Buscar

Metodologia de Ensino nos jogos coletivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia de Ensino Aplicada nos Jogos Coletivos
Método Global
- Definição: Consiste no ensino através do próprio jogo. No método Global devem ser observados os princípios da "série de exercícios". Deve-se buscar em cada jogo ou forma jogada a idéia central do jogo ou que as estruturas básicas estejam presentes na metodologia. A divisão dos jogos não deve abranger muitas partes, de forma tal que o aluno consiga alcançar logo o jogo objetivado; as formas do jogo prévias (jogos de iniciação, grandes jogos, jogos pré-desportivos) não podem ser mais difíceis que o jogo objetivado, deve-se ter cuidado com o número de regras.
- Tipos de Jogos:
Pequenos Jogos esportivos – Possuem poucas regras e estrutura elementar. Ex: Bobinho, jogo do pegador, Ataque à Fortaleza.
Jogos Simplificados – São jogos adaptados que possuem mais regras e movimentos táticos semelhantes aos do próprio jogo de Futsal. Ex: Futsal de Duplas, Touch Down e Futsal com duas bolas.
Grande Jogo – É o próprio jogo de Futsal.
Método Parcial
Consiste no desenvolvimento do jogo por partes, utilizando a repetição da série de exercícios dirigidos ao domínio das técnicas, consideradas como elementos básicos para a prática do jogo, para se obter êxito na ação. 
Os professores dedicam-se ao treinamento das técnicas, procurando a performance do campeão, objetivando a perfeição do gesto. 
c) Confrontação.
Consiste em jogar o jogo do adulto, com suas regras e formas. No caso, o jogo não é dividido em etapas ou tarefa, senão a ideia do todo deixaria de existir. Tem como vantagens: A motivação; as possibilidades de relacionamento social ocorrerem mais rapidamente e a aquisição das experiências próprias do jogo. Desvantagens: Em situações de competição podem surgir conflitos entre os participantes; erros técnicos e a dificuldade das correções; perda de motivação dos menos habilidosos.
 
 Método Misto
Tem como característica a utilização dos métodos o global e parcial ao mesmo tempo, já que as vantagens do método parcial neutralizam as desvantagens do método global, e as vantagens do método global neutralizam as desvantagens do método parcial. 
Inicia-se a aula pelo método global, passando em determinado momento a utilizar o método parcial (para se desenvolver e/ou aperfeiçoar a técnica) e termina a aula voltando ao método global.

Outros materiais