Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL 05 CENÁRIO ECONOMICO MUNDIAL E SISTEMÁTICA DA IMPORTAÇÃO NOTA 100

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Sistemática de Importação
Tão importante quanto negociar internacionalmente é efetivar o pagamento da operação de importação. E para realizar essa atividade com exatidão, se faz importante conhecer as formas mais usuais de pagamento das importações.
A partir do enunciado, leia atentamente as proposições a seguir e avalie a correlação entre elas:
I – No Advanced Payment o pagamento da mercadoria é realizado quando o exportador encaminha ao importador a documentação que comprova o embarque da mercadoria. É o método de pagamento mais seguro para o importador.
                                                                         PORQUE 
II – Garante que o importador receberá a mercadoria sem ter que realizar pagamentos sem garantias e geralmente esse método de pagamento é autorizado pelo exportador quando já existe uma relação sólida de comércio entre as partes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	As asserções I e II são proposições falsas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois a asserção I faz menção a modalidade de pagamento conhecida como Pagamento Mediante Apresentação de Documentos de Embarque. Diferente do Advanced Paymentque é o pagamento realizado antecipadamente, onde o importador realiza o pagamento antes da mercadoria ser embarcada e até mesmo produzida. Rota 6 – Tema 1.
	
	E
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas e a II contradiz a I.
Questão 2/5 - Cenário Econômico Mundial
Historicamente a relação comercial do Brasil com a Europa sempre foi importante, desde os primeiros ciclos econômicos ainda como um país colônia até os dias de hoje. Considere as afirmações a seguir:
I. União Europeia é uma maneira generalizada de se referir aos países daquele continente, porém as negociações comerciais são estabelecidas individualmente com cada mercado, de acordo com as oportunidades de cada um.
II. O Brasil é um exportador de serviços para os países membros da União Europeia através de imigrantes legais que vivem e trabalham em diversos países.
III. Embora representativo em volume, a relação entre o Brasil e o bloco econômico europeu possui alguns impedimentos que se referem a medidas protecionistas de ambos os lados.
As afirmações são verdadeiras em:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente a afirmativa I.
	
	B
	Somente a afirmativa II.
	
	C
	Somente a afirmativa III.
Você acertou!
Rota 6. Tema 4. Página 12.
As negociações entre os mercados são prevalecidas através de blocos (Europeu e Mercosul)
A principal exportação do Brasil, são itens básicos como minério de ferro e petróleo e não serviços como descreve a afirmativa.
	
	D
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	E
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
Questão 3/5 - Sistemática de Importação
Há dois tipos de fechamento de câmbio para realização da negociação internacional, o exportador pode gerar a obrigatoriedade de pagamento com cobertura cambial, a qual necessita de aquisição de moeda estrangeira, e sem cobertura cambial que não prevê a compra de moeda estrangeira para o fechamento de câmbio.
Considerando esse contexto, no caso de uma importação o fechamento de câmbio, avalie as afirmações a seguir:
I. Importação sem cobertura cambial – se caracteriza como um processo normal de importação, com fatura proforma (Proforma Invoice), fatura comercial (Commercial Invoice), Registro de DI, entre outros documentos pertinentes.
II. Importação com cobertura cambial – é possível realizar o pagamento antecipado, a vista ou a prazo, que deverá ser informada na emissão da fatura comercial (Commercial Invoice).
III. Importação sem cobertura cambial – não há necessidade de pagamento da mercadoria e dos seus custos com o deslocamento, pois a mesma se destinará a outros fins que não sua venda.
IV. Importação com cobertura cambial – no caso de pagamento antecipado e não recebimento da mercadoria pelo importador, o exportador tem até 30 dias para realizar a repatriação do montante pago.
Estão corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II, apenas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a).
As afirmativas I e II estão corretas porque descrevem corretamente as importações com cobertura cambial ou sem cobertura cambial.
A afirmativa III está incorreta, pois na importação sem cobertura cambial não há necessidade de pagar a mercadoria, mas pode haver outros custos envolvidos como aluguéis, mesmo assim é considerada sem cobertura cambial. A afirmativa IV está incorreta, pois no caso de não recebimento da mercadoria o importador terá até 30 dias para realizar a repatriação do montante pago ao exterior. Rota 6 - Tema 2.
	
	B
	I e III, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	II e IV, apenas.
	
	E
	III e IV, apenas.
Questão 4/5 - Cenário Econômico Mundial
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em sua página sobre os EUA (2017), a intensidade das relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos é demonstrada pelos mais de trinta mecanismos de diálogo entre os dois governos, que abarcam temas como comércio, investimentos, energia, meio ambiente, educação, ciência, tecnologia e inovação, defesa, segurança Enunciado Contextualização (elemento-base).
Considerando as negociações entre o Brasil e EUA:
I. O mercado de exportação para os Estados Unidos em termos de receitas caiu do primeiro para o terceiro lugar, após o mercado asiático representado pela China, e pela União Europeia, porém este mercado não perdeu a sua importância.
                                                PORQUE
II. O perfil de importação dos Estados Unidos prevalece em produtos industrializados, que significa produtos com maior valor agregado é importante para a evolução do modelo econômico do país  
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	A primeira asserção é falsa, e a segunda verdadeira.
	
	B
	A primeira asserção é verdadeira, e a segunda falsa.
	
	C
	As duas asserções são falsas.
	
	D
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Você acertou!
Rota 6. Tema 3. Pagina 12.
A segunda afirmativa complementa e justifica a primeira, informando os motivos do Nafta não querer uma união maior com outros países e o Mercosul querer se tornar um mercado que busca se tornar comum de livre circulação (de bens, pessoas, etc). 
 
	
	E
	As duas asserções são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
 
Questão 5/5 - Sistemática de Importação
Uma das formas de fiscalizar as empresas que estão negociando no mercado internacional mercadorias de alto valor (máquinas, equipamentos, ferramentas), que possuam financiamento superior a 360 dias, é pelo Registro de Operações Financeiras (ROF). Esse registro deve ser realizado nas condições comerciais conforme a documentação que acompanha o processo.
Dentre as operações que exigem o Registro de Operações Financeiras têm-se:
I. Importação de carros de luxo.
II. Serviços de assistência técnica.
III. Arrendamento mercantil externo.
IV. Obras de arte e pedras preciosas.
V. Franquias; Licença de Uso ou Cessão de Patente.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I, II e III apenas.
	
	C
	II, III e V apenas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c)
As afirmativas II, III e V estão corretas porque fazem parte das operações que exigem registro do ROF.
As afirmativas I e IV estão incorretas porque Importações de carros de luxo e obras de arte e pedras preciosas não estão na lista de exigências de registro do ROF conforme material da Rota 6 e também o  Manual do Declarante RDE-ROF.  Rota 6 – Tema 4.
	
	D
	II, IV e V apenas.
	
	E
	III,
Página12