Estagio Gestão (2)
3 pág.

Estagio Gestão (2)


Disciplina<strong>gesta</strong>7 materiais
Pré-visualização3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

ELAINE ALVES CAMPOS RU: 944678
MARIA APª ARAÚJO GONÇALVES RU: 1110052
THAYS ALMEIDA MOTA RU: 934167

ESTÁGIO SUPERVISIONADO \u2013 GESTÃO ESCOLAR

RIO POMBA

19

2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

ELAINE ALVES CAMPOS RU: 944678
MARIA APª ARAÚJO GONÇALVES RU: 1110052
THAYS ALMEIDA MOTA RU: 934167

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO \u2013 GESTÃO ESCOLAR

Relatório de Estágio Sup
ervisionado \u2013 Gestão Escolar
, apresentado como pré-requisito para Graduação do Curso de Pedagogia modalidade a distância do Centro Universitário Uninter.
Professor?

RIO POMBA
2016
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................05
2.1. ESCOLA ESTAGIADA........................................................................................05
2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA.....................................................06
2.3. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA.................................... 07
3. PLANO DE AÇÃO.................................................................................................10
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................12
REFERÊNCIAS.........................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO:

 O relatório de estágio em Gestão Escolar foi realizado pelas alunas Elaine Alves Campos, Maria Apª Araujo e Thays Almeida Mota. Neste trabalho vamos relatar tudo que vivenciamos em uma semana de estágio, procurando estabelecer uma constante comparação entre teoria e prática pedagógica.
 O estágio realizado teve como objetivos compreender os nexos que constituem os processos de gestão escolar e sua relação com os determinantes socioeconômicos, considerando a natureza e a especificidade da organização do trabalho pedagógico escolar; refletir sobre a prática pedagógica observada, enfatizando os elementos norteadores da ação do pedagogo nas unidades escolares (conselho de classe, reuniões pedagógicas, formação continuada, hora--atividade, planejamento de ensino, organização dos espaços); dialogar acerca dos fundamentos da gestão escolar; analisar o papel do pedagogo e sua ação na organização do trabalho pedagógico no contexto escolar; compreender a importância de uma gestão escolar democrático-participativa para o contexto escolar.
 Acreditamos que a sua realização foi de grande importância para nossa vida acadêmica, pois possibilitou-nos um contato direto com uma instituição escolar onde, vivemos momentos de experiências significativas.
 Durante o estagio foi possível à observação das ações do pedagogo, assim como dificuldades e desafios por ele vividas dentro e fora da sala de aula. Pode-se observar também o perfil dos alunos e da turma, aprender sobre as diferenças, os pontos de dificuldades e as facilidades tanto no aprendizado das disciplinas como no convívio com os colegas e a relação com o professor.
 No relatório citado falaremos sobre a escola estagiada, sua concepção pedagógica, a possibilidade de ação do pedagogo e por fim apresentaremos uma intervenção elaborada no decorrer do estágio.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A ESCOLA ESTAGIADA:

 O Estagio supervisionado UTA \u2013 Organização Escolar foi realizada no Colégio Regina Coeli, situado a Rua Madre Cabrini, 56 no Centro, CEP, 36180-000, localizada na cidade de Rio Pomba no Estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado pelo telefone (32) 3571-1226 e pelo email: diretoria@hotmail.com.
 A escola oferta atendimento nos níveis Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio nos períodos matutino e vespertino. A instituição atende em torno de 500 alunos, desse numero três são alunos em processo de inclusão.
 O estagio foi realizado no período de 02 de maio de 2016 á 10 de maio de 2016 nos turnos da manhã e da tarde totalizando 30 horas de observação das turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
A Escola possui uma estrutura física de 25 salas de aula sendo que três destas possui lousa digital, uma biblioteca, uma sala de vídeo, uma sala para a pastoral (onde são feitos os enfeites de festas), uma sala para a xerografia, uma sala de estoque (onde é guardado as apostilas e materiais que chegam), um sala de informática, um salão para apresentações, 1 sala da diretora, 1 sala para a vice-diretora, 1 sala para a psicóloga, 1 sala para assistente social, uma para cada coordenadora pedagógica, 1 sala para a secretária, 1 sala para a tesouraria, 1 sala para os professores, 1 cantina, 2 pátios, 2 quadras, sendo uma coberta .Existe ainda uma área reservada à Educação infantil, com parquinho, casinha e piscina de bolinhas.
O corpo docente é integrado por 32 professores e 7 auxiliares para a Ed. infantil, 1 atendente, 7 funcionários para a realização da limpeza e cantina. A escola atende hoje uma demanda de mais ou menos 572 alunos, de classe médio-alta, a maioria filhos de funcionários públicos. Conta ainda com bolsistas integrais e parciais. Com 25 turmas no total, sendo que no período da manhã possui doze turmas: do 2°ano do fundamental ao 3° do ensino médio. No período da tarde tem seis turmas: quatro maternais, dois 1° períodos e dois 2° período.
O espaço onde as crianças fazem Educação Física é ótimo os professores têm duas quadras (uma coberta e outra não) diferentes a sua disposição. A escola possui um fraldário e seis banheiros para os alunos: dois no 1º andar e quatro no 2º andar. Há dois banheiros reservados aos professores localizados no primeiro andar.
O estágio está sendo realizado na área de gestão da escola, alternando entre direção, coordenação pedagógica, secretária, reuniões e PPP.

2.2 CONCEPÇÕES PEDAGOGICA DA ESCOLA:

 O Colégio pertence à Rede de Educação Cabriniana que analisando sua história e as características dos alunos reestruturaram a organização dos segmentos de Educação Infantil ao Ensino Médio em ciclos.
 A proposta de organização dos alunos em ciclos foi estabelecida em função das necessidades e características das etapas de desenvolvimento das crianças e jovens em seu percurso escolar.
 Os ciclos se constituem como diretriz para os agrupamentos de professores e para a formulação de planejamentos mais integrados e coerentes.
 A proposta de organização em ciclos de aprendizagem está fundamentada em três conjuntos de dados essenciais: a prática didática, as teorias clássicas da psicologia do desenvolvimento e os conhecimentos mais recentes originários das neurociências.
 O princípio educativo que rege nossa proposta curricular é a busca do desenvolvimento pleno do aluno e dos educadores nas dimensões do trabalho (fazer), das relações (conviver), e da aprendizagem ao longo da vida (conhecer), tendo como dimensão central o desenvolvimento da autonomia (ser).

2.3 O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA:

O projeto político pedagógico é construído na escola a partir da matriz que vem da sede do colégio adaptando-o a realidade da comunidade vigente. Nele está prescrito a justificativa, o porquê de este ser importante; os dados da instituição situando-a a localização da escola; os dados legais, documentos e leis que regem a instituição; o histórico da instituição relatando a história, a trajetória da escola; a organização pedagógica e curricular, qual é a proposta da instituição a partir destes tópicos; avaliação e acompanhamento da vida escolar, neste estão descrito promoção e frequência dos alunos, uniforme, projetos especiais, recuperação da aprendizagem, uniforme escolar, ed. Física, conselho de classe; a articulação e integração do