Buscar

avaliando 3

Prévia do material em texto

Ref.: 201308217149
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Na linha de evolução do estudo do Direito Penal Econômico em comparação ao Direito Penal clássico, de acordo com os estudos realizados, analise as assertivas abaixo: I - Na época medieval, as leis eram desumanas, caracterizadas pela aplicação de penas cruéis, torturas e tratamentos degradantes ao ser humano. II - Com o movimento iluminista, surge o Direito Penal clássico, questionando o poder eclesiástico, que ditava a aplicação das penas. III - Na primeira metade do século XX, surge o Direito Penal Econômico. Surgem também normas penais, objetivando a criação de um sistema protetor desse intervencionismo estatal. O surgimento do Direito Penal Econômico foi alavancado pelo processo de globalização IV - Já em meados do século XIX e na primeira metade do século XX, evidencia-se uma crítica profunda ao estado liberal, que vigorava durante o Iluminismo, e seus efeitos sociais, dando lugar a Estados fortemente centralizados no governo executivo, muitas vezes personalistas e ditatoriais. Marque a assertiva correta:
		
	 
	Todas as assertivas estão corretas
	 
	Estão corretas as assertivas I e II
	
	Estão corretas as assertivas I e III
	
	Estão corretas as assertivas II e IV
	
	Todas as assertivas estão incorretas
	
	 
	Ref.: 201308186448
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que o Direito Penal clássico está regido pelo princípio da legalidade. Este princípio encontra previsão tanto no artigo 1º do Código Penal quanto no artigo 5º, Inciso XXXIX da Constituição Federal. Quanto ao Direito Penal Econômico:
		
	
	por não estar regido pelo princípio da legalidade, não são aplicáveis nas leis especiais que formam o Direito Penal Econômico as disposições da parte geral do Código Penal.
	
	não precisa estar fundamentado em lei, sendo possível a previsão de crimes por ato administrativo.
	 
	também está fundamentado na própria lei e depende do princípio da legalidade e da anterioridade.
	 
	Só é regido pelo princípio da legalidade no caso de previsão de crimes contra o meio ambiente.
	
	É regido pelo princípio da anterioridade sempre, mas só é regido pelo princípio da legalidade nos casos de crimes contra as relações de consumo.
	
	 
	Ref.: 201308186515
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Assinale a assertiva que melhor se adequa aos ideias da Escola de Frankfurt, no que tange à análise da legitimação do Direito Penal Econômico:
		
	 
	no Direito Penal Econômico estariam, ainda, inseridos o Direito Penal do meio ambiente, o comunitário, o da globalização, entre outras ramificações formais.
	
	Aqueles que se filiam a esse entendimento consideram que não se pode prescindir do Direito Penal no enfrentamento das graves questões econômicas que põem em causa a sociedade moderna.
	 
	Para os defensores dessa corrente, este ramo do Direito deve restringir-se tão-somente à proibição de condutas individuais que provoquem lesão ou perigo concreto de lesão a um bem jurídico individualista, não lhe cabendo promover a segurança das futuras gerações ou a diminuição social dos riscos e do sentimento de medo incrustado na população.
	
	construção de um modelo dual  do sistema normativo-penal. No primeiro bloco ou nível, se incluiriam os delitos aos quais são cominadas penas privativas de liberdade, para os quais se respeitariam escrupulosas regras de imputação e de garantias penais e processuais penais
	
	propõe como solução a bipartição do sistema jurídico penal de imputação do ato ao autor, assim como do sistema geral de garantias, consoante à natureza das consequências jurídicas cominadas aos tipos penais incriminadores: pena privativa de liberdade ou pena alternativa. Isso porque o verdadeiro problema não é tanto a expansão do Direito Penal, mas, especificamente, a expansão da pena privativa de liberdade: ¿É essa última que deve realmente ser contida¿.
	
