Buscar

Avaliação Cont. Met. e Prat. de Creche e Educação Inhantil

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0350_AV_201307387047 » CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307387047 - PRISCILA FELIX DE OLIVEIRA MACHADO
	Professor:
	ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
	Turma: 9004/AA
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 21/11/2014 20:05:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201307515327)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Atualmente, no contexto brasileiro, o redimensionamento das práticas educativas na Educação Infantil articula às concepções de criança, da educação e de instituição. No que concerne à concepção de criança, em uma perspectiva histórico-cultural, considera-se:
		
	
	A crianças como um sujeito que vai adquirir seus direitos, ou seja, precisa ser preparado para um dia ser cidadão do mundo.
	
	A criança como sujeito cognitivo imerso em um conceito particular e unificador da cultura, cuja a participação é limitada diante das relações pedagógicas que estabelece.
	
	A criança como um sujeito unidimensional, cujas as formas de atuar, pensar e representar são equivalentes.
	 
	A criança como sujeito histórico-social e participativo na relação pedagógica, capaz de estabelecer múltiplas relações no contexto socioculturais.
	
	A criança como um ser incompleto e sensível, que precisa ser moldada para sobreviver e adaptar-se ao mundo dos adultos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307514237)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na creche e na pré-escola, o brincar da criança é entendido como fundamental e importante, pois:
I. as crianças reelaboram e experimentam novas possibilidades ao interpretar e representar o real, base para construção de valores éticos, morais, físicos e afetivos;
II. apesar de livre e espontâneo, o brincar não é natural, mas cultural com a ação da criança voltada à descoberta de seu corpo e do mundo exterior;
III. a criação de uma situação imaginária não é algo fortuito, mas a manifestação da emancipação em relação às restrições situacionais e temporais;
IV. a imitação é um elemento fundamental em que a criança observa, reproduz gestos e se lança à comunicação de forma a compreender seu mundo interior.
Indicam corretamente os itens que explicitam tal importância:
		
	
	apenas o II, o III e o IV
	
	apenas o I e o II.
	
	apenas o II e o IV
	
	apenas o I e o III.
	 
	apenas o I, o II e o IV.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307480305)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vygotsky destaca diretrizes para que a escrita se torne um instrumento de expressão e conhecimento do mundo para uma criança leitora e produtora de textos. Qual das frases abaixo NÃO ESTÁ entre as diretrizes apontadas pelo autor:
		
	
	a necessidade de aprender e escrever deve ser natural, da mesma forma como a necessidade de falar.
	
	deve-se ensinar à criança a linguagem escrita e não somente as letras.
	
	o ensino da escrita deve ser apresentado de modo que a criança sinta necessidade dela.
	 
	a escrita das letras deve ser apresentada isoladamente, através de associações de imagem.
	
	a escrita deve ser apresentada não como um ato motor, mas como uma atividade cultural complexa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307599542)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A criança tem cem linguagens! É famosa a afirmativa de Malaguzzi (1999) a partir de sua experiência na Itália de educação infantil. O autor afirma que as crianças possuem cem linguagens destacando a importância de oferecer oportunidades para que elas possam expressá-las com a mínima interferência adulta. A partir dessas ideias podemos afirmar que é CORRETO pensar:
		
	
	entre as várias linguagens a expressão corporal deve ser considerada secundária, pois a questão intelectual deve ser priorizada.
	
	que a musica deve ser usada apenas para facilitar comandos do adulto, pois quando apresentada dessa forma ampliará a capacidade de expressão.
	 
	incorporar provocações das crianças, lembrando que a criatividade encontra seu poder quando os adultos estão menos vinculados a métodos prescritivos de ensino.
	
	que a escrita deve ser apresentada o quanto antes, pois deve ser considerada como uma ferramenta útil para a criança se expressar.
	
	entender que a criatividade como uma área separada da mente, pois integra o pensar, conhecer e fazer escolhas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307515006)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A vida começa antes do nascimento. No ventre da mãe, a criança já tem o direito de ser protegida e gerada com saúde e segurança. Devemos, portanto, efetivar políticas públicas que favoreçam o nascimento e o desenvolvimento harmonioso de todo ser. Assinale qual a situação abaixo que indica uma violação ao direito da criança.
		
	 
	Recusar atendimento médico com prioridade em postos de saúde e hospitais públicos
	
	Proporcionar creches e pré-escolas para todos os filhos dos trabalhadores
	
	Garantir uma alimentação saudável, equilibrada e variada.
	
	Dar prioridade ao atendimento da criança em hospitais públicos
	
	Fornecer declaração de nascimento, logo que a criança nasça
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307515333)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise o texto a seguir, e baseando-se nele, indique com (V) se verdadeira e com (F) se falsa, as afirmativas abaixo: Conforme as Diretrizes Nacionais, as instituições de Educação Infantil, ao definirem suas propostas pedagógicas, devem reconhecer a importância da identidade pessoal das crianças, de suas famílias, dos educadores, de outros profissionais, e a identidade de cada Unidade Educacional, nos vários contextos. Assim as instituições de Educação Infantil devem:
(  ) Promover praticas de educação e cuidado que possibilitem a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança.
(   ) Reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e a conviver consigo próprias, com os demais e o próprio ambiente articulado.
(   ) Planejar ações e registros que formalizem o conhecimento que as crianças adquiriram no seu processo de escolarização a fim de promover seu acesso para as fases posteriores, principalmente ao Ensino Fundamental.
(  ) Organizar estratégias de avaliação, por meio de acompanhamento e de registro de percursos alcançados em relação ao cuidado e a educação de crianças pequenas, sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
Assinale a alternativa que indica, de forma sequencial e correta, as afirmativas verdadeiras e falsas:
		
	
	V-F-V-F
	 
	V-V-F-V
	
	V-F-V-V
	
	F-V-V-F
	
	V-V-F-F
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307599536)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para traçar o perfil do bom profissional para trabalhar com crianças no segmento da educação infantil, estamos delineando as características, a partir das diretrizes postuladas pelo governo e considerando as diferenças dos aspectos socioculturais. E entre alguns aspectos estão:
		
	
	admitir as preferências em relação as crianças para que possa ser autêntico com seus sentimentos.
	 
	procurar estar com bom humor e bem disposta/o pois as crianças são ativas e rápidas, necessitam de educadores/as com essas características.
	
	não ter objetivos pre-definidos para não interferir nas situações inesperadas que irão surgir no decorrer das atividades.
	
	ser capaz de interpretar e compreender o que uma criança está sentindo, mesmo antes de escuta-la, pois nessa fala a linguagem ainda está em desenvolvimento.
	
	pensar em suprir a relação de maternagem, pois as crianças precisam de carinho e cuidados na ausência das mães.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307485494)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	(Secretaria Municipal de Educação-Campinas/2008 - questão adaptada). Muito se tem discutido sobre a educação em creches e pré-escolas a partir do cuidar e educar. Destacamos a posição de Kramer (2005): "O educar não inclui necessariamente o cuidar?Como educar sem cuidar? (...) já não será hora de assumir o educar, entendendo que abrange as duas tarefas?". A partir do exposto, o que a autora quis dizer com essas palavras?
		
	
Resposta: O cuidado com alimentação e higiene pessoal faz parte da rotina de creche e pré -escolas, mas não é só o cuidar que é importante, o educar também é imprescindível na tarefa do educador que trabalha com crianças na Educação Infantil. Um está relacionado ao outro.
	
Gabarito:
Que o educar se refere às dimensões físicas, intelectual e moral, e o cuidar vem do latim cogitare (pensar, dar atenção...); portanto, sendo ambos atos educativos, portanto, a afetividade e a cognição são aspectos que devem ser observados e valorizados mutuamente. O cuidar e o educar são aspectos considerados indissociáveis, pois devem estar interligados diariamente durante os vários momentos cotidianos de uma escola de educação infantil, levando em conta que a educação para autonomia, faz parte do cuidar e educar. Não devemos desprivilegiar os cuidados corporais em detrimento de uma preocupação centrada apenas em atividades pedagógicas, e nem tão pouco pensar somente em atividades corporais, relacionadas a um tradicional assistencialismo sem o planejamento sério das atividades pedagógicas. Durante a educação de crianças de 0 a 5 anos o corpo não pode ser visto separado ou com menor valor do que a cabeça.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307513720)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Uma creche comunitária será inaugurada na Rocinha e a diretora da Associação de Moradores fez uma escala entre as pessoas da comunidade que poderiam trabalhar voluntariamente cinco horas semanais no berçário, com as crianças de 0 a 1 ano de idade. De acordo com essa organização, os bebês teriam contato com 12 pessoas diferentes ao longo da semana e apenas uma profissional, contratada, passaria 6 horas diárias com eles. Pensando no desenvolvimento dos bebês de forma integral e, sobretudo, no aspecto do desenvolvimento emocional quais os prejuízos que esta proposta de organização do trabalho pode trazer?
		
	
Resposta: Pode trazer prejuízo emocional em relação a vínculo e afeto, pois crianças dessa faixa etária precisam se sentir acolhidas e acostumadas com a pessoa que cuidam diariamente dela, se a cada dia elas forem cuidadas por pessoas diferentes não terão vínculo com ninguém, não podendo construir uma relação de afeto.
	
Gabarito:
Os bebês precisam construir vínculos afetivos com seus cuidadores para que possam se desenvolver integralmente.  A rotatividade de pessoas pode gerar muita insegurança e até tristeza, pois os bebês não terão as oportunidades necessárias para desenvolverem os vínculos afetivos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307513722)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que a inserção à creche é um processo singular, pois depende dos protagonistas envolvidos, mas as pesquisas realizadas por Rossetti-Ferreira (1998), já sinalizaram algumas medidas que facilitam a inserção à creche e garantem um ano de mais saúde física e mental para todas as pessoas envolvidas. Das alternativas abaixo, marque aquela que representa uma medida saudável para ser tomada na semana de inserção. Referência: Rossetti-Ferreira, M. C., Mello, A. M., Vitoria, T., Gosuen, A. Chaguri, A. C. (1998). Os Fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez.
		
	
	Convite para que uma figura de apego participe de todo o processo de inserção e que cuide do seu filho durante o momento em que estiver na creche, dispensando os cuidados básicos de alimentação, higiene e proteção.
	
	Planejar uma rotina com muitas atividades dinâmicas e movimentadas diariamente para que as crianças não percebam que estão em ambiente diferente de suas casas e com a ausência de seus familiares.
	 
	Organização do espaço físico a fim de se tornar mais afetivo e acolhedor, favorecendo ações e interações adultos-crianças e criança-criança tornando a decisão tomada pela família de colocar o filho na creche uma ação de confiança e tranqüilidade.
	
	Devolver para as suas famílias todas as crianças que não se adaptarem na primeira semana, pois não poderão ficar na creche se continuarem a chorar e ficar sem se alimentar, pois isso é muito desgastante para a equipe de profissionais.
	
	Mudança da dieta das crianças para alimentos mais pastosos, saborosos e calóricos, com o objetivo de aumentar as fontes de energia num momento em que muitos podem recusar a alimentação.

Continue navegando