Exemplo_de_Relatorio_de_pratica
4 pág.

Exemplo_de_Relatorio_de_pratica


DisciplinaZoologia dos Invertebrados I978 materiais28.180 seguidores
Pré-visualização1 página
Relatório de Prática \u2013 Exemplo Ciclose
Introdução:
A ciclose é um movimento normal que ocorre nas células de seres vivos tanto animais como vegetais.
Quando no citoplasma tem organelas de fácil visualização, fica mais claro esse movimento. As células da planta aquática Elodea canadenses fornecem um excelente material para essa observação.
Objetivos:
	Observar o movimento de ciclose utilizando as células de Elodea canadenses.
Observar estruturas celulares de uma célula vegetal como parede celular, citoplasma e cloroplasto (organelas fotossintetizantes).
Material e Métodos:
	Com auxílio da pinça foi separado um pequeno pedaço de uma folha nova de Elodea canadenses. A mesma foi montada entre lâmina e lamínula com uma gota de água e com o cuidado para não criar bolhas. A lamínula foi inclinada mais ou menos uns 45º em relação da lamínula para evitar qualquer bolha. A quantidade de água em excesso foi retirada por capilaridade com auxílio de um pedaço de papel toalha.
O material montado foi levado ao microscópio óptico na objetiva de menor aumento inicialmente para proceder ao foco, Posteriormente maiores detalhes foram feitos utilizando objetivas de maior aumento.
Os esquemas foram feitos á lápis e a escala dos mesos foi dada pela proporção do esquema no campo do microscópio referente a cada objetiva utilizada com a informação adicional do aumento total da imagem. As anotações foram feitas no caderno de aula.
Resultados:
	No aumento de 40X foram observadas mais de uma célula no campo do microscópio. Pode-se perceber também que existia mais de uma camada de células mesmo nas folhas mais novas do material observado (figura 1).
Figura 1: Observação da montagem em um aumento de 40X.
	Nesse aumento também foi possível observar internamente de todas as células estruturas arredondadas verdes que provavelmente são os cloroplastos.
	Já no aumento de 100X pode se observar s cloroplasto mais facilmente assim como a parede celular fica mais fácil de ser visualizada (figura 2).
100X
Figura 2: Material observado em um aumento de 100X, com maiores detalhes da parede celular e dos cloroplastos.
	Em todas essas observações foi possível ver que os cloroplastos se deslocavam internamente na célula, constatando assim o movimento celular conhecido como ciclose.
	No aumento de 400X foi possível identificar com mais clareza as organelas antes citadas como demonstrado na figura 3.
400X
Figura 3: detalhe da observação feita com o aumento de 400X identificando a parede celular e os cloroplastos.
Conclusões:
	Após o término da prática foi possível observar o movimento celular das células chamado de ciclose, assim como, algumas organelas comuns em células de origem vegetal.