Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Individual e sem Consulta (422294) Logística Integrada (CEX96)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (422294) -Logística Integrada (CEX96)
 Prova: 7210462
QUESTÃO:
1. Um dos eixos para uma boa gestão logística é conhecer e planejar bem os canais de distribuição. Sabe-se que quanto maior a verticalização de uma empresa, maior será o controle dos fluxos logísticos, envolvendo empresas e atividades diferentes, desde os fornecedores dos insumos até a distribuição das mercadorias ao consumidor. Neste contexto, disserte sobre as vantagens e as desvantagens da verticalização dos canais de distribuição de uma empresa.
RESPOSTA ESPERADA:
Quando uma empresa possui todo o processo do canal de distribuição, assumindo a condição tanto de fornecedor como de distribuidor e/ou atacadista, esta tem o poder de estabelecer preços mais baixos de seus produtos no mercado. Isto ocorre devido à economia de escala nos processos, e graças à não agregação de lucros das demais empresas que, do contrário, iram fazer parte da cadeia logística.
Uma das desvantagens seria a menor abrangência do mercado, ou seja, empresa com menor flexibilidade. Além disto, a empresa terá um maior nível de custos com vistas a dar conta das diversas estruturas operativas de armazenagem e distribuição, que em outros casos, ficaria sob a responsabilidade das outras empresas que fazem parte da cadeia de distribuição.
QUESTÃO:
2. Dentro do contexto empresarial, a logística contempla uma série de atividades de movimentação e armazenagem com o objetivo de facilitar o fluxo de insumos e produtos terminados desde as compras aos fornecedores até a distribuição para o consumidor final. Dessa forma, ela desenvolve uma cadeia de distribuição e logística ao longo do processo produtivo e comercial dos produtos oferecidos no mercado. No entanto, essa condição da Logística Empresarial exige flexibilidade e inovação. Nesse contexto, disserte sobre como o fator tempo pode influenciar nos processos logísticos.
RESPOSTA ESPERADA:
O fator tempo influencia, e muito, nos processos produtivos e na inovação de produtos, pois ao analisar os tempos dos processos, podem-se eliminar perdas durante a cadeia de suprimentos, nos processos de estocagem, e durante a distribuição até os pontos de venda. Assim, uma gestão efetiva do tempo ajuda abordar questões das funções e da administração em cada um dos passos de maneira independente, conseguindo focar em soluções efetivas em cada um dos processos da cadeia valor e de distribuição dos produtos.

Outros materiais