Buscar

Avaliação parcial corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS – DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
CH 896- BIOSSEGURANÇA
AVALIAÇÃO PARCIAL – 31/10//2014
Nome: RESOLUÇÃO DA PROVA
LEIA ATENTAMENTE AS QUESTÕES E SELECIONE QUATRO PARA RESOLVER, SENDO UMA DE CADA ASSUNTO!
	
1. (Introdução à Biossegurança/Boas práticas de laboratório). Complete corretamente as sentenças a seguir:
a) A Conferência de Asilomar (California,, EEUU, 1975), marco na história da ética aplicada à pesquisa, tratou de aspectos de proteção aos pesquisadores e demais profissionais envolvidos nas áreas onde se realiza o projeto de pesquisa (manipulação genética);
b) O Protocolo de Cartagena, resultado de reunião (Cartagena, Colômbia, 1999) disciplina questões envolvendo o estudo, a manipulação e o transporte de organismos geneticamente modificados (OGM) entre os países membros do acordo;
c) A Lei Brasileira de Biossegurança No.11.105 de 24/03/2005 estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades envolvendo organismos geneticamente modificados (OGM);
d) A Biossegurança latu sensu inclui as atividades de laboratório e OGMs. Por outro lado, a biossegurança strictu sensu trata das atividades que envolvem apenas organismos geneticamente modificados (OGMs).
2. (Introdução à Biossegurança/Boas práticas de laboratório). Explique, claramente, por que se deve EVITAR:
	a)
	correr no ambiente de trabalho
	Aumenta a chance de acidentes; ex.: esbarrar em pessoas trabalhando com reagentes perigosos, cair e bater a cabeça em algum lugar etc.
	b)
	 trabalhar no laboratório no mesmo horário do pessoal da limpeza
	A pessoa trabalhando no lab poderá estar protegida com EPIs e o pessoal da limpeza não, podendo assim ficar exposto aos riscos. Da mesma forma, o pessoal da limpeza pode gerar aerossóis que podem lhe prejudicar, pois somente eles estarão usando os EPIs apropriados.
	c)
	obstruir os ouvidos enquanto trabalha
	No ambiente de trabalho tem-se que estar atento para barulhos estranhos, que podem indicar algum risco. Além disso, alguém pode lhe alertar sobre um perigo iminente e vc não ouvir para se proteger.
	d)
	reencapar agulhas após uso
	Não se deve re-encapar agulhas para se evitar risco de contaminação com o material biológico com o qual se está trabalhando.
	e)
	transportar nitrogênio líquido no carro com janelas fechadas
	O nitrogênio líquido (-196 ºC) pode reduzir a concentração de oxigênio no ar e poderá atuar como um asfixiante, especialmente em espaços confinados. 
 