	 
	Ref.: 201308186509
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Propõe-se, a construção de um modelo dual  do sistema normativo-penal. No primeiro bloco ou nível, se incluiriam os delitos aos quais são cominadas penas privativas de liberdade, para os quais se respeitariam escrupulosas regras de imputação e de garantias penais e processuais penais; e, no segundo, aqueles que conteriam sanções pecuniárias ou restritivas de direitos ou  aquilo que ele prefere chamar de "reparação penal" no lugar da prisão, e que receberiam regras mais flexíveis. O trecho acima retrata a ideia de:
		
	
	Sutherland
	
	Gabriel Tarde
	 
	Silva Sanchez
	
	Garófalo
	
	Hassemer
	
	 
	Ref.: 201308186516
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	"Para os defensores dessa corrente, este ramo do Direito deve restringir-se tão-somente à proibição de condutas individuais que provoquem lesão ou perigo concreto de lesão a um bem jurídico individualista, não lhe cabendo promover a segurança das futuras gerações ou a diminuição social dos riscos e do sentimento de medo incrustado na população." O trecho acima retrata ideal:
		
	
	da atual jurisprudência.
	
	de Sutherland.
	
	da teoria do Direito Penal de duas velocidades.
	 
	da Escola de Frankfurt.
	
	da posição legitimadora do Direito Penal.
	
	 
	Ref.: 201308186318
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No Brasil, o tratamento do Direito Penal Econômico não é organizado em uma codificação, mas sim ao longo de várias leis esparsas. Nem mesmo esse tratamento é feito de maneira organizada, de forma que em muitos casos temos um mesmo bem jurídico tutelado em uma pluralidade de leis, de forma que o intérprete tem que ficar comparando os dispositivos para entender o tipo penal a ser aplicado. Podemos então dizer que o surgimento do Direito Penal Econômico decorreu principalmente de estudos realizados no campo:
		
	
	da politica
	
	da Economia
	 
	da Criminologia
	
	da Psicologia
	
	da Sociologia
	
	 
	Ref.: 201308217153
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com uma das posições que enfrenta a polêmica direcionada à legitimação ou não do Direito Penal Econômico, são utilizados os seguintes argumentos: "este ramo do Direito deve restringir-se tão-somente à proibição de condutas individuais que provoquem lesão ou perigo concreto de lesão a um bem jurídico individualista, não lhe cabendo promover a segurança das futuras gerações ou a diminuição social dos riscos e do sentimento de medo incrustado na população." Trata-se dos argumentos defendidos pela:
		
	
	Teoria de Sutherland
	
	Teoria do Direito Penal Dual
	 
	Escola de Frankfurt
	
	Teoria legitimadora do Direito Penal Econômico
	
	Teoria do Direito Penal de duas velocidades
	
	 
	Ref.: 201308186347
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em uma posição legitimadora relativa, Silva Sanchez desenvolve uma proposta que permite a subsistência do Direito Penal Econômico na tutela de bens supraindividuais. Para isso, vale-se de alguns argumentos, dentre eles:
		
	 
	A aplicação de um Direito Penal de duas velocidades, excluídos os delitos econômicos da possibilidade de outras penas que não sejam privativas de liberdade.
	
	A aplicação de todas as penas previstas no direito penal clássico, por se tratar o Direito Penal Econômico de ramo que se origina daquele.
	
	A aplicação de pena privativa de liberdade aos crimes econômicos, com relativização de garantias individuais.
	
	A aplicação de um direito dual e de intervenção.
	 
	A aplicação de um Direito Penal Dual (ou de duas velocidades), sendo permitida certa relativização, desde que não aplicada a pena privativa de liberdade.
	 
	Ref.: 201308186514
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Identifiquea assertiva que contém posicionamento defendido por Silva Sanchez, na análise de eventual legitimação do Direito Penal Econômico:
		
	
	este ramo do Direito deve restringir-se tão-somente à proibição de condutas individuais que provoquem lesão ou perigo concreto de lesão a um bem jurídico individualista, não lhe cabendo promover a segurança das futuras gerações ou a diminuição social dos riscos e do sentimento de medo incrustado na população.
	 
	De forma contrária à extensão da tutela penal aos bens jurídicos supraindividuais e aos novos perigos decorrentes da sociedade de risco, para os quais cabe lançar mão de outro ramo jurídico, criado especialmente para tal desiderato, chamado ¿direito de intervenção¿.
	
	sustenta a legitimação do Direito Penal Econômico sob o argumento principal de que se trata de uma modernização do Direito Penal.
	
	no Direito Penal Econômico estariam, ainda, inseridos o Direito Penal do meio ambiente, o comunitário, o da globalização, entre outras ramificações formais.
	 
	A solução seria a bipartição do sistema jurídico penal de imputação do ato ao autor, assim como do sistema geral de garantias, consoante à natureza das consequências jurídicas cominadas aos tipos penais incriminadores: pena privativa de liberdade ou pena alternativa. Isso porque o verdadeiro problema não é tanto a expansão do Direito Penal, mas, especificamente, a expansão da pena privativa de liberdade: ¿É essa última que deve realmente ser contida¿.
	
	 
	Ref.: 201308186475
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O legislador utiliza o Direito Penal Econômico para incriminar muitas condutas que deveriam ser solucionadas por outros meios, sem que o Direito Penal viesse a ser chamado. Essa idéia retrata o seguinte princípio de Direito Penal:
		
	
	Legalidade.
	 
	Intervenção mínima.
	
	Adequação social.
	 
	Ofensividade.
	
	Lesividade.
	
	 
	Ref.: 201308217150
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com o desenvolvimento do Direito Penal Econômico, surgiram linhas de pensamento distintas quanto à sua aplicação. Nem todos os pensadores concordaram com a legitimação deste novo ramo do Direito Penal. Desta forma, podemos indicar três linhas de pensamento, dentre elas:
		
	 
	Escola de Frankfurt, que é a posição deslegitimadora do Direito Penal Econômica
	
	Escola de Sutherland, sustentando penas privativas de liberdade para os criminosos de colarinho branco
	
	Escola de Frankfurt, que é a posição legitimadora do Direito Penal Econômica
	
	Direito Penal Dual ou de duas velocidades, que nega a possibilidade de previsão dos delitos econômicos
	
	Posição legitimadora do Direito Penal Econômico, que sustenta a possibilidade de aplicação de pena de morte nos delitos econômicos mais graves
	
	 
	Ref.: 201308186496
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	No que tange ao surgimento do Direito Penal Econômico, é correto afirmar que ele:
		
	
	Tem seu expoente na Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão.
	
	Tem parte dos seus ideias baseados no intervencionismo Estatal, e a outra parte no liberalismo.
	
	É decorrente dos ideias do liberalismo.
	 
	Surge na primeira metade do Século XX, juntamente com normas que objetivam a criação de um sistema de proteção ao intervencionismo estatal.
	
	Foi alavancado pela Globalização, durante o Século XV.
	
	 
	Ref.: 201308186508
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Direito Penal de duas velocidades, proposto por Silva Sanchez, traria mudanças na estrutura e também no âmbito do processo penal. Isto é:
		
	
	fatos delituosos que dizem respeito a direitos coletivos, como delitos de ordem econômica, seriam apurados de maneira mais célere, pois nesse tipo de crime as provas desaparecem com muita facilidade.
	 
	é necessária a construção de um modelo dual  do sistema normativo-penal. No primeiro bloco ou nível, se incluiriam os delitos aos quais são cominadas penas privativas de liberdade, para os quais se respeitariam escrupulosas regras de imputação e de garantias penais e processuais penais.
	
	fatos delituosos que dizem respeito a direitos coletivos, como delitos de ordem econômica, seriam apenados com pena privativa de liberdade, desde que sua apuração se desse de maneira célere.
	
	torna-se necessária a obediência estrita á qualquer regra processual, para aqueles crimes que conteriam sanções pecuniárias ou restritivas de direitos ou ¿ aquilo que ele prefere chamar de ¿reparação penal¿ no lugar da prisão.
	
	torna-se necessária uma bipartição do sistema jurídico penal de imputação do ato ao autor, assim como do sistema geral de garantias, consoante à natureza das consequências jurídicas cominadas aos tipos penais incriminadores: pena privativa de liberdade ou pena alternativa, podendo a primeira ser aplicada com relativização de direitos constitucionais.
	
