Buscar

APOL 3 GESTÃO DA QUALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão da Qualidade
Inovar é essencialmente focar no cliente e conhecer as três necessidades que ele tem. A primeira é qualidade. O cliente precisa encontrar valor ou satisfação no produto. A segunda é preço, que depende da qualidade e de seus custos. Por fim, há a disponibilidade. Ou seja, ter o produto disponível para que possa ser vendido. Portanto, é preciso conhecer as necessidades do cliente, bem como as tendências sociais e de consumo. Para tanto é possível utilizar uma ferramenta que considera as preferências do consumidor. Adaptado de http://exame.abril.com.br/revista-exame/como-inovar-e-cortar-custos-ao-mesmo-tempo/ para fins acadêmicos. Assinale a opção correta quanto a esta ferramenta:
Nota: 20.0
	
	A
	Just in Time
	
	B
	Kaizen
	
	C
	QFD
Você acertou!
De acordo com o tema 1 da Aula Teórica 4 sobre QFD
	
	D
	5S
Questão 2/5 - Gestão da Qualidade
Atualmente, é cada vez mais frequente a busca pela permanência no mercado devido à competitividade acirrada das empresas transportadoras de distribuição de remédios. Diante deste ambiente competitivo, a busca pela excelência nos serviços prestados é o diferencial para a sobrevivência destas transportadoras no mercado. Com o objetivo de melhorar a prestação dos serviços de uma destas empresas utilizou-se a aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD – Quality Function Deployment). Para tanto foi aplicado um questionário qualitativo e quantitativo, definido pela equipe de colaboradores, junto aos 763 clientes de uma transportadora distribuidora de remédios, e a partir do retorno do questionário de 80 clientes foi realizada uma análise dos dados para buscar uma solução de problemas operacionais que ocorrem na transportadora. 
Adaptado de http://ava.grupouninter.com.br/ccdd/producao/ccdd_grad/logistica/gstQualidFerramentas/a4T1/pdf/impressao.pdf
Esta situação mostra a utilização de uma das perguntas-chave a serem utilizadas na construção da casa da qualidade (ferramenta do QFD). Assinale a opção correta quanto a esta pergunta-chave:
Nota: 0.0
	
	A
	Voz do cliente
De acordo com o tema 1 da Aula teórica 4, acerca de QFD – Desdobramento da Função Qualidade
	
	B
	Análise da concorrência
	
	C
	Voz da engenharia
	
	D
	Correlação
Questão 3/5 - Gestão da Qualidade
No início do mês, a rede de lanchonetes dos Estados Unidos CaliBurger começou a usar o robô chapeiro Flippy, desenvolvido pela Miso Robotics, para ajudar na produção de hambúrgueres. O objetivo é que o robô ficasse em uma das lojas de Pasadena, na Califórnia, para ajudar os humanos durante os momentos mais movimentados da lanchonete. Porém, conforme relata o Digital Trends, o robô não ficou muito tempo no emprego, e o motivo é inusitado. Um dia depois de ser instalado, o Flippy foi deixado de lado temporariamente por ser rápido demais. Com o Flippy, é necessário que os funcionários humanos trabalhem em torno de sua forma de operar. Não é possível conversar com o robô como se faria com um colega humano. O braço robótico de seis eixos é aparafusado ao chão da cozinha e recebe pedidos por meio de bilhetes digitais. Ele é equipado com visão térmica e os tempos de cozimento são exibidos em uma tela para ajudar os funcionários humanos a saberem quando adicionar queijo ou preparar os pães. Ele só voltará ao trabalho quando todos os funcionários estiverem treinados. A partir daí a rede de lanchonetes espera ter, pelo menos, 50 locais operando com o robô até o final de 2018. Adaptado de https://olhardigital.com.br/noticia/robo-que-prepara-hamburgueres-e-demitido-no-primeiro-dia-de-trabalho/74535
Observando o caso, para obter uma forma de melhorar o relacionamento entre robô e humanos e, assim, ministrar um treinamento mais eficaz, se poderia utilizar da ferramenta Mapa de Processos, pois:
I. Os mapas de processo são uma ferramenta usada pela qualidade para se estudar melhorias de processo, necessárias na situação apresentada.
II. O mapa de processos é uma maneira organizada de registrar todas as atividades executadas por uma pessoa e por uma máquina em uma estação de trabalho envolvendo um cliente ou materiais.
III. O uso do mapa de processos eliminará todo o comportamento humano do processo.
Assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente a afirmação I é correta
	
