Buscar

Legislação Comercial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Legislação Comercial
Maria da Silva realizou uma compra online e recebeu em seu domicílio o produto adquirido no prazo estipulado pelo fornecedor. Ao receber a mercadoria se arrependeu da compra. 
Assinale a alternativa correta quanto á possibilidade de arrependimento do consumidor:
	
	C
	Poderá exercer o direto de arrependimento no prazo de 7 dias do recebimento do produto e receberá de imediato, em devolução, os valores pagos monetariamente atualizados.
Você acertou!
(CORRETA: art. 49, parágrafo único, do CDC) (VENERAL; ALCANTARA, 2014, cap. 10)
Questão 2/10 - Legislação Comercial
A Administração Pública é dotada de poderes específicos, dentre eles o poder disciplinar, o poder regulamentar, o poder de polícia, o poder hierárquico, o poder discricionário e o poder vinculado. Tendo em vista os instrumentos colocados à disposição da Administração, assinale a alternativa correta:
	
	D
	As sanções aplicadas a atividades desenvolvidas por particulares que não se sujeitam à disciplina interna da Administração decorre do poder de polícia, enquanto as sanções impostas pela Administração à seus próprios servidores derivam do poder disciplinar.
(CORRETA: o poder de polícia restringe atividades dos particulares enquanto o poder disciplinar permite punir infrações cometidas por servidores) (VENERAL; ALCANTARA, 2014, cap. 3)
Questão 3/10 - Legislação Comercial
São considerados relativamente incapazes os sujeitos que necessitam ser assistidos por outra pessoa para exercer alguns atos da vida civil. A prática de atos pelo relativamente incapaz sem a devida assistência torna-o anulável, gerando efeitos a não ser que seja requerida pelo prejudicado a declaração de sua invalidade.
O art. 4º do Código Civil brasileiro elenca o rol taxativo dos relativamente incapazes, quais sejam:
	
	D
	Os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, os ébrios habituais, os viciados em tóxicos e os pródigos.
(CORRETA: (art. 4ª, incisos I, II e IV do Código Civil) (VENERAL; ALCANTARA, 2014 cap. 4)
Questão 4/10 - Legislação Comercial
Com relação aos direitos políticos, a Constituição Federal determina o seguinte:
	
	E
	A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular.
Você acertou!
(CORRETO:  artigo 14 da CF. VENERAL; ALCANTARA, 2014, cap. 2)
Questão 5/10 - Legislação Comercial
Nos termos do artigo 442 da Consolidação das Leis do Trabalho, “o contrato individual de trabalho é o acordo, tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego”. Tendo em vista o que a CLT dispõe sobre relação de emprego e contrato de trabalho, assinale a alternativa correta:
	
	B
	O contrato de trabalho por prazo determinado que for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar com prazo indeterminado.
Você acertou!
(CORRETA: artigo 451 da CLT) (VENERAL; ALCANTARA, 2014, cap. 7)
 
Questão 6/10 - Legislação Comercial
“ - Distinção entre direitos, garantias e remédios constitucionais. Rui Barbosa, analisando a Constituição de 1891, foi um dos primeiros estudiosos a enfrentar a distinção entre os direitos e as garantias fundamentais. Ele distinguiu “as disposições meramente declaratórias, que são as que imprimem existência legal aos direitos reconhecidos, e as disposições assecuratórias, que são as que, em defesa dos direitos, limitam o poder. Aquelas instituem os direitos, estas as garantias; ocorrendo não raro juntar-se, na mesma disposição constitucional, ou legal, a fixação da garantia, com a declaração do direito. ” Assim, os direitos são bens e vantagens prescritos na norma constitucional, enquanto as garantias são os instrumentos através dos quais se assegura o exercício dos aludidos direitos (preventivamente) ou prontamente os repara, caso violados. - Resta diferenciar as garantias fundamentais dos remédios constitucionais. Estes últimos constituem espécies do gênero garantia. Isso porque, uma vez consagrado o direito, a sua garantia nem sempre estará nas regras definidas constitucionalmente como remédios constitucionais (ex: habeas corpus, habeas data, etc.).  (...)” (ÁVILA, Luciano. Curso de remédios constitucionais. Aulas exibidas 17, 18 e 19 de setembro de 2008 – Saber Direito – TV Justiça)
Sobre os remédios constitucionais e suas competências é possível afirmar:
	