	 
	Ref.: 201308186500
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sutherland se dedicou a desenvolver uma teoria que identificasse a explicação de todas as modalidades de delito. Assinale a assertiva que identifica essa teoria:
		
	
	Teoria das Organizações Criminosas.
	
	Teoria do Conflito.
	 
	Teoria das leis de imitação.
	 
	Teoria da Associação Diferencial.
	
	Teoria positivista.
	
	 
	Ref.: 201308186307
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O legislador utiliza o Direito Penal Econômico para incriminar muitas condutas que deveriam ser solucionadas por outros meios, sem que o Direito Penal viesse a intervir. Assim podemos dizer que a neocriminalização:
		
	 
	É legitimadora da proteção constitucional.
	
	É legítima, independentemente de uma visão constitucional.
	 
	Tem sido vista, em alguns momentos, como exagero legislativo, a desobedecer princípios, como o da intervenção mínima.
	
	Significa o surgimento do Direito Penal Econômico.
	
	É conceito exclusivo do Direito Penal Econômico.
	
	 
	Ref.: 201308186505
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Jesús-Maria Silva Sanchez adota uma postura intermediária, denominada de "expansão moderada". Ele recusa o apego ao tradicionalismo do Direito Penal clássico, ao mesmo tempo em que nega a adesão à flexibilização do Direito Penal e propõe um modelo para o sistema:
		
	 
	Direito Penal de duas velocidades.
	
	Direito Penal de três velocidades.
	
	Posição legitimadora do Direito Penal Econômico.
	 
	Posição deslegitimadora do Direito Penal Econômico.
	
	Abolicionismo penal.
	
		1.
		Ao desenvolver seus estudos na teoria da associação diferencial, Sutherland constatou algumas discrepâncias entre a teoria e os dados estatísticos. Dentre essas discrepâncias, podemos assinalar:
	
	
	
	
	Baixa incidência de criminalidade nos estratos inferiores.
	
	
	ausência de criminalidade nas classes privilegiadas.
	
	 
	Alta incidência de criminalidade nas classes mais privilegiadas.
	
	
	Criminalidade baixa nas classes baixas.
	
	 
	Criminalidade alta nas classes mais baixas.
		2.
		Com o surgimento do Direito Penal Econômico, alguns doutrinadores começam a sustentar que deveria ser desenvolvida uma nova dogmática para este ramo do Direito Penal, podendo ser afastados alguns princípios, existindo algumas regras específicas diferenciadas do Direito Penal clássico. Para outros, o Direito Penal Econômico deve se submeter aos mesmos princípios, regras e limitações do Direito Penal clássico. Assim, quanto ao Direito Penal Econômico no contexto normativo brasileiro, é correto afirmar que:
	
	
	
	 
	Sua evolução vem se apresentando desde o Código Criminal do Império.
	
	 
	Tratado em legislações esparsas, sua evoluçãose deu principalmente a partir da Ordem Constitucional de 1988.
	
	
	Trata especificamente dos crimes contra a economia popular, sendo os demais crimes objeto de estudo do Direito Penal clássico.
	
	
	Seu tratamento é codificado.
	
	
	A primeira manifestação do Direito Penal Econômico no Brasil se deu com a Constituição Federal de 1988.
	
	
	
	
		
	
		4.
		A Criminologia influenciou profundamente o surgimento do Direito Penal Econômico, principalmente através da teoria do crime do colarinho branco, atribuída a:

Outros materiais