	B
	Somente a afirmação II é correta
	
	C
	Somente as afirmações I e II são corretas
Você acertou!
De acordo com o tema 3 da Aula teórica 3, acerca de Mapa de Processos
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas.
Questão 4/5 - Gestão da Qualidade
A diversidade genética brasileira é perceptível até pelo olhar e sempre foi de conhecimento comum que somos formados por uma mistura de diferentes povos. Mas, para entender nossa origem de forma mais específica, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará decidiram investigar as marcas genéticas presentes na população do semiárido nordestino do Brasil. A pesquisa trouxe resultados inesperados. O DNA coletado para o estudo revelou 56,8% de origem europeia (portuguesa e holandesa), número superior ao que se normalmente imaginava, e 22,9% de origem africana (principalmente do Quênia). A maior surpresa, porém, foi a detecção de 20,3% de origem ameríndia, com ascendência de povos asiáticos originários de Bangladesh, na região de Bengala. Para chegar a esses números, foi coletada a saliva de 1.538 crianças de até 36 meses de idade em cidades interioranas do Nordeste. Foram incluídas as cidades de Crato (CE), Picos (PI), Ouricuri (PE), Cajazeiras, Sousa e Patos (PB). Realizada em parceria com a Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, a pesquisa surgiu como desdobramento de um estudo sobre a influência da genética nos casos de diarreia no Nordeste. O DNA coletado por meio da saliva de crianças que participaram desse estudo serviu como material de análise para a identificação de biomarcadores que ajudaram a revelar a origem dos nossos povos. Adaptado de https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2018/03/qual-e-a-origem-genetica-dos-povos-do-semiarido.html
O trecho do texto em que se expressa que “foi coletada a saliva de 1.538 crianças de até 36 meses de idade em cidades interioranas do Nordeste” diz respeito a uma das etapas da aplicação de técnicas estatísticas para obtenção e análise de dados: Assinale a opção correta quanto a esta etapa:
Nota: 20.0
	
	A
	Coleta de dados
Você acertou!
De acordo com o tema 2 da Aula teórica 4, acerca de Obtenção e coleta de dados
	
	B
	Exposição dos dados
	
	C
	Modelos estatísticos
	
	D
	Variáveis contínuas
Questão 5/5 - Gestão da Qualidade
Após fechar mais de 237 mil postos de trabalho entre 2015 e 2016, o setor de serviços paulista voltou a gerar vagas formais em 2017. Foram abertos 7.318 postos de trabalho e pela primeira vez desde junho de 2015, o saldo de empregos acumulado em 12 meses fica positivo. Assim, o setor de serviços do Estado de São Paulo encerrou o ano com um estoque ativo de 7.301.434 trabalhadores formais, leve alta de 0,1% em relação ao fim de 2016. Em dezembro, o setor eliminou 57.011 empregos com carteira assinada, saldo de 136.405 admissões contra 193.416 desligamentos. O resultado não surpreende, uma vez que há uma sazonalidade negativa no último mês do ano, mas vale ressaltar que o número de vagas fechadas em 2017 foi o menor para um mês de dezembro desde 2013. A Pesquisa de Emprego no Setor de Serviços do Estado de São Paulo analisa o nível de emprego do setor de serviços. O campo de atuação está estratificado em 16 regiões do Estado de São Paulo e 12 atividades: transporte e armazenagem; alojamento e alimentação; informação e comunicação; financeiras e de seguros; imobiliárias; profissionais, científicas e técnicas; administrativas e serviços complementares; administração pública, defesa e seguridade social; educação; médicos, odontológicos e serviços sociais; artes, cultura e esportes e outras atividades de serviços. As informações são extraídas dos registros do Ministério do Trabalho, pormeio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Adaptado de https://revistanews.com.br/2018/02/27/setor-de-servicos-paulista-abre-mais-de-73-mil-vagas-formais-em-2017-aponta-fecomerciosp/
Pode-se observar nessa pesquisa que a estratificação de dados foi utilizada para que se tenha dados mais precisos sobre as várias situações de emprego em serviços. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A estratificação de dados tem por objetivo separar os dados levantados em grupos distintos
PORQUE
II. Desta forma, é possível analisar os dados separadamente para descobrir onde realmente está a verdadeira causa de um problema.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
Você acertou!
De acordo com o tema 3 da aula teórica 4, em Estratificação
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes