A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
118 pág.
historia colonial

Pré-visualização | Página 11 de 14

de Jesus é incorreto afirmar que:
	
	
	
	
	Os jesuítas tiveram papel de destaque para a pacificação dos tupinambás que se rebelavam contra a presença portuguesa.
	
	 
	O fundador da Companhia de Jesus foi um soldado espanhol, Inácio de Loyola.
	
	 
	Os jesuítas entendiam que as nações indígenas deveriam ser dizimadas, pois não compreendiam os dogmas cristãos.
	
	
	A Sagrada Companhia de Jesus teve papel significativo entre as ordens religiosas que se instalaram na colônia.
	
	
	A primeira missão jesuítica teve à frente o padre Manuel da Nóbrega, na Bahia.
	
	
	
		
	
		2.
		Quem fundou São Vicente, a primeira vila colonial?
	
	
	
	
	Mem de Sá;
	
	 
	Martim Afonso de Souza;
	
	
	Pedro Alvarez Cabral;
	
	
	Tomé de Souza;
	
	 
	Estácio de Sá.
	
	
	
		
	
		3.
		A condição feminina na colônia é um assunto bastante estudado pela historiografia brasileira. Sabe-se que na vida diária, a mulher tinha uma condição subalterna na sociedade. No entanto, dependendo do grupo social que pertencesse, ela teria um comportamento diferente. Sobre o assunto, podemos dizer que: I-As mulheres de elite só saiam de casa acompanhadas por outra pessoa, podendo ela ser o marido, filhos ou escravos. Assim mesmo, só iam aos compromissos religiosos, já que a reclusão feminina era um comportamento esperado para esse grupo social. II-As mulheres forras, escravas e pobres livres, não eram reclusas. Ao contrário, participavam do mundo do trabalho como mucamas, lavadeiras, doceiras, prostitutas, entre outras funções. III-Nas irmandades negras que se constituíam na colônia, as mulheres participavam ativamente, inclusive, estas constituíam espaços privilegiados de tomada de decisões por parte delas. Está(ão) correta(as) a(s) seguinte (s) afirmação (ões)
	
	
	
	 
	Apenas I, II
	
	 
	Apenas I,III
	
	
	I,II,III
	
	
	Apenas I
	
	
	Apenas II, III
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		As principais instituições responsáveis pela organização da colonização brasileira foram, sem dúvida, o estado e a Igreja. Ao estado, coube o papel de organizar a colônia política e economicamente. No caso da Igreja, sua atuação foi, sobretudo, no sentido de dotar os colonos dos princípios da fé católica, submetendo-os aos desígnios metropolitanos. Uma das mais importantes formas de atuação da igreja foi através:
	
	
	
	 
	Do estimulo ao sincretismo, o que possibilitou a conversão dos escravos
	
	
	Da conversão forçada dos judeus, chamados de cristãos novos
	
	
	da implantação dos ritos católicos
	
	 
	da educação, que durante boa parte do período colonial foi monopólio eclesiástico
	
	
	Da observação dos sacramentos, rigidamente impostos aos colonos
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Podemos dizer que a Igreja Católica desempenhou um importante papel na colônia, o administrativo. Ela estava presente em todos os momentos da vida do homem colonial, desde o seu nascimento a sua morte. Sobre a Igreja na colônia, podemos afirmar que: I)Ela atuou também através do Santo Ofício da Inquisição, que tinha um tribunal permanentemente no Brasil. II)As visitas do Santo Ofício desejavam descobrir e punir os considerados hereges. III)Os cristãos novos eram as pessoas que mais denunciavam os hereges na colônia. IV)Os blasfemadores eram denunciados, porém, quase sempre eram absolvidos pela Inquisição. Está(ao) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	
	
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas II, III e IV
	
	
	Apenas III e IV
	
	 
	Apenas II
	
	 
	Apenas I, II e III
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		De acordo com Donald Ramos, o sistema escravista sobreviveu, no Brasil, por causa do equilíbrio entre o uso de valores e o uso da violência. Nessa análise do autor, a utilização de valores foi largamente empregada:
	
	
	
	 
	Em função da repressão da Inglaterra sobre o tráfico negreiro pois acreditava-se que, com um tratamento melhor para com a mão-de-obra escrava, a Inglaterra diminuiria essa repressão.
	