3. (Riscos químicos, físicos e biológicos). Complete corretamente as sentenças: 
a) O risco biológico individual da bactéria utilizada como arma biológica Bacilus anthracis é alto, porém para a comunidade o risco é limitado (ou moderado). Pode provocar infecções no homem e nos animais graves, podendo se propagar de indivíduo para indivíduo, porém existem medidas terapêuticas e de profilaxia. É, pois, do nível de segurança 3;
b) as substâncias químicas de riscos podem ser classificadas em 5 grupos, que são: tóxicas, inflamáveis, corrosivos, reativos (incluindo radioativos) e gases comprimidos;
c) as fichas de segurança dos produtos químicos (FISPQ) possuem geralmente 16 seções. Mencione quatro dessas seções, que nos trazem as informações mais importantes para a eventualidade de um acidente de derramamento. i. medidas de primeiros socorros; ii. medidas de controle para derramamento ou vazamento; iii.informações toxicológicas; iv. Condições sobre tratamento e disposição. Poderia ser ainda informações ecológicas. 
d) os laboratórios de nível de biossegurança 3 (Em Fortaleza existe o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará) lidam com patógenos que podem provocar infecções no homem e nos animais, podendo se propagar de indivíduo para indivíduo, porém existem medidas terapêuticas e de profilaxia OU lidam com patógenos cujo risco individual é alto e para a comunidade é limitado;
e) São 3 exemplos de soluções desinfetantes para nos proteger dos riscos biológicos o hipoclorito de sódio, o quaternário de amônia e o álcool a 70%;
f) Dentre os riscos das radiações não-ionizantes, como a UV, podemos citar dois, quais sejam: queimaduras na pele, alterações que predispõem ao câncer de pele. [Poderia ser citado também fotoenvelhecimento].
4. (Riscos, químicos, físicos e biológicos). Dadas as informações abaixo, descreva, detalhadamente, como as mesmas são utilizadas no diagrama de Hommel (losango colorido).
O diagrama de Hommel consiste da utilização de quadrados (formando um losango) que expressam tipos de risco em graus que variam de 0 a 4, cada qual especificado por uma cor (branco, azul, amarelo e vermelho), que representam, respectivamente, riscos específicos, risco à saúde, reatividade e inflamabilidade. Os riscos específicos não são representados por números, mas por palavras que denotam a especificidade do risco. Ex. corrosivo, alcalino etc. Ver figura abaixo.
5. (Procedimentos operacionais padrão/mapa de risco). Analise o mapa de risco do Laboratório de Bioprospecção de Recursos Regionais e respectiva legenda e responda ao que se pede a seguir:
a) Dentre os 3 ambientes com risco químico, qual o de maior risco? Por que? O ambiente de maior risco químico é o do meio da planta, ou seja o que mostra os números de 12 a 26. Este ambiente apresenta 10 círculos vermelhos, que representam os riscos químicos, enquanto o ambiente com números 1 a 8 apresenta seis círculos vermelhos e aquele de 27 a 36 só tem 3 círculos vermelhos. Os demais não apresentam riscos químicos, mas apenas riscos biológicos (círculos marrons), ergonômico (círculos amarelos) e riscos físicos (círculos verdes).
b) Dentre todos os ambientes ilustrados, qual o mais salubre? Por que?
Dentre os ambientes ilustrados, os mais salubres (sadios, saudáveis, que apresentam menos riscos) são o gabinete da professora (sem nenhuma indicação de risco) e o ambiente com mesas de estudo – número 37 (risco ergonômico apenas).
6. (Procedimentos operacionais padrão/mapa de risco). Qual o procedimento Operacional Padrão para a criação de um mapa de risco, ou seja, como você instruiria alguém a construir o mapa de risco de um laboratório de pesquisa?
Primeiramente vc localizaria a planta baixa do laboratório. Em seguida, faria o levantamento dos equipamentos, reagentes químicos, reagentes biológicos e respectivas atividades realizadas em cada área. Em terceiro lugar, avaliaria os riscos de cada atividade ali realizada. Finalmente, representaria simbolicamente os riscos, obedecendo às normas: círculos grandes, médios e pequenos para representar gravidade do risco (sendo grande o risco maior), cores: marrom para risco biológico, azul para risco de acidente, amarelo para risco ergonômico, vermelho para risco químico e verde para risco físico.
7. (Biossegurança e Biodiversidade). A Normativa No.154 (Ibama 2007) estabelece as regras para coleta de material biológico e prevê a possibilidade de o pesquisador obter autorização permanente ou temporária para a realização de coleta, captura e transporte de material biológico. Sobre essa Normativa, responda:
a) Em que circunstâncias e em que portal devemos solicitar autorização ao Ibama para coleta de material botânico?
Quando se tratar de vegetais hidróbios ou espécies que constem nas listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção OU quando a coleta for em áreas de conservação federais.
Portal = SISBIO = Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade OU SISFAUNA = Sistema de autorização e Informação em Fauna ou órgão estadual equivalente. (3 informações valem 1,25)
b) Que atividades de pesquisa não permitem autorização permanente? (4 informações valem 1,25)
a) Coleta e transporte de espécies que constem nas listas oficiais das ameaçadas de extinção.
b) Recebimento ou envio de material biológico para o exterior. 
c) Realização de pesquisa em unidade de conservação federal ou em cavidade 
natural subterrânea.
Liofilizador
Fonte de EletroforeseCentrifuga
Cafeteira
Microndas
Potenciômetro/pHmetro
Espectrofotômetro para cubeta
Espectrofotômetro para microplaca (Epoch)
Estufa incubadora B.O.D.
Estante de mosquitos de Aedes Aegypti
Estante de larvas e pupas de Aedes Aegypti
Banho de Dubernoff
Estufa de vidrarias
Balança
Balança analítica
Estoque de reagentes sólidos
Geladeira para reagentes
Capela
Reagentes líquidos – Ácidos
Capela com Micro/Macro Kjeldahl
Banho Maria
Freezer vertical
Reagentes líquidos
Reagentes sólidos
Isofrio
Reagentes finos
Destilador
Descarte de perfuro/cortantes
Analisador hematológico
Geladeira para reagentes
Freezer para descarte
Estufa
Capela
Estante para ratos
Estante para camundongos
Gaiolas metabólicas
Mesas para estudo
Risco Químico Risco Pequeno
Risco Biológico Risco Moderado
Risco Físico Risco Alto
Risco Ergonômico
Risco de Acidentes
1
2
3
6
7
8
9
11
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
25
27
28
29
15
30
31
32
33
34
36
35
26
5
37
37
21
4
�
�

Outros materiais