Buscar

Química da madeira- 1 V.A.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Química da madeira
1.Quais as principais características químicas da madeira?R=As principais características da composição química da madeira são:
-Sua complexidade: Vários componentes distribuídos desuniformemente devido à própria estrutura anatômica.
-Ser um sistema de alto-polímeros entrelaçados:Em função da presença de materiais de alto peso molecular. A separação dos mesmos torna-se difícil sem que haja significativas alterações em suas naturezas.
2.Com base na natureza química, relacione os componentes da madeira. Fale sobre cada um deles?R= 
*carboidratos, glicídeos ou açúcares, são representados principalmente pelos polissacarídeos, os quais soma cerca de 75% da substância da madeira, incluem: -celulose(principal componente-representa até 50% da madeira);-hemiceluloses;-Amido;-Substãncias pécticas;-Polissacarídeos solúveis em água.
*Substâncias fenólicas, substâncias aromáticas caracterizadas pela presença de grupos hidróxifenólicos que representam de 20 a 30% de tecidos da madeira. A maior parte das substãncias fenólicas compreendem um sistema conhecido como lignina, o qual é de alto peso molecular e insolúvel em solventes comuns. Algumas substâncias fenólicas são solúveis em água ou solventes orgânicos(taninos, materiais corantes, etc...)
*Terpenos, são hidrocarbonetos particulares que ocorrem sobretudo na chamada resina das árvores.Este grupo pode representar até 5% da composição química de coníferas sendo que nas folhosas aparece em quantidade muito pequenas ou pode mesmo estar ausente.
*Ácidos alifáticos, são ácidos graxo de alto peso molecular que ocorrem em todas as madeiras, principalmente em sua forma de éster.
*Álcoois e proteínas, os alcoóis são representados principalmente por alcoóis alifáticos. E as proteínas representam por sua vez uma significativa porção nos tecidos em desenvolvimento. Os tecidos adultos nunca representam mais de 1%.
*Constituintes inorgânicos, são representados pelas cinzas e são formados por elementos minerais(principalmente óxidos de Ca, Na,K, Si, MG, Fe, Al). Em madeiras de zonas tropicais pode ser maior que 5,0%.
*Outros componentes, aparecem em pequenas quantidades:alcoóis cíclicos, aldeídos, hidrocarbonetos, etc.
3.Faça uma chave de classificação dos componentes da madeira. Objetivando sua análise química?R= Madeira
 Componentes Acidentais Componentes fundamentais
Extrativos Componentes minerais e outros Polissacarídeos Lignina
 Celulose Hemiceluloses
 Hexonas Pentosanas Ácidos Urônicos
Esta classificação baseia-se principalmente na importância que cada um dos componentes tem na constituição estrutural da madeira.
4.O que são os componentes acidentais da madeira. Cite eles:R=São aqueles que não tomam parte essencial na formação estrutural da madeira. Incluem as substâncias que são solúveis em solventes orgânicos neutros(álcool, benzeno, etc.) solúveis em água quente ou que sejam voláteis com vapor de água. São os chamados extrativos da madeira.
5.O que são os componentes fundamentais da madeira. Cite eles:R=São aqueles que aparecem em toda e qualquer madeira e sem os quais a mesma perde sua identidade.Eles são os polissacarídeos insolúveis em água são os principais componentes dos compostos fundamentais, incluem a celulose, hemiceluloses,e a fração polissacarídeos da madeira pode ser isolada da madeira pela remoção de extrativos e da lignina, que é o segundo principal componente fundamental da madeira.
6.Fale sobre a variabilidade da composição química da madeira?R= A madeira é marcada desuniformemente na distribuição de sues componentes. Tal fato é mais marcante ainda se analisarmos em termos da distribuição quantitativa desses componentes. 
As maiores diferenças podem ser encontradas entre as espécies, embora variações consideráveis possam ocorrer dentro de uma mesma espécie devido a fatores genéticos e ecológicos de desenvolvimento.
Dentro de uma árvore a composição pode variar com a altura no tronco e com a distância da medula. A composição da madeira de galhos e raízes diferem da do tronco. Contudo, diferenças características são observadas no cerne e alburno, lenho outonal e lenho tardio, etc.
7.Conceitue em termos químicos o que é a madeira?R= A madeira é um material produzido a partir dos tecidos formados pelos componentes: Celulose, hemiceluloses, lignina, extrativos e composto minerais. Proviniente das plantas com lenho. A madeira é um material heterogêneo, sendo sua variabilidade estrutural e química refletida numa ampla gama de propriedades físicas, tais como: densidade permeabilidade; comportamento quanto à capilaridade; condutividade térmica; difusão da água de impregnação, entre outras.

Outros materiais