Buscar

MINHA AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:  EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO
	Turma: 9006/AE
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 1        Data: 14/11/2014 19:17:16
	
	 1a Questão (Ref.: 201201933443)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Com a crise dos anos 70, inicia-se um período de rápidas mudanças. No bojo do processo de crise do regime de acumulação fordista e do advento da acumulação flexível, ocorrem profundas mudanças, expressas, fundamentalmente, pela globalização e por alterações no processo produtivo. As atividades produtivas passam por um amplo processo de ajustamento. Assim, convive-se com o questionamento dos princípios fordistas de produção e com a introdução da produção flexível, da qual o toyotismo é o exemplo mais marcante. Apresente as características do toyotismo
		
	
Resposta: No toyotismo há a divisão do trabalho, a produção é dividida, cada setor faz a sua parte de acordo com a necessidade do mercado. o trabalho é terceirizado, não há acumulação de estoque.
	
Gabarito: A principal referência da o padrão de acumulação flexível é o toyotismo (termo originário da experiência da fábrica automobilística japonesa Toyota), cujas características centrais são: ¿ A diversidade e heterogeneidade da produção, ¿ O direcionamento desta a uma demanda prevista do consumo, ¿ O estoque mínimo, ¿ A terceirização de parte da produção, ¿ A organização do trabalho em equipe e ¿ A flexibilidade nas funções do trabalhador.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202004539)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	"A teoria do capital humano faz do elemento determinado (educação), o elemento determinante (da renda), invertendo a lógica da análise crítica sobre a relação escola/sociedade e reafirmando a visão liberal da escola" (FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da Escola Improdutiva. São Paulo: Cortez Editora, 1984, p.51). Tomando por referência a afirmação de Frigotto, explique o caráter circular da teoria do capital humano, demonstrando como esta teoria inverte a compreensão crítica sobre a relação escola/sociedade.
		
	
Resposta: Formar o cidadão para o mercado de trabalho, o trabalhador procura investir na educação para aumentar o salário e ter melhores cargos pois certos tipos de trabalho precisam de trabalhadores mais qualificados. Com todos tendo muita escolaridade e se preparando para assumir cargos que necessitam mais escolaridade, faltam pessoas para os cargos com salários mais baixos, pois quem tem o estudo não vai aceitar uma baixa remuneração .
	
Gabarito: A resposta deve conter as seguintes dimensões: a) a demonstração da circularidade da teoria do Capital Humano (60% da pontuação) O aluno deve demonstrar que existe uma análise circular. Sob a ótica do capital humano a educação é vista como fator de aumento de renda e mobilidade social. A escolarização é posta pela teoria do capital humano como determinante da renda. Mas por sua vez, o acesso à escola, a permanência nela e o desempenho escolar são determinados fundamentalmente pela renda dos indivíduos e outros indicadores que descrevem a situação econômica familiar. b) a demonstração de que a teoria do Capital Humano inverte a compreensão crítica sobre a relação escola/sociedade. (40% da pontuação). De acordo com o pensamento crítico, a sociedade determina a educação, uma vez que a educação é uma prática socialmente determinada. Em conseqüência, o acesso à escola, o nível escolar e os diferentes tipos de desempenho escolar são determinados pelos fatores socioeconômicos (família, nutrição, renda familiar, características ambientais, etc). A teoria do Capital Humano afirma exatamente o oposto: que são os níveis de educação que determinam a renda. A teoria do Capital Humano diz que pessoas com mais educação têm mais renda POR CAUSA da maior escolaridade. Segundo o pensamento crítico, o que ocorre é o contrário: os sujeitos têm mais escolaridade porque têm melhores condições econômicas, sociais e culturais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202351552)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por que o sistema germânico é considerado a etapa final e que sua organização social lançou as bases do capitalismo? Marque a alternativa correta entre as listadas abaixo:
		
	
	a prática da agricultura baseada na divisão do trabalho e adoção de salário por parte de alguns nobres mais progressistas, marcou definitivamente o início do capitalismo ainda na economia feudal.
	
	a posse privada no sistema feudal, onde os nobres já adotavam o trabalho assalariado, foi considerado o embrião da sociedade capitalista.
	
	a posse privada no sistema germânico, é o embrião do tipo da propriedade privada que se consolidará no socialismo.
	
	a posse estatal, marca do sistema germânico, constitui o embrião do tipo de propriedade privada que se consolidará no capitalismo.
	 
	a posse privada no sistema germânico, é o embrião do tipo de propriedade privada que se consolidará no capitalismo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202351570)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Apesar de muitas vezes o liberalismo ser confundido com a democracia, não podemos deixar de entender que, na época em que essa doutrina liberal foi posta em prática, a democracia não era uma realidade. Nesse sentido, podemos destacar que entre as características dessa Teoria Política e Econômica, qual dentre as opções abaixo relacionadas apresenta-se correta?
		
	
	a liberdade de mercado e divisão dos três Poderes ¿ Federal, Estadual e Municipal.
	
	o mercado se regula por ele mesmo e a defesa da intervenção estatal.
	
	o Estado de direito regido por uma constituição definida por renomados magistrados e a defesa da propriedade privada.
	
	a liberdade, a divisão dos três Poderes ¿ Executivo, Legislativo e Ministério Público e o Estado de direito regido por uma constituição.
	 
	a autorregulamentação do mercado, sem a intervenção estatal e a defesa da propriedade privada.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202351664)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A crise de 1929, ao contrário das anteriores, foi profunda e abrangente, atingindo grande parte do mundo capitalista, causando uma ociosidade produtiva e desemprego generalizado. Para termos uma noção, o montante perdido nos Estados Unidos era próximo a US$ 40 bilhões, um em cada quatro americanos perdeu o emprego até 1930. No país, a construção civil caiu 95%, nove milhões de contas de poupança foram perdidas e 85.000 empresas faliram. Para Keynes, a saída para a estagnação da economia e da crise, somente poderia ser feito por meio de que ação?
		
	
	dos setores privados mais capitalizados, que poderiam receber fortes concessões do estado para assumirem as funções que seriam do próprio estado, mas que não se mostraram competentes.
	
	de maior concessão de crédito para o setor privado se levantar e investir mais.
	
	através dos bancos privados que receberiam recursos com taxas de juros muito baixas, desde que gerassem emprego na população mais pobre.
	
	por meio da mobilização dos empresários, que com o apoio do estado ficariam estimulados a usarem as suas poupanças para gerar mais emprego e renda.
	 
	da intervenção estatal, pois caberia ao Estado intervir e garantir investimentos que possibilitem um novo caminhar econômico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202351722)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A principal referência do padrão de acumulação flexível é o toyotismo (termo originário da experiência da fábrica automobilística japonesa Toyota), cujas características centrais são as relacionadas abaixo, exceto qual?
		
	
	A terceirização de parte da produção e o estoque mínimo.
	
	O direcionamento da heterogeneidade da produção a uma demanda prevista do consumo.
	
	A organização do trabalho em equipe.
	 
	A concentração e homogeneidade da produção.
	
	A diversidade e heterogeneidade da produção.
	
	
	 7a Questão(Ref.: 201202351761)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marx reconhece duas formas de aumentar o valor da mais-valia: para o patrão interessa o aumento constante da mais-valia e consequentemente de seus lucros. A primeira forma é relativa ao aumento máximo da jornada de trabalho. A outra forma se refere a que é possível graças à introdução de máquinas modernas, desenvolvimento da tecnologia e ampliação da produtividade. Marque abaixo a opção certa.
		
	
	mais valia absoluta e mais valia tecnológica.
	
	mais valia produtiva e mais valia relativa.
	 
	mais valia absoluta e mais valia relativa.
	
	mais valia de trabalho e mais valia de relativa.
	
	mais valia de conhecimento e mais valia tecnológica.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202348162)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A teoria do Capital Humano foi desenvolvida na década de 1960, por Schultz e Becker. De acordo com esta teoria, o desenvolvimento econômico de um país está diretamente ligado ao investimento em capital humano, ou seja, em aperfeiçoamento/educação dos trabalhadores. A tese central da teoria do capital humano vincula a educação ao desenvolvimento econômico, à distribuição de renda, à melhoria de qualidade de vida e ao fim da desigualdade social. Essa teoria foi fundamental para a manutenção do consenso em torno da ordem capitalista, uma vez que o contexto mundial do início de globalização faz com que:
		
	
	o Estado privatize os investimentos em educação
	
	os produtores diminuam o investimento em tecnologia de ponta
	 
	a classe trabalhadora passe questionar a visão liberal da escola
	
	a produção em massa passe a demandar trabalhadores com escolaridade elevada
	 
	a divisão internacional do trabalho sofra uma redução
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201933499)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que se refere às estratégias pensadas pelos neoliberais para possibilitar que a escola garanta o desenvolvimento econômico dos países ditos ¿subdesenvolvidos¿, isto é, para que a escola cumpra a função preconizada pela Teoria do Capital Humano: ( ) devem ser estabelecidos mecanismos de controle e avaliação da qualidade e produtividade para a escola e os serviços educacionais. ( ) o sistema escolar dever ser administrado e avaliado como qualquer empresa. ( ) a produção educacional deve ficar subordinada às necessidades do mercado de trabalho ( ) a escola deve ser submetida a um rígido controle gerencial que objetive a qualidade e eficiência Assinale a ordem correta das respostas
		
	
	V/F/F/V
	
	V/V/F/F
	 
	V/V/V/V
	
	F/V/V/F
	
	F/V/V/V
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201933539)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Apesar de ter sofrido transformações ao longo da história e de ser marcado pela exploração nas sociedades de classe, o trabalho ainda mantém a centralidade e é decisivo no processo de formação e circulação de bens e riquezas materiais e/ou imateriais e na nossa condição de humanidade. Nesse sentido, para defender o trabalho em sua dimensão educativa, é preciso sempre considerar a dupla dimensão do trabalho capitalista:
		
	
	remuneração e emprego
	
	exploração e submissão
	 
	ontológica e alienação
	
	salário e custo da mão de obra
	
	inovação e competitividade

Outros materiais