Buscar

Resumo 2ª Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PARASITOLOGIA HUMANA – 2ª PROVA
Plasmodium sp. – Malária 
CICLO DE VIDA: 
- SEXUADA (MOSQUITO): durante o repasto sanguíneo o mosquito ingere as formas sanguíneas do parasito, mais somente o gametócito é capaz de se desenvolver em seu organismo. Os gametócitos femininos se transformam em macrogametas e os gametócitos masculinos dão origem a oito microgametas, onde um microgameta fecundará um macrogameta dando origem a um zigoto. Horas após a fecundação o zigoto ganha motilidade e se transforma em oocineto, que ao se aderir na parede do intestino sofre encistamento, dando origem ao oocisto, a partir disso é iniciado um processo de divisão esporogônica, o oocisto se rompe dando origem aos esporozoítos. Esses esporozoítos são disseminados pelo corpo do inseto até atingirem o ducto salivar para serem injetados no hospedeiro vertebrado durante o repasto sanguíneo. 
- ASSEXUADO (HOMEMANIMAL): os esporozoítos são inoculados no homem durante o repasto sanguíneo, após invadirem os hepatócitos os esporozoítos se diferenciam em trofozoítos pré-eritrocítos que se multiplica por reprodução assexuada do tipo esquizogonia dando origem aos esquizontes teciduais, e após a merozoítos, esse merozoítos serão liberados do fígado para circulação sanguínea através de vesículas. Após invadir os eritrócitos, os merozoítos se transformam em trofozoítos jovens e depois em trofozoítos maduros, o desenvolvimento intra-eritrocítico do parasito se dá por esquizogonia, onde os esquizontes formados dão origem aos merozoítos que invadirão novos eritrócitos. Depois de algumas gerações de merozoítos sanguíneos, ocorre a diferenciação em gametócitos.
MEIOS DE TRANSMISSÃO: principal meio de transmissão é a picada do mosquito parasitado, mais também pode ser transmitida através de transfusões sanguíneas, transmissão neonatal (passagem transplacentária). 
SINTOMAS: no acesso malárico inicialmente o infectado apresenta calafrios, palidez, tremores, taquicardia. 15 minutos depois, e notável a sensação de calor, cefaleia, depois de 4 horas é apresentado quadros de sudorese, queda da temperatura, transpiração abundante, sensação de alívio do mal-estar. Na malária grave os principais sintomas são: coma profundo na malária cerebral, anemia grave, insuficiência renal, inchaço dos pulmões, baço e fígado, hipoglicemia, convulsões. 
DIAGNÓSTICO: 
-CLINICO: notar baço e fígado aumentado, residência em áreas endêmica. 
- LABORATORIAL: detecção de antígenos do parasito no sangue, através do método de gota espessa ou esfregaço sanguíneo.
TRATAMENTO: é realizada com o uso de antimaláricos, capazes de interromper a esquizogonia sanguínea, como exemplo a cloroquina, droga ativada contra as formas sanguíneas do parasita. 
MEDIDAS PROFILÁTICAS: uso de repelentes, uso de antimaláricos e tratamento de pessoas já parasitadas, saneamento básico para evitar criadouros desses mosquitos. 
MALARIA E ANEMIA FALCIFORME: o parasita dentro da hemácia normal encontra um ambiente favorável para sua reprodução, quando o hospedeiro tem anemia falciforme a hemácia se rompe antes que o parasita de reproduza, sendo assim a anemia falciforme confere uma resistência à malária. 
Toxoplasma gonddi - Toxoplasmose
CICLO DE VIDA:
- SEXUADO OU COCCIDIANO (GATO): após a ingestão de cistos ou oocistos, os parasitos são liberados no intestino do gato, onde se multiplica por esquizogonia dando origem a merozoítos, o conjunto desses merozoítos que foram formados dentro do vacúolo parasitóforo rompe a célula parasitada de liberam os merozoítos que penetrarão novas células e darão origem a células sexuadas, os gametócitos, que após um processo de maturação dará origem aos gametas masculinos, microgametas e aos femininos, macrogametas. Os microgametas saem da célula de origem e fecunda os macrogametas de células epiteliais originando o zigoto, esse zigoto forma um parede externa e evolui para oocisto, que é liberado após o rompimento da célula epitelial e eliminado juntamente com as fezes do gato. Já no ambiente, o oocisto sofre maturação e produz dois esporocistos, cada um contendo quatro esporozoítos, quando maduro o oocisto se torna infectante quando ingerido por algum hospedeiro.
- ASSEXUADO (HOMEM): o parasitismo se inicia quando o homem ou outro hospedeiro ao ingere água e alimentos contaminados com o oocisto ou cistos, os esporozoítos são resistentes ao suco gástrico e chegam facilmente ao intestino. Ao atingirem a luz do TGI atravessam a mucos e se multiplicam dando origem a taquizoítos, que após invadem vários tipos celulares formando vacúolos parasitóforos, onde se dividem por endodiogenia originando novos taquizoítos que invadirão novas células. Os taquizoítos se espalham pelo organismo através do sangue e da linfa, caracterizando a forma aguda da doença. Devido à resposta imune do hospedeiro ocorre uma diminuição do parasitismo, onde os taquizoítos evoluem para cistos, caracterizando a forma crônica da infecção, podendo permanecer no organismo por longo tempo ou serem reativados.
