Buscar

AV1 de Fund. de Bioquímica 2014.2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402106962)
	1a sem.: BIOMOLÉCULAS/CARBOIDRATOS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sofia, nasceu com baixo peso e com 39 semanas de gestação de uma jovem mãe desnutrida. Ao nascer, sua glicemia era de 3,5 mmol/L (63 mg/dL) diminuindo rapidamente para 1,5 mmol/L (27mg/dL) após 1 hora, quando ela começou a ficar não responsiva e comatosa. Após o estabelecimento de uma infusão intravenosa de uma solução contendo glicose, a lactente apresentou uma melhora significativa com a normalização da glicemia. Com base no caso clínico, qual é a relação entre o estado nutricional materno e a hipoglicemia neonatal?
		
	
	Durante o desenvolvimento intra-uterino a manutenção da glicemia fetal ocorre a partir da circulação placentária. Após o nascimento a gliconeogênese hepática ocorre primeiramente seguida da glicogenólise muscular. Devido ao estado de desnutrição materna as reservas de glicogênio muscular da lactente estavam depletadas, ou seja, diminuídas desencadenado uma hipoglicemia. 
	
	Durante o desenvolvimento intra-uterino a manutenção da glicemia fetal ocorre exclusivamente a partir da glicogenólise hepática, devido a isso, após o nascimento as reservas de glicogênio hepático estavam depletadas, ou seja, diminuídas desencadenado uma hipoglicemia na lactente.
	
	Após o nascimento a glicogenólise muscular ocorre rapidamente. Devido ao estado de desnutrição materna as reservas de glicogênio muscular da lactente estavam depletadas, ou seja, diminuídas desencadenado uma hipoglicemia na lactente.
	
	Durante o desenvolvimento intra-uterino a manutenção da glicemia fetal ocorre exclusivamente a partir da gliconeogênese hepática, devido a isso, após o nascimento as reservas de glicogênio hepático estavam depletadas, ou seja, diminuídas desencadenado uma hipoglicemia na lactente.
	
	Durante o desenvolvimento intra-uterino a manutenção da glicemia fetal ocorre a partir da circulação placentária. Após o nascimento a glicogenólise hepática ocorre primeiramente seguida gliconeogênese hepática. Devido ao estado de desnutrição materna as reservas de glicogênio hepático da lactente estavam depletadas, ou seja, diminuídas desencadenado uma hipoglicemia. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402098081)
	2a sem.: Metabolismo dos Lipídios
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os lipídeos estão presentes nas membranas de todas as células; nas nervosas, formam várias camadas, que funcionam como isolante elétrico do impulso nervoso. A frase indica função atribuída aos lipídeos de caráter:
		
	
	Oxirredutor
	
	Energética
	
	Reguladora
	
	Estrutural
	
	Hormonal
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402345407)
	1a sem.: carboidratos
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Os carboidratos ou glicídios representam a maior fonte de energia na dieta, fornecendo o maior aporte calórico total. Estão disponíveis em abundância nos alimentos e são obtidos principalmente nos alimentos de origem vegetal. Sobre a estrutura química dos carboidratos NÃO É CORRETO afirmar que:
		
	
	Os oligossacarídios são formados pela combinação de poucos (oligo em grego) resíduos de monossacarídeos (2 a 10).
	
	A sacarose é um dissacarídio formado pela união de duas moléculas de monossacarídeos (glicose e maltose) unidas por uma ligação glicosídica.
	
	Os monossacarídios não são hidrolisados a formas mais simples e representam a unidade básica fundamental dos carboidratos.
	
	A celulose é um polissacarídio vegetal formado pela condensação de moléculas de glicose (polímero da glicose). 
	
	O glicogênio é um polissacarídio animal sintetizado a partir da glicose no processo da glicogênese e armazenado no músculo e no fígado. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402137404)
	2a sem.: BIOQUIMICA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Algumas pesquisas em relação às células cancerosas demonstraram resultados satisfatórios quando interrompem-se o fluxo de oxigênio e de nutrientes. Nessas condições, as células sem o suprimento de aminoácidos, de imediato não mais poderão formar: 
		
	
	Proteínas
	
	Nucleotídeos
	
	Polissacarídeos
	
	Glicídios
	
	Lipídios
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402305471)
	sem. N/A: Enzimas
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Equação de Leonor Michaelis e Maud Menten foi proposta em 1913 para mostrar que a transformação de um Substrato (S) em um Produto (P) necessita da interação Enzima-Substrato (ES), conhecido como o modelo chave-fechadura. Com relação à essa equação NÃO podemos afirmar que: 
		
	
	O fundamento da equação de Michaelis e Menten é a análise da cinética enzimática. 
	
	A primeira etapa da reação consiste na ligação da Enzima (E) com um Substrato (S), formando o Complexo Enzima-Substrato (ES). 
	
	A segunda etapa da reação consiste na formação de um Produto (P) a partir do Complexo Enzima-Substrato (ES) com recuperação da forma livre da Enzima (E). 
	
	Quando os centros catalíticos estão saturados (cheios) com o Substrato (S) a velocidade da reação é mínima. 
	
	A equação de Michaelis e Menten descreve como a velocidade da reação (V) depende da posição do equilíbrio ligado ao Substrato (S) e da constante de velocidade k2.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402342596)
	5a sem.: Enzimas
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As enzimas são os catalisadores do sistema biológico. Em relação a estas biomoléculas é correto destacar que:
		
	
	Participam indiretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas inorgânicos.
	
	Participam diretamente nas reações químicas pelas quais apenas a matéria é transformada nos sistemas biológicos.
	
	Participam indiretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos.
	
	Participam diretamente nas reações químicas pelas quais apenas a energia é transformada nos sistemas biológicos.
	
	Participam diretamente nas reações químicas pelas quais matéria e energia são transformadas nos sistemas biológicos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402646396)
	sem. N/A: RESPIRAÇÃO CELULAR
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A cadeia respiratória mitocondrial pode sofrer inibição ou pode ser desacoplada por algumas substâncias. O cianeto de potássio, por exemplo, que é considerado um veneno, atua inibindo a cadeia respiratória mitocondrial. Quanto ao que pode acontecer com a célula, em consequência deste efeito é CORRETO afirmar que: 
		
	
	há um severo comprometimento na produção de ATP pois a glicólise é inibida pelo veneno, determinando a paralização da respiração celular.
	
	a célula torna-se dependente da fermentação cujo rendimento energético é superior ao da respiração aeróbica.
	
	há interrupção na cadeia transportadora de elétrons e um aumento compensatório na produção de ATP através do ciclo de Krebs.
	
	há interrupção do fluxo de elétrons causando uma maior produção de ATP pelo Complexo ATP sintase.
	
	toda a cadeia respiratória se interrompe, com parada na produção de ATP e morte celular.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402137409)
	4a sem.: BIOQUIMICA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Marque a opção errada, com relação ao metabolismo anaeróbio:
		
	
	Ocorre somente na mitocôndria
	
	Há uma maior síntese de lactato a partir do metabolismo anaeróbio 
	
	O metabolismo anaeróbio se dá na ausência de O2 no músculo 
	
	Ocorre exclusivamente a partir do metabolismo de carboidratos 
	
	Ocorre em exercício intenso 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402646390)
	sem. N/A: METABOLISMO ENERGÉTICO DE BIOMOLÉCULAS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	As lipoproteínas são moléculas constituídas pela união entre apoproteínas e lipídeos, e são de extrema importância para o transporte de lipídeos no plasma sanguíneo. São classificadas predominantemente, de acordo com a densidade em: quilomícrons, VLDL, LDL e HDL. Sobre as lipoproteínas, analise as afirmativas abaixoe marque a opção correta:
		
	
	Em períodos de jejum prolongado, a enzima lipase hormônio sensível, é responsável pela ativação da lipólise no tecido adiposo, o que acarreta uma menor distribuição sanguínea de triglicerídeos, diminuindo os níveis de VLDL.
	
	Quilomícrons e VLDL são reconhecidos no meio médico como moléculas protetoras do coração, já que apresentam um grande diâmetro, impedindo que haja o depósito de LDL na parede dos vasos sanguíneos. 
	
	LDL são lipoproteínas envolvidas na patogênese da aterosclerose, uma vez que são constituídas exclusivamente por apoproteínas e triglicerídeos.
	
	HDL são lipoproteínas de eliminação de colesterol, sendo vulgarmente conhecidas como bom colesterol, pois apresentam densidade alta pela menor concentração lipídica presente em sua molécula.
	
	Os quilomícrons são lipoproteínas que apresentam maior densidade, uma vez que representam a principal forma de transporte dos lipídeos oriundos da dieta.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402108833)
	5a sem.: Metabolismo
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um alcoólico crônico foi admitido em um hospital devido a um episódio severo de hipoglicemia ocasionado por consumo excessivo de álcool nos últimos 5 dias. Uma análise dos lipídios sanguíneos indica que VLDL muito mais altos do que o esperado. A VLDL elevada é atribuída a qual das seguintes causas?
		
	
	Níveis elevados de NADH no fígado.
	
	Ativação da fosfoenolpiruvato- carboxiquinase por NADH.
	
	Ativação da fosfoenolpiruvato- carboxiquinase por FADH2.
	
	Inibição álcool-induzida da lipoprotreína-lipase.
	
	Transcrição álcool-induzida do gene da apoB-100.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes