Buscar

Exemplo_de_Protocolo_de_pratica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Protocolo de prática – Exemplo Ciclose
Introdução teórica:
A ciclose é o movimento do citoplasma das células vivas. Sua função é facilitar a troca de substâncias intracelularmente ou entre a célula e o meio externo. 
São movimentos que não acarretam alterações da forma celular e que podem arrastar determinadas estruturas e inclusões, como as organelas.
A ciclose depende de interações constantes entre actina e miosina, proteínas formadoras dos microfilamentos. A actina se associa à miosina e, com a hidrólise do ATP, é gerado um movimento interno.
A Elodea canadensis é uma planta aquática perene muito utilizada em aquariofilia. São plantas espontâneas na América do Norte, mas têm sido introduzidas em outros locais do mundo onde tem invadido os cursos de água, com alguns custos ambientais.
Preferem habitats aquáticos com fundos lamacentos, calcários e ricos em nutrientes, mas adaptam-se facilmente a uma grande diversidade de ambientes.
Objetivo:
	Observar o movimento de ciclose da célula de Elodea canadenses.
Observar estruturas celulares de uma célula vegetal como parede celular, citoplasma e cloroplasto (organelas fotossintetizantes).
Material:
Microscópio 
Folhas de Elodea sp.
Lâmina e lamínula.
Água destilada.
Placa de Petri.
Papel absorvente.
Conta-gotas ou pipeta.
Pinça.
Procedimento:
Corte um pequeno pedaço da folha de Elodea e deposite sobre a lâmina contendo um pingo de água. Cubra com a lamínula delicadamente (posição de 45° com relação à lâmina) para não formar nenhuma bolha.
Caso haja excesso de líquido, retirar com papel absorvente, para manter a lamínula fixa. Leve ao microscópio óptico para observações, esquematize e anote tudo que você puder.

Outros materiais