MEIOS DE TRANSMISSÃO: consumo de alimentos e água contaminados, transfusões sanguíneas, transmissão neonatal (passagem transplacentária).
SINTOMAS: febre, manchas e dores pelo corpo, cansaço exagerado, ínguas, lesões da retina, mal formações dos fetos, cegueira, surdez, problemas no SNC, hidrocefalia.
DIAGNÓTICO:
- CLINICO: é mais difícil de fazer já que os casos agudos podem levar a morte ou evoluir para forma crônica da doença, onde não é possível notar características físicas e saber se o paciente teve contato com animais ou alimentos contaminados. 
- LABORATORIAL: detecção do parasita do sangue, através de presença de anticorpos. 	 
TRATAMENTO: geralmente as pessoas parasitadas se curam sozinhas outras pessoas que possuem o sistema imune baixo são tratadas com uma combinação de medicamentos, como por exemplo: Pirimetamina + Sulfadoxina.
MEDIDAS PROFILATICAS: evitar contato com animais parasitados, consumir alimentos e águas tratados, manter higiene pessoal, realizar exames laboratoriais para detectar presença do parasito antes de engravidar. 
Schistosoma mansoni – Esquistossomose
CICLO DE VIDA:
- SEXUADA (HOMEM): o homem se contamina ao entrar em contato com as águas dos rios onde existem estes caramujos infectados, depois de penetrar o epitélio a cercaria entra na corrente sanguínea ou linfática, onde perde sua motilidade e se transforma em esquitossômulos, que são transportados ao coração, distribuídos na circulação, e chegam no fígado pela veia porta, lá ficam alojados e amadurecem e se tornam adultas, em pares vão migrar para veia mesentérica onde se reproduzem originando novos ovos. Na fase adulta sua membrana passa por renovações constantes para que não seja reconhecido pelo SI. Cerca de 50% do parasita permanecem alojados e os outros 50% são eliminados pelas fezes do hospedeiro.
- ASSEXUADA (CARAMUJO): na água o parasita se encontra na forma de ovo que é gerado através da reprodução sexuada, após eclodir o ovo da origem ao miracídio, forma de vida que possui motilidade e é infectante do caramujo Biomphalaria. Ao penetrar o caramujo, o miracídio adquire a forma de esporocisto através da reprodução assexuada dando origem às cercarias, que são a forma de vida liberadas pelo caramujo e infectantes ao homem. 
MEIOS DE TRANSMISSÃO: penetração da cercarias na pele e mucosas. 
SINTOMAS: Na fase aguda: coceiras, dermatites, febre, tosse, diarreias, vômitos e emagrecimentos. 
Na fase crônica: diarreias, aumento do baço e fígado, hemorragias, abdômen dilatado. 
DIAGNÓTICO:
- CLINICO: levar em conta a fase da doença, e hábitos e origem do paciente. 
- LABORATORIAL: presença do parasito nas fezes, biopsia retal e hepática.
- IMUNOLOGICO: teste de ELISA. 
TRATAMENTO: tratamento é realizado com antipasitários, como praziquantel e oxamniquina.
MEDIDAS PROFILATICAS: combate ao caramujo, tratamento dos doentes, evitar contato com água contaminada, ferver água antes de utilizar, saneamento básico.Fascíola hepática
CICLO DE VIDA: 
-ASSEXUADA (CARAMUJO): os ovos eliminados pelas vezes ao entrar em contato com a água liberam miracídio, forma infectante do caramujo Lymnaea. Ao penetrar no caramujo, o miracídio se transforma em esporocistos que em seu interior são formadas as rédias, que após darão origem as cercarias que serão liberadas na água, que se fixam nas plantas aquáticas onde sofrerão encistamento dando origem a metacercaria.
- SEXUADA (HOMEMANIMAL): depois de ingeridas as metacercarias ao chegas ao intestino sofrem desencistamento e liberam larvar que irão se alojar no fígado, e logo após vão para os ductos biliares onde evoluirão para vermes adultos, e realizando a produção de ovos, que serão eliminados junto com as fezes do hospedeiro. 
MEIOS DE TRANSMISSÃO: através da ingestão de alimentos e água contaminados.
SINTOMAS: grande parte dos infectados são assintomáticos. Quando apresentam sintomas, incluem: febre, tremores, aumento do fígado, vômitos, obstrução dos canais biliares, hepatite, diarreia ou anemia.
DIAGNÓTICO:
- CLINICO: difícil de ser realizado por não ser uma doença sintomática.
- LABORATORIAL: presença de ovos nas fezes.
- IMUNOLOGICO: sendo o diagnostico mais eficiente, inclui os métodos de ELISA e imunofluorescência.
TRATAMENTO: o tratamento é realizado com antipasitários, como o albendazol e o bithionol.
MEDIDAS PROFILATICAS: eliminação dos caramujos, evitar consumo de água e alimentos que possam estar contaminados, tratamento de animais e pessoas contaminadas.

Outros materiais