atividades matematica ciencias 15 07 2018
21 pág.

atividades matematica ciencias 15 07 2018


DisciplinaUninter2.510 materiais7.200 seguidores
Pré-visualização6 páginas
Questão 1/2 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a passagem textual a seguir:
\u201cA matemática é importante como matéria escolar e para a vida cotidiana. Nestes dois espaços, escola e cotidiano, o aluno desenvolve habilidades e competências essenciais para a sua relação social, familiar e escolar\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: D\u2019AMBROSIO, Ubiratã. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996, p. 45. 
A partir da leitura do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, pode-se identificar que o professor, ao preparar aulas sobre conceitos matemáticos para os alunos, deverá dispor de atividades práticas, como, por exemplo:
Nota: 50.0
	
	A
	a resolução de questões e de cálculos matemáticos nas avaliações bimestrais.
	
	B
	tarefas, para casa, que envolvem contas de adição, subtração, multiplicação e divisão.
	
	C
	exercícios de arme e efetue, identifique o par e o ímpar, sucessor e antecessor e frações.
	
	D
	pesquisar sobre a origem dos números e escrever uma sequência numérica de 0 até 100 (ou somente dos números pares).
	
	E
	construção de conjunto por meio da partilha dos objetos da sala, discutir sobre velocidade e distância durante a confecção de uma cidade em maquete e construir um minimercado para desenvolver noções monetárias.
Você acertou!
Segundo o livro-base, \u201c[...] \u2018a matemática é uma matéria escolar, porém no que tange às crianças é também uma parte importante das suas vidas cotidianas: sem matemática elas ficarão desconfortáveis não apenas na escola, mas também em uma grande parte de suas atividades cotidianas: quando partilham bens com seus amigos, planejam gastar suas mesadas, discutem sobre velocidades e distâncias, viajam e têm que lidar com moedas diferentes e quando finalmente têm que lidar com o mundo do dinheiro, de compras e vendas, hipotecas e apólices de seguro, precisam de habilidades matemáticas\u2019\u201d (livro-base, p. 18).
2-Atente para o excerto a seguir: 
\u201cAprender matemática é construir o sentido do conhecimento e entender que são os problemas e a reflexão em torno deles que permitem a esses conhecimentos ganharem sentido quando aparecem como ferramentas para resolvê-los\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006, s.p. 
De acordo com o fragmento e com os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, no início da história, a matemática era utilizada como uma ferramenta para:
Nota: 50.0
	
	A
	identificar e simbolizar uma tribo e seus descendentes.
	
	B
	desenhar e construir imagens e figuras rupestres nas cavernas.
	
	C
	organizar e prover a perpetuação dos povos.
	
	D
	registrar a ausência dos animais e a proporção de alimentos.
	
	E
	contar e verificar a quantidade de objetos e/ou a exatidão de um negócio.
Você acertou!
\u201cA matemática teve sua origem na necessidade de sobrevivência do ser humano, que por milênios traçou sua história como ferramenta por essa sobrevivência. No princípio dessa história, essa ferramenta era usada diretamente para contar ou verificar uma determinada quantidade ou para verificar a exatidão de um negócio\u201d (livro-base, p. 17).
3-Atente para o excerto de texto a seguir: 
\u201cA experiência como docente da disciplina de Matemática nos possibilita explorar algumas concepções do conhecimento matemático relacionadas ao ensino. Essa realidade traduz uma forma direta e objetiva de vislumbrar princípios necessários ao educando no aprendizado da Matemática\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MUNHOZ, Maurício de Oliveira. Propostas metodológicas para o ensino da matemática. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 35. 
Com base no fragmento e nos conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, analise as asserções a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas quanto ao processo dialético construtivo do conhecimento:  
I. ( ) A concepção de conhecimento como processo dialético construtivo postula que há interação entre as esferas da vida individual, mas não há interdependência.
II. ( )  A concepção dialética define que o processo de interação deve definir, até o possível, as diferenças entre sujeito e objeto do conhecimento.
III. (  ) A concepção dialético-construtiva baseia-se nas ideias de Piaget.
IV. (  ) A dialética é, no caso da concepção piagetiana, compreendida como processo de criação de interdependências. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 50.0
	
	A
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	C
	V \u2013 F \u2013 F \u2013 V
	
	D
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Você acertou!
Para o desenvolvimento de atividades matemáticas significativas em sala de aula, o professor compreender o processo dialético construtivo do conhecimento, a saber: \u201c[...] a dialética é, aqui, compreendida, no sentido piagetiano, como processo de criação de interdependências. Nesse contexto teórico, há interdependência entre: organismo e meio; sujeito e objeto do conhecimento; ação e representação; cognição e afetividade; cognição e vida social e moral, pautados todos sempre no processo de interação. Assim os processos cognitivos, afetivos e sociomorais são, para Piaget, interdependentes, indissociáveis, complementares e irredutíveis\u201d (livro-base, p. 5, 6). Assim, as afirmativas III e IV são verdadeiras, pois mencionam que essa concepção se baseia em Piaget e que, para ele, dialética é compreendida no sentido de interdependência. As afirmativas I e II são falsas, porque interação e interdependência fazem parte do processo e, por isso mesmo, a definição dos limites entre sujeito e objeto do conhecimento não é um dos objetivos dessa concepção.
	
	E
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
4-Questão 2/2 - Matemática: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a passagem de texto a seguir: 
\u201cO processo de aquisição do conhecimento é, portanto, essa relação dialética saber/fazer, impulsionado pela consciência, e se realiza em várias dimensões\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: D\u2019AMBROSIO, Ubiratã. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus,1996, p. 21. 
De acordo com os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas quanto à definição de processo dialético construtivo:
I. ( ) O processo dialético construtivo é a intercessão entre o conhecimento matemático e o uso de games para o processo de aprendizagem.
II. ( ) O processo dialético construtivo é a ampliação das estruturas cognitivas por meio de atividades lógico-matemáticas em sala de aula.
III. ( ) O processo dialético construtivo é a construção das estruturas que permitam organizar e estruturar os conhecimentos.
IV. ( ) O processo dialético construtivo é a relação entre o conhecimento científico e o registro de atividades escritas realizadas pelos alunos.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 50.0
	
	A
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	C
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 F
Você acertou!
Segundo o livro-base, \u201c[...] um processo dialético construtivo [...] [é a] construção das estruturas que permitem organizar e estruturar os conhecimentos [...]\u201d (livro-base, p. 6).
	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	E
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
5-Leia a passagem de texto a seguir: 
\u201cA matemática vem passando por uma grande transformação. Isso é absolutamente natural. Os meios de observação, de coleção de dados e de processamento desses dados, que são essenciais na criação matemática, mudaram profundamente. Não que se tenha relaxado o rigor, mas, sem dúvidas, o rigor científico hoje é de outra natureza\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler