Buscar

AV TIC 2014.3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

� Fechar�
	
Avaliação: CCT0203_AV_201409038483 » TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Tipo de Avaliação: AV
Professor:
MAGNA ALBINO BRANDAO
Turma: 9010/AC
Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 22/11/2014 10:25:16
�
 1a Questão (Ref.: 201409108203)
Pontos: 0,5  / 0,5
Na análise da evolução social, científica e tecnológica do homem contemporâneo podemos identificar quatro abordagens principais. Assinale qual das abordagens apresentadas abaixo está realcionada à definição: "As tecnologias são apresentadas como autônomas, como algo fora da sociedade e são consideradas forças independentes, autocontroláveis, auto-determináveis e auto-expandíveis, vistas como algo fora do controle humano, mudando de acordo com seu próprio momento e moldando inconscientemente a sociedade".
Cibercultura
 
Determinismo tecnológico
Neutralidade
Associação em rede
Dialética
�
 2a Questão (Ref.: 201409108649)
Pontos: 0,5  / 0,5
Leia atentamente os trechos abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que define as formas de configuração dos processos de negócios digitalizados abordadas: 
I. "Toda a montanha de dados provenientes de seus hábitos de compra, assim como de seus contatos com as empresas e de suas reclamações, não poderiam ficar sem um tratamento especial. Tudo hoje é meticulosamente armazenado em bases de dados de forma classificada e ordenada (...) E não por acaso, facilmente você encontrará estranhas combinações de disposição de produtos nas prateleiras das maiores redes de supermercados. Cerveja ao lado de fraldas? Não se trata de mera coincidência, e sim do resultado da análise de sofisticados programas capazes de estudar milhões de combinações cruzadas entre produtos e hábitos de consumo" (acesso a http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=2920, em novembro de 2010)
II. "Todas as atividades com o cliente devem ser registradas de uma forma padronizada, independente da forma de contato como: email, orçamento, twitter, orkut, contatos telefônicos e outras atividades ou informações sobre o cliente. Isso tudo depois é analisado e se torna fonte para relatórios gerenciais (...) Uma empresa consegue identificar clientes potencias e estabelecer um estreitamento no relacionamento possibilitando que o mesmo passe a ser cliente efetivo. Contudo, para isto é preciso ter uma visão única do cliente com seus dados históricos, contatos e transações" (acesso a http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/, em novembro de 2010)
 
BI (Inteligência de Negócios) e CRM (Gerenciamento de Relacionamento com Consumidores)
ERP (Sistemas Integrados de Gestão) e SIG (Sistemas de Informações Gerenciais)
EDI (Transferência Eletrônica de Dados) e CC (Computação na Nuvem)
SIG (Sistemas de Informações Gerenciais) e TI Verde (Tecnologia da Informação Verde)
SSD (Sistemas de Suporte à Decisão) e IA (Inteligência Artificial)
�
 3a Questão (Ref.: 201409279301)
Pontos: 1,0  / 1,0
Segundo pesquisas realizadas pela IBM, 66% das empresas de médio porte do país já acompanham os seus consumos de energia e 70% delas planejam ou já realizam atividades para reduzir o impacto ambiental. (fonte: ARIMA, 2009). Assinale a alternativa que preenche a lacuna do texto a seguir: ¿Com a crescente expansão da TI Verde, as empresas de pequeno e médio porte passaram a adotar medidas na busca pela _____________________ com ganhos econômicos e ambientais, antes seguidas somente por grandes empresas e corporações."
Green IT
Legalidade e ética da TI
 
Sustentabilidade
Tecnologias da Informação
Sociedade da Informação
�
 4a Questão (Ref.: 201409083992)
Pontos: 0,5  / 0,5
Podemos definir a Sociedade da Informação como:
 
Uma proposta multidisciplinar com influencia em diferentes áreas de pensamento, que integra as tecnologias de informação e comunicação visando a cooperação e compartilhamento do conhecimento;
A dinâmica de interação entre pessoas e empresa através das ferramentas de rede social;
Uma organização de empresas independentes que visa a unificação dos padrões de comunicação a nível internacional;
O crescente uso das tecnologias pelas organizações para disseminação de conhecimento e informação;
Uma proposta política de utilização da internet como ferramenta de educação, produção e disseminação da informação
�
 5a Questão (Ref.: 201409108270)
Pontos: 0,5  / 0,5
Quanto à sua disponibilidade, a tecnologia pode ser classificada como: materializada, documental ou imaterial. A tecnologia documental é:
 
Aquela que surge sob forma de documentação, que descrevem e expliquem a solução de manuais, plantas, layouts, livros técnicos e páginas na Internet.
Tecnologia documentada é mais imediata, em termos de aquisição e uso, em relação à tecnologia materializada, pois não requer nenhum esforço de absorção por parte do utilizador.
Tecnologia documentada não é imediata, em termos de aquisição e uso, em relação à tecnologia materializada, pois requer algum esforço de absorção por parte do utilizador.
Aquela que não está relacionada à nenhuma ciência ou mesmo pesquisa, mas constitui-se como conhecimento essencilamente tácito.
Aquela que surge sob forma de experiência acumulada na resolução de problemas, necessários para conceber, fabricar e utilizar bens e serviços.
�
 6a Questão (Ref.: 201409106789)
Pontos: 0,5  / 0,5
Analise as sentenças abaixo sobre os impactos da TIC na sociedade e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. O trabalho cooperativo baseado nas TIC possibilitou que profissionais geograficamente próximos pudessem se comunicar e desenvolver projetos em equipe, aumentando significativamente custos e tempo de locomoção na geração e compartilhamento de novos conhecimentos;
II. A interação em rede, baseada em recursos como e-mail, chat, fóruns, comunidades virtuais, web cam, etc., proporcionou e vem demandando novos sistemas de comunicação e informação, impactando na forma de relacionamento e comunicação social;
III. A difusão das TIC dificultou o processo de automação, a flexibilidade na produção, gestão, industrialização, comercialização, etc., prejudicando a redefinição de fluxos de trabalho e a comunicação organizacional.
Somente as sentenças II e III estão corretas
Somente a sentença III está correta
 
Somente a sentença II está correta
Somente as sentenças I e II estão corretas
Todas as sentenças estão corretas
�
 7a Questão (Ref.: 201409106735)
Pontos: 0,5  / 0,5
Estabelecer políticas de uso, compartilhamento, publicação e segurança da informação, além do estabelecimento de códigos de ética e de conduta, são ações extremamente oportunas e necessárias, auxiliando a sociedade e os profissionais de TI a reconhecerem prática ilegais e em desalinho com a ética profissional na área de TI. Isso colabora para:
 
Proteger os interesses dos clientes, quando o profissional de TI é um consultor ou prestador de serviços e trata com clientes leigos
Estimular que os profissionais da área de TI fiquem estereotipados e com uma visão negativa percebida pela sociedade, por atuação ilegal ou não ética de todo os profissionais da área
Desenvolver um trabalho de desestímulo para o uso da informação e das TIC, visto que os problemas relacionados às TIC não existem
Tornar públicas as imagens e os vídeos independente da fonte, permitir a cópia e a utilização de softwares que estejam na nuvem e aumentar a disponibilidade de informações para os crimes virtuais
Estímulo à cópia livre de software, mesmo sendo proprietários, além de reduzir o acesso às informações através da promoção do uso de acesso discado à Internet
�
 8a Questão (Ref.: 201409213630)
Pontos:1,0  / 1,5
Existem várias abordagens que nos auxiliam a entender a evolução científica e tecnológica do homem contemporâneo. Dentre essas abordagens existe o determinismo tecnológico, que inclusive abrange o chamado de efeito Frankenstein, que defende a ideia de que uma máquina ou um sistema quando em ação tem vida própria, não podendo ser controlada(o). A partir dessa afirmação descreva detalhadamente as ideias defendidas pelos deterministas tecnológicos.
Resposta: A tecnologia é a causa da mudança na sociedade. Está sempre em desenvolvimento, para os deterministas tecnológicos é algo que não está no controle dos humanos, ás vezes nem é percebido, mas a tecnologia são forças idenpendentes, autocontroláveis, auto-expandíveis, auto-determináveis, mudando de acordo com o seu proprio momento.
Gabarito: De acordo com os deterministas tecnológicos, as tecnologias são consideradas como a principal causa das mudanças na sociedade, "... e são vistas como a condição fundamental de sustentação do padrão da organização social". Os deterministas tecnológicos interpretam a tecnologia como a base da sociedade no passado, presente e até mesmo no futuro. "Novas tecnologias transformam a sociedade em todos os níveis, inclusive institucional, social e individualmente. Os fatores humanos e sociais são vistos como secundários" (Chandler, Daniel, 2000).
�
 9a Questão (Ref.: 201409206704)
Pontos: 1,0  / 1,0
Segundo informações publicadas no site da Sociedade Brasileira de Computação, qual das afirmativas abaixo é FALSA:
 
Exercício da profissão de Informática deve ser exercido com a comprovação de educação formal.
A área deve ser Auto-Regulada.
Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.
Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio do exercício livre da profissão.
O conhecimento para exercer uma profissão na área de Informática pode ser adquirido ou não através de curso formal, seja ele de nível técnico ou de graduação.
�
 10a Questão (Ref.: 201409106560)
Pontos: 1,5  / 1,5
"Aquecimento global, alterações climáticas, o excesso de lixo: no âmago de algumas das principais preocupações que afligem a humanidade hoje, está a questão da sustentabilidade ambiental - a noção de que, se continuarmos utilizando os recursos naturais no mesmo passo que seguimos desde a revolução industrial, os danos à biosfera serão irreversíveis, causando extinções em massa e até mesmo colocando a vida humana em risco. (...) Nesse contexto, surge a TI Verde, ou a idéia de que é possível criar e utilizar tecnologias que levarão ao crescimento sem agredir o meio ambiente, sempre com foco no aumento de produtividade (...)". 
Com base no texto tirado do site http://imasters.com.br vemos a importância da TI Verde. Cite e comente os benefícios de pelo menos quatro ações adotadas pelas empresas para torná-las cada vez mais verdes.
Resposta: 1 - Economia de papel, utilizando dos dois lados, ou trocando a informação impressa por mídias digitais. 2 - Reciclagem ou doações de materiais eletrônicos/computacionais que estão sendo descartados para instituições sociais. 3 - Armazenamento de dados e informações na "nuvem", ocupando menos espaço físico. 4 - Implantação de um bom sistema elétrico, a fim de, reduzir o consumo de energia.
Gabarito: Criar ambientes que tornem viável projetos com foco em sustentabilidade; Manter regras que controlem as emissões de carbono; Procurar se adequar às regulamentações ligadas ao meio-ambiente; Adotar políticas de gerenciamento de energia.

Outros materiais