	C
	O habeas data é o remédio constitucional que permite ao cidadão ter acesso a todas as suas informações disponíveis a seu respeito junto ao Poder Público ou entidades públicas. O acesso a estas informações deve ser justificado e também é possível requerer a sua retificação.
Você acertou!
Além de ter acesso às informações constantes nos seus registros, o cidadão tem direito de requerer a retificação dos mesmos caso estejam incorretos e o habeas data é o remédio constitucional aplicável para o caso.
Questão 7/10 - Legislação Comercial
John Smith nasceu nos Estados Unidos da América. Sua mãe é brasileira e seu pai é americano. Após completar 15 anos, a família de John passou a residir no Brasil. Ao completar 18 (dezoito) anos e atingir a maioridade, John decidiu que viveria permanentemente no Brasil e optou pela nacionalidade brasileira.
Tendo em vista o que determina a Constituição Federal a respeito de nacionalidade, assinale a resposta correta:
	
	A
	Ao optar pela nacionalidade brasileira, John será considerado brasileiro nato, uma vez que é filho de mãe brasileira.
(CORRETO: art. 12, inciso I, alínea c, da CF, determina que filhos nascidos de pai ou mãe brasileira registrados em repartição brasileira competente que optarem pela nacionalidade brasileira, são brasileiros natos. (VENERAL; ALCANTARA, 2014, cap. 2)
Questão 8/10 - Legislação Comercial
O artigo 3º do Código Tributário Nacional, Lei nº 5.172/66, traz a definição de tributo como “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.
Tendo em vista o conceito de tributo e a constituição do crédito tributário, assinale a alternativa correta:
	 
	A
	Ordinariamente os tributos somente podem ser instituídos por Lei, contudo a Constituição Federal admite exceções.
(CORRETA: é possível a instituição e majoração de tributos através de medida provisória, em decorrência da relevância e urgência da medida) (VENERAL; ALCANTARA, 2014, cap. 6)
Questão 9/10 - Legislação Comercial
Assinale a alternativa correta que contém afirmação presente no Código Civil a respeito da figura do empresário:
	
	E
	O pequeno empresário está dispensado de manter sistema de contabilidade com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva.
(CORRETA: art. 1.179, § 2º, do CC – o pequeno empresário está dispensado da manutenção de um sistema de contabilidade) (VENERAL; ALCANTARA, 2014, cap. 5)
 
Questão 10/10 - Legislação Comercial
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é um organismo internacional que edita normas relacionadas aos mais diversos temas relacionados ao trabalho por meio de suas Convenções. O Brasil, ainda que seja membro da OIT, não é obrigado à ratificação de todas as Convenções expedidas pelo órgão internacional, pois é soberano em relação às normas de direito que vigem no seu território. Caso haja a ratificação de norma de direito internacional que seja contrária ao disposto no direito interno é possível denunciar àquela e suspender a sua aplicação ou adequar a norma interna a respeito do tema.
Sobre a aplicação das normas internacionais no território brasileiro assinale a alternativa correta.
	
	D
	As Convenções da OIT ratificadas pelo Brasil, quando versarem sobre direitos humanos, adquirem status de norma constitucional e nenhuma lei infraconstitucional pode estar em desacordo;
As normas internacionais, sejam convenções ou tratados internacionais, quando
tiverem conteúdo protetor aos direitos humanos, adquirem status constitucional ao integrarem o ordenamento jurídico pátrio, de modo que se alguma norma infraconstitucional estiver em desacordo passa a ser considerada inconstitucional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais