Buscar

AV Educaçao Especial 2.2014

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0249_AV_EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPE
	Turma: 9018/AA
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 10/11/2014 13:59:13 
	
	 1a Questão (Ref.: 201407413138)
	3a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A Declaração de Salamanca foi um documento assinado por vários países em ocasião de uma reunião na Espanha que se constituiu como um importante marco na luta pelos direitos humanos, pela igualdade de oportunidades para todas as pessoas e pela participação social efetiva da pessoa com deficiência como cidadão. 
Qual foi a principal premissa a ser defendida por essa declaração em relação ao sistema de ensino? 
		
	
Resposta: O direito do cidadão com deficiencia de ter um ensino igualitario. Onde o importante é o aprendizado e a igualdade, sem distinções.
	
Gabarito: 
RESPOSTA
A educação deve se organizar de forma a atender a todos os alunos na rede regular. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407926944)
	sem. N/A: Cultura das Diferenças
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Uma professora com deficiência física participou do processo seletivo para lecionar numa escola de ensino fundamental. Foi aprovada nas provas e na entrevista a diretora alegou que não poderia contratá-la porque sua deficiência prejudicaria o trabalho em sala de aula. Essa atitude da diretora revela:
		
	
	Uma atitude que defende os direitos da pessoa com deficiência. 
	
	Uma visão de neutralidade em relação à questão da deficiência. 
	
	Uma atitude de proteção à integridade da professora. 
	
	Uma atitude correta para garantir o direito dos alunos à educação. 
	
	Uma visão preconceituosa sobre a questão da deficiência. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407392909)
	5a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	De acordo com a proposta inclusiva de educação, podemos afirmar que o aluno cego ou com baixa visão: 
		
	
	apresenta dificuldades de aprendizado e deficiência intelectual. 
	
	necessita de professor particular em sua residência. 
	
	deve ser incluído na escola regular e não necessita da oferta de atendimento educacional especializado complementar. 
	
	apresenta potencialidades para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado como os demais alunos. 
	
	não necessita de adaptações de acesso ao currículo. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407583453)
	2a sem.: Educação Especial
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Nesse século XXI, as escolas devem receber todos os alunos,  realizando uma inclusão do aluno em classe comum da escola regular, garantindo um  atendimento educacional especializado, no turno oposto da escola e oferecendo apoio e suporte necessário para  o processo educacional de todos os alunos (escola inclusiva). Qual paradigma educacional define esse modelo  educacional ?
		
	
	Paradigma integrador.
	
	Paradigma de suportes.
	
	Paradigma de serviços.
	
	Paradigma médico-assistencialista.
	
	Paradigma regular.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407401126)
	9a sem.: TECNOLOGIA ASSISTIVA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Aline é aluna do sétimo ano de escolaridade de uma escola pública, possui paralisia cerebral e utiliza uma prancha de alfabeto para se comunicar na sala de aula com os amigos e professores. A prancha de alfabeto é uma forma de resolver com criatividade os problemas funcionais de pessoas com deficiência, é uma adaptação de acessibilidade chamada: 
		
	
	Motor 
	
	Reglete 
	
	Tecnologia assistiva 
	
	Sorobã
	
	Ábaco móvel 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407592098)
	sem. N/A: Confeência Internacional
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A conferência internacional apoiada pela UNESCO realizada na Espanha, em 1994, que foi marco na luta pelos direitos humanos, pela igualdade e participação efetiva da pessoa com deficiência, ficou conhecida como:
		
	
	Plano de ação governamental
	
	Declaração dos Direitos Humanos
	
	Declaração de Salamanca
	
	Constituição Federal
	
	Diretrizes Curriculares Nacionais
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407392407)
	6a sem.: Deficiência Auditiva
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Ana é professora do berçário da creche Gente Feliz e observa Miguel há 2 meses. Ele é um bebê de 10 meses de idade que quase não balbucia, não se interessa pelas canções e grita em momentos comuns do cotidiano. A creche já solicitou o resultado do Exame de AUDIOMETRIA, mas a família não tem recursos para fazê-lo. Essas características somadas ao fato de Miguel ainda não atender pelo nome podem levantar a suspeita de que seja portador de qual deficiência?
		
	
	Déficit de Atenção.
	
	Surdez.
	
	Hipotonia.
	
	Mudez.
	
	Dislexia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407591973)
	6a sem.: Educação Especial
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Aos 32 anos, a professora Débora de Araújo Seabra de Moura é a primeira professora com síndrome de Down no Brasil, segundo a Associação Síndrome de Down do Rio Grande do Norte. Ela é professora auxiliar de desenvolvimento infantil há nove anos e acaba de publicar o livro "Débora conta histórias", da editora Alfaguara. "Sempre gostei de ler, escrever, estudar, por isso escolhi ser professora. A leitura faz o aluno desenvolver muito a memória. Por mais que tenhamos dificuldades, não podemos desistir dos nossos sonhos", disse Débora, que fez curso de atriz para melhorar a deficiência que tem na dicção e poder se desempenhar mais como professora dos alunos do 1º ano do ensino fundamental.¿ Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/09/08/professora-com-sindrome-de-down-lanca-livro-de-fabulas-no-rn.htm Estabeleça a relação entre: o sucesso da professora Débora, o paradigma educacional de suporte e a legislação educacional brasileira. 
		
	
Resposta: Podemos dizer que a professora Débora teve o suporte e o apoio necessario durante sua vida academica, o que propiciou o seu sucesso. Além também do apoio na legislação brasileira que preve a inclusao de pessoas com deficiencias na sociedade.
	
Gabarito: De acordo com a 9394/96, LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a escola regular deverá aceitar a matrícula dos alunos com deficiência. O aluno com deficiência deverá estudar na escola regular e no horário contrário ao de sua turma, frequentar o centro educacional especializado. A equipe do centro educacional especializado dará suporte aos profissionais da escola regular. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407392609)
	8a sem.: Transtornos Globais do Desenvolvimento
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A respeito do autismo infantil ou autismo clássico é correto dizer que:
		
	
	Há diferentes graus e extensão do comprometimento: alguns casos afetam poucas áreas do desenvolvimento, em outros a maioria ou totalidade das áreas são afetadas.
	
	É um problema de total desadaptação social, devendo o paciente ser internado em hospitais psiquiátricos. 
	
	De acordo com o diagnóstico, podem ser de ordem: ortopédica- osteomielite, reumatismo, ausência de membros, escolioses, etc.
	
	Engloba a elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas de atividade do educando.
	
	É uma doença caracterizada por uma anomalia congênita onde a ausência de uma enzima que processa o aminoácido com o nome de fenilalanina faz com que ele se acumule no organismo tornando-se tóxico.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407401114)
	9a sem.: ALTAS HABILIDADES
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um aluno com altas habilidades que frequenta uma escola regular municipal foi incluído no programa de atendimento educacional especializado oferecido no contra-turno numa sala de recursos. De acordo com a propostainclusiva de educação, podemos afirmar que esta medida está: 
		
	
	correta porque o educando com altas habilidades necessita do atendimento educacional especializado para desenvolver seu potencial. 
	
	correta porque o aluno não precisará frequentar a turma regular e será desenvolvido um programa especial para desenvolver, ao máximo, suas habilidades específicas. 
	
	incorreta porque este aluno será segregado do convívio social. 
	
	incorreta porque este aluno deverá ser encaminhado para uma escola especial para alunos com altas habilidades. 
	
	incorreta porque o educando com altas habilidades não necessita do atendimento educacional especializado porque já é superdotado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes