Buscar

AV2-redesdecomputadores

Prévia do material em texto

AV2 – Redes de computadores
1)Em relação ao ataque de um Hacker a uma rede podemos afirmar que:
Ataques passivos são muito difíceis de detectar pois não envolvem alteração dos dados.
2)Em uma rede com três Roteadores, o gateway de um Host será sempre:
A interface do Roteador de sua Rede. 
3 - Descreva o protocolo Telnet, padronizado pela RFC´s 854 a 861l? 
é um protocolo simples de terminal remoto. Ele permite que um usuário em determinado site estabeleça um conexão TCP com um servidor login situado em outro site. A partir do momento que se inicia a sessão de trabalho remoto, qualquer coisa que é digitada é enviada diretamente para o computador remoto
4) O protocolo ADSL é um dos protocolos da camada de enlace mais utilizados hoje em dia. È correto afirmar que ele é um protocolo:
 Ponto-a-Ponto
5) Com relação aos serviços prestados pelos servidores, pode-se afirmar que: 
I- Servidor de arquivos usa um servidor de arquivo para armazenar dados, num padrão onde é lido por uma aplicação específica. Utilizando-se de uma linguagem codificada chamada Structured Query Language (SQL), o usuário consegue enviar uma informação e o servidor entendendo o pedido, executa a consulta, processa a informação e retorna com o resultado. 
II- Servidor de banco de dados possui a função de oferecer aos módulos clientes os serviços de armazenamento, de compartilhamentos de discos, controle de acesso a informações. Deve ser criado, obedecendo regras de autorização para aceitar pedidos de transações das estações clientes e atendê-los utilizando seus dispositivos de armazenamento de massa. A utilização pelo usuário é em substituição ou em adição ao sistema de arquivos existente na própria estação local. 
III- Servidor de gerenciamento possui a função de monitorar o tráfego de dados, verificar o estado e o desempenho de uma estação da rede, ou monitorar o meio de transmissão e de outros sinais, o servidor de gerenciamento é necessária para a detecção de erros, diagnoses e para resoluções de problemas, tais como falhas no meio, diminuição do desempenho etc. 
De acordo com a abordagem, assinale a opção CORRETA: 
Somente os item III está correto. 
6) Do ponto de vista do usuário, qual o protocolo da camada de aplicação tipicamente utilizado para receber emails?
POP3
7 - João e Pedro e Tiago são sócios em um pequeno escritório que possui uma única sala compartilhada pelos três sócios. 
Originalmente eles possuíam apenas dois computadores cada um com uma placa de rede padrão Ethernet 100Base T , interligados utilizando um cabo par trançado, sendo que os dois computadores funcionavam normalmente entre si. 
Com a aquisição de uma terceira máquina compraram em uma loja um Switch de 4 portas e dois cabos par trançado já prontos para uso( os cabo já possuíam conectores RJ 45 climpados) para colocar todas as maquinas em rede. 
Fizeram a instalação da seguinte forma: ligaram os computadores ao Switch utilizando um dos cabos novos no computador novo, o computador de João através de um dos novos cabos o de Tiago utilizando o cabo que eles já possuíam. 
Após configurar os endereços de rede em todas as maquinas notaram que tanto o computador novo quanto o de João estavam funcionando normalmente na rede,mas o de Tiago, com o cabo antigo, não funciona. 
Porque que isto esta acontecendo? Explique como você resolveria esta situação. 
O computador de Tiago não esta funcionando na rede porque como antes o cabo par trançado ligava diretamente dois computadores ele é do tipo crossover não se prestando a ligar um computador a um Switch. A solução é climpar novamente o cabo como direto ou comprar um novo cabo direto.
8) Assumindo que um servidor DHCP está configurado para utilizar o IP 200.100.50.1 e distribuir IPs para, no máximo, 50 Hosts, qual máscara deverá da melhor forma possível ser atribuída à essa rede? 
255.255.255.192
9) Sobre os elementos de interconexão de redes, podemos afirmar que: 
I - Os switches, diferentemente dos hubs, enviam cada pacote dos dados somente para o próximo nó da rede que faz parte da rota do pacote, o que confere maior segurança à rede. 
II - Gateways são estações de uma rede de computadores qu possibilitam a comunicação com outras redes, constituindo um caso especial de servidor de comunicação. 
III - As bridges tratam dos protocolos em camada de rede e retransmitem os pacotes destinados às redes que elas interligam, ou que precisam passar pelas redes que elas interligam para chegarem ao seu destino final. 
IV - Os hubs realizam broadcast, ou seja, enviam simultaneamente os pacotes de dados para todos os nós da rede de computadores. 
De acordo com a abordagem, assinale a opção CORRETA:
Somente os itens I, II e IV estão corretos.
10) A principal função de um cabo metálico ou cabo de fibra óptica em uma rede de comunicação é permitir a transmissão de sinais entre os dispositivos, componentes dessa rede, com o mínimo de degradação possível. Contudo, tanto o sinal elétrico quanto o sinal óptico ficam sob a ação constante de elementos internos e externos à rede. 
De acordo com a abordagem, assinale a opção CORRETA: 
(atenuação) O eco é a perda de energia por calor e radiação, degradando a potência de um sinal devido à distância percorrida no meio físico.

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes