Buscar

Consultoria interna de RH AV2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	 Fechar
	Avaliação: GST0341_AV2_201201746116 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	
	
	
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 
	
	 1a Questão (Cód.: 154304)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O consultor interno ao demonstrar disposição para considerar as mudanças e inovações na medida em que for conveniente e oportuno para a solução de problemas, agindo como um negociador inclusive diante das resistências, demonstra:
		
	
	conhecimento.
	
	potencial.
	
	organização.
	
	iniciativa
	 
	habilidade.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 96325)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve os OBJETIVOS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência e processo de treinamento
	 
	Ajustamento das estratégias de RH às estratégias organizacionais preparando-a para o futuro
	
	Valorização das experiências dos funcionários
	
	Cumprimento das rotinas operacionais e da legislação trabalhista
	 
	Valorização das competências e do Capital Intelectual e Humano
	
	
	 3a Questão (Cód.: 96765)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Koht, na consultoria de pacote:
		
	 
	Transfere-se a metodologia e técnicas administrativas para a empresa sem adequação da realidade
	 
	Transfere-se a metodologia e técnicas administrativas para a empresa com adequação da realidade
	
	São utilizadas metodologias que procuram atender ao caso específico da empresa
	
	A metodologia é definida pelo trabalhador
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	
	 4a Questão (Cód.: 154375)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Comente a afirmação: em primeiro lugar, há necessidade de que a área de RH proceda uma cuidadosa análise do nível de maturidade da cultura organizacional para a aceitação da mudança de enfoque.
		
	
Resposta: Antes da implementação de uma consultoria interna de rh, o consultor deve fazer uma análise geral da cultura da organização para identificar possiveis problemas e futuras resistências. Isso lhe dará mais base para enfrentar todo e qualquer tipo de problema e fará com que ele esteja um passo a frente caso surja uma resistência.
	
Gabarito: Sem dúvida é fundamental que, sabendo que existe uma estreita relação entre as estratégias do negócio e os valores, a cultura da organização, o RH avalie através de uma minuciosa análise se o processo de descentralização da execução das políticas e procedimentos da gestão de pessoas através das áreas funcionais da empresa é viável. Isto significa avaliar e constatar que os dirigentes dessas áreas, as gerências, devem efetivamente administrar os recursos humanos sob sua supervisão e conforme as diretrizes emanadas da área de gestão dos RH. Essa transformação exige a sensibilização e a preparação dos dirigentes para esse novo papel.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 154382)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Estudiosos e pesquisadores no campo da organização empresarial prenunciam que no futuro próximo a própria função de RH poderá assumir uma atuação cada vez mais voltada para consultoria interna. Você concorda com a afirmação? Explique.
		
	
Resposta: Sim. Porque a função de RH esta em constante mudança, com estudo é possivel sim que tudo isso aconteça.
	
Gabarito: Concordo. Nos últimos anos, a Consultoria Interna de RH manifestou-se como um fator importante numa nova ordem organizacional fundamentada nas competências e na polivalência dos colaboradores. Sua importância tem sido evidente desde a formulação das políticas de gestão de pessoas até a definição do estilo de liderança empresarial condizente com os novos tempos.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 96301)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Desburocratização e Racionalização se caracteriza por:
		
	 
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	 
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 96265)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A utilização de um consultor externo gera inúmeras vantagens exclusivas para a organização, considerando a possibilidade de contratação do consultor interno. Dentre as quais, podemos citar como principais vantagens do consultor externo:
		
	 
	Maior experiência e conhecimento diversificado, porque ele pode realizar o mesmo tipo ou natureza de trabalho em diferentes ramos de atividade em várias organizações.
	
	Facilidade para corrigir eventuais desvios ou avaliar o desempenho e os resultados haja vista sua presença constante na organização.
	
	Participação efetiva no processo como um todo, pois faz parte da organização e participa e acompanha o planejamento e implantação do processo.
	
	Maior acesso as pessoas e grupos da organização, facilitando a comunicação e o processo de implantação por trabalhar na organização.
	
	Alto grau de conhecimento dos aspectos e fatores informais existentes na organização, que são alavancadas ou retardantes das ações e resultados precisos e reais.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 96450)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A moderna Administração de Recursos humanos é hoje entendida como uma responsabilidade de cada chefia e uma função de staff . A esse respeito é correto afirmar que ela:
		
	
	Precisará do conhecimento e do potencial humano das pessoas, pois serão a grande arma para que a empresa se mantenha no mercado.
	
	Passará a ver as pessoas como força geradora de lucros, como partes inteligentes para gerir conhecimentos, incentivadas a se dedicarem, a terem responsabilidade e comprometimento, com as organizações
	
	Deverá impor mudanças necessárias a execução de suas estratégias, porém com transparência, levando-se em consideração, o mercado, o produto, o ambiente da organização, e o comprometimento de todos dentro da mesma.
	 
	Precisará antecipar-se às expectativas e atuar de forma descentralizada e eficiente, no que se refere à execução das políticas e práticas de gestão de pessoas
	 
	Já está praticando ou adequando a Gestão de Pessoas, de maneira exclusivamente horizontal, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários)são vistos como parceiros e tem mais chances de se manter no mercado e alcançar seus objetivos e metas.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 154290)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Há constatações da existência de inúmeras subculturas que se formam nas corporações mundiais. Os fatores que contribuem para isso são:
		
	
	a liderança, o modelo autocrático da unidade de negócio e a região em que a unidade está instalada.
	
	a liderança, a tecnologia de ponta da unidade de negócio e a região em que a unidade está instalada.
	
	a liderança, o modelo de gestão democrático da unidade de negócio e a região em que a unidade está instalada.
	 
	a liderança, a estratégia específica da unidade de negócio e a região em que a unidade está instalada.
	 
	a liderança, a estrutura organizacional da unidade de negócio e a região em que a unidade está instalada.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 96763)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Constitue um tipo de consultoria exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial. Estamos diante do conceito de consultoria:
		
	
	Autônoma
	
	Associada
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	 
	Interna
	 
	Exclusiva
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 03/06/2013 até 18/06/2013.
Parte inferior do formulário

Outros materiais