	 
	Pela ação da Igreja católica, através da doutrina e da estrutura institucional da religião, e pela ação do Estado, através de muitos meios de controle, entre eles, a possibilidade de alforria individual do escravo.
	
	
	Pelos abolicionistas, em sua pregação sobre a sociedade escravista colonial.
	
	
	A partir de uma autonomia maior que começa a ser dado aos escravos durante o período da mineração do ouro em Minas Gerais. A partir daí, essa autonomia começou a ser permitida em todas as regiões da colônia.
	
	
	Pela Coroa portuguesa, através de diversas ordenações proibindo o uso da violência sobre os escravos.
	
	
	
		
	
		7.
		"Há também nas Minas um grande número de negras que costumam vender pelas ruas vários gêneros comestíveis e estas são comumente escravas de famílias pobres e de mulheres viúvas e miseráveis que unicamente se sustentam do que fabricam pela sua indústria, e vendem pela mão de suas escravas, (...) e lhes bastando muitas vezes este trabalho para sustento." 
(Códice Costa Matoso, fl. 217. Apud Luciano Raposo de A. Figueiredo. O avesso da memória. Brasília: Edund; Rio de Janeiro: José Olympio, 1993, p. 131.) 
Pelo documento transcrito parcialmente acima podemos afirmar que:
	
	
	
	 
	O acesso à mão de obra escrava, nas Minas Gerais, era privilégio apenas de grandes proprietários.
	
	 
	As escravas eram responsáveis por boa parte do pequeno comércio urbano nas Minas.
	
	
	As escravas só trabalhavam para viúvas.
	
	
	A maioria dos escravos nas Minas estava empregada no transporte de mercadorias.
	
	
	As mulheres não podiam ser proprietárias de escravos.
	
	
	
		
	
		8.
		Uma das poucas formas de associação permitida pelo Império português aos escravos, eram:
	
	
	
	 
	os conventos religiosos
	
	 
	Uma das poucas formas de associação permitida pelo Império português aos escravos, eram:
	
	
	as missões religiosas dirigidas pelos padres jesuítas
	
	
	os quilombos
	
	
	os catecismos da Igreja católica
	1a Questão
	
	
	
	Sabe-se que o contrabando do ouro era bastante comum na região de Minas Gerais no século XVIII. Para evitar esse delito e controlar melhor a produção aurífera, a Coroa Portuguesa criou o Quinto, imposto que incidia sobre o ouro extraído. Sobre esse tema, podemos afirmar que: I)Todo ouro encontrado deveria ser levado à Casa de Fundição. Assim, o ouro seria derretido, transformado em barras e depois quintado, ou seja, a coroa tiraria um quinto para ela como forma de pagamento do imposto. II)Apesar do imposto do Quinto, muitos mineradores e comerciantes se arriscavam comercializando o ouro em pó ou em forma de pedras. III) A punição para aqueles que contrabandeavam o ouro era pesada: o pagamento de uma multa ou a prisão. IV)As Casas de Fundição serviam como um instrumento da Coroa Portuguesa de controle fiscal. Estão corretas as seguintes afirmações:
		
	 
	I, III, IV somente
	 
	I,II, III, IV
	
	III, IV somente
	
	I, IV somente
	
	II, III somente
	
	 
	Ref.: 201701291780
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os holandeses se instalaram em Pernambuco no século XVII e estabeleceram ali, uma sociedade próspera baseada na plantation açucareira. Para consolidar e desenvolver a economia açucareira em Pernambuco, a Holanda tomou algumas medidas, entre as quais podemos destacar:
		
	 
	a venda de escravos aos latifundiários.
	 
	a concessão de empréstimos aos latifundiários, que poderiam com o capital montar os engenhos.
	
	a

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.