Buscar

Neurulação resumo de embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Neurulação: Formação do Sistema Nervoso e Defeitos do Tubo Neural
Com o desenvolvimento da notocorda, o ectoderma embrionário acima dela de espessa, formando uma placa alongada e espessa de células neuroepiteliais chamada placa neural (neuroderma. A placa neural dá origem ao SNC e outras estruturas tais como a retina. Inicialmente a placa neural alongada corresponde precisamente em comprimento a notocorda subjacente. Ela aparece cefalicamente ao nó primitivo e dorsalmente à notocorda subjacente a esta. Enquanto a notocorda se alonga, a placa neural se alrga e se estende cefalicamente até a membrana orofaríngea.
O processo pode acontecer alguns erros ocorrendo a má formação do tubo.
Neurulação: ocorre a partir do tecido Ectodérmico determinando a formação do Sistema Nervodo Central
Há um ectoderma neural induzido pela notocorda e um distante que é o ectoderma não neural formando tecidos de revestimento do embrião. A notocorda vai induzir as células acima a se tornar ectoderma neural que se chama placa neural se diferenciando para formar uma estrutura cilíndrica. 
Neurulação: fim da 3a semana e toda a 4a semana
Formação da placa neural: a partir de células ectodérmicas
Modelagem da placa neural com formação do sulco neural, e assoalho da placa neural
Dobramento da placa neural em direção ao plano mediano e formação da Crista neural s
Fechamento do sulco neural - formação do tubo neural.
Conforme o processo notocordal (notocorda em formação) se alonga, ele induz o ectoderma acima a se espessar e formar a Placa neural, primórdio do sistema nervoso.
Formação do Tubo Neural
-A primeira indicação que uma região do ectoderma está destinada a se tornar tecido neural é uma mudança no formato celular. As células ectodérmicas da região mediana se tornam alongadas, enquanto as células destinadas a formar a epiderme se tornam mais achatadas. Movimentos celulares permitem o dobramento da placa neural e fechamento do tubo neural. Os microfilamentos de actina estão relacionados a esses movimentos para o dobramento da placa neural. 
Fechamento do Tubo Neural
A notocorda que induziu a formação da placa neural ela induz que as celulas induza genes importantes para o fechamento do tubo neural.
Proteínas de adesão E-caderina (células não neural) e N-caderina (células neurais) controlam a formação do tubo neural. Se não ocorre a indução dessas proteínas esse fechamento não ocorre. O fechamento é importante, pois com o fechamento do tubo neural e a placa neural tem que apresentar proteínas diferentes de outros tecidos a fim de diferenciar a formação de diferentes tecidos. 
Fechamento e defeitos do Tubo Neural
-As pregas neurais ao se encontrarem se fecham aos pares na linha media dorsal.
-Durante o fechamendo duas pontas abertas nas extremidades do tubo neural são chamadas de neuróporo anterior e neuróporo posterior.
Defeitos de fechamento do Tubo Neural
Falhas no fechamento do tubo neural podem gerar: anencefalia, espinha bífida e craniorraquisquise
Causas mais comum: drogas teratogênicas, distúrbios metabólicos, deficiências nutricionais e causas genéticas associadas a desregulação de proliferação e/ou sobrevivência das células-tronco do neuroepitelio, etc.
 Na borda encefalo posterior/cervical irá acontecer movimentos em direção ao plano mediano do embrião para ajudar no fechamento desse tubo juntamente com a extremidade rostral do encéfalo anterior fazendo um movimento contrário ao movimento do E.P.C. 
Fatores não genéticos promotores de defeitos no fechamento do tubo neural
Desrregulação glicemica diabetes gestacional 
Desrregulação térmica por conta por exemplo da ultra som
Antagonista do folato

Outros materiais

Outros materiais