escolar me trouxe muito aprendizado, visto que pude transitar por todas as áreas da gestão e observar suas práticas no dia-a-dia. Minha surpresa maior foi na entrevista com a coordenadora pedagógica pela infraestrutura da instituição esperava que não houvesse dificuldades no trabalho, mas me deparei com dificuldades reais apresentadas por ela, dificuldades estas encontradas em qualquer instituição. O estágio realmente me trouxe experiência, de estar em qualquer área de uma escola, pois pelo que pude perceber a escola precisa que todos saibam um pouco de todos os setores, pois assim pode-se contar sempre com todos.
5. REFERÊNCIAS:
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola, Teoria e Prática: A escola como organização de trabalho e lugar de aprendizagem do professor. Alternativa, Goiânia, 2001
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola, Teoria e Prática: Os conceitos de organização, gestão, participação e de cultura organizacional. Alternativa, Goiânia, 2001
LUCK, Heloísa; KEITH,Sherry; FREITAS, Katia Siqueira; GIRLING, Robert. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Rio de janeiro: DP&A, 2001.
REVISTA NOVA ESCOLA. revistaescola.abril.com.br.
ROCHA, Maria Constança Dutra. Tempo escolar: hora de refletir, planejar e construir a escola sagarana. Governo de Minas Gerais, Coleção lições de minas - vol. III 1999.
VASCONCELLOS, Celso Dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: Sobre o papel da Supervisão Educacional/Coordenação Pedagógica. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
VASCONCELLOS, Celso Dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: Orientação Educacional: Mediação das relações e da mudança na escola. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
VASCONCELLOS, Celso Dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: Projeto político-pedagógico: Considerações sobre sua Elaboração e concretização. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais