Buscar

PROVA AV2 - TEORIA E ARGUMENTAÇÃO JURIDICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nome do(a) aluno(a):__________________________________________________________
Matrícula:____________
Disciplina: CCJ0051 /AV2/ TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA__________ Data: ___ /___ /______
OBSERVAÇÕES:
Leia com atenção as questões antes de responder. As questões devem ser respondidas somente à caneta azul ou preta, na folha de respostas.
Será observada uma tolerância máxima de 30 minutos para a entrada dos alunos. Neste intervalo nenhum aluno poderá deixar a sala. Terminando a prova, o aluno deverá entregar ao professor a folha de questões e a folha de respostas, devidamente identificadas.
Boa prova.
1. Questão (Cód.:43868) _______ de 0,50
Marque a alternativa cuja afirmação é FALSA.
A A fundamentação consiste em persuadir o auditório acerca de um ponto de vista que se pretende sustentar.
B A fundamentação é texto de tipo injuntivo e visa a comprovar que o magistrado está equivocado nas suas convicções.
C A produção de argumentos é procedimento abstrato que exige do argumentador sensibilidade e consistência na abordagem de uma série de temas socialmente relevantes.
D O sucesso da argumentação é influenciado pela qualidade da narração anterior, quando todos os fatos juridicamente importantes do caso concreto são organizados em ordem cronológica.
E Uma fundamentação deve recorrer a diversificadas estratégias argumentativas, a fim de potencializar as chances de aceitação daquilo que se sustenta.
Resposta: B
2. Questão (Cód.:123089) (sem.:4a) _______ de 0,50
Adiante, transcrição de um fragmento do texto "Pequena nota sobre o direito a viver", de autoria do Ministro aposentado do STF, Eros Roberto Grau, sobre o aborto:
"Os fetos anencefálicos são seres humanos que podem receber doações [art. 542 do Código Civil], figurar em disposições testamentárias [art.1.799 do Código Civil] e mesmo ser adotados [art. 1.621 do Código Civil]".
O trecho recorre a qual tipo de argumento?
A Argumento de analogia.
B Argumento de causa e efeito.
C Argumento de autoridade.
D Argumento ad hominem.
E Argumento de senso comum.
Resposta: C
3. Questão (Cód.:45860) (sem.:8a) _______ de 2,00
Leia o texto adiante:
Quatro horas antes de uma estudante ser baleada de raspão na Avenida Niemyer (RJ), possivelmente por policiais militares próximo ao Morro do Vidigal, na madrugada de sexta-feira, em outra favela de São Conrado, na Rocinha, dois PMs assaltavam, uniformizados e com o carro da polícia, 13 pessoas num ponto de ônibus. Policiais de Serviço Reservado do 23º BPM (Leblon) checaram a denúncia e constataram, através do GPS (sistema de localização por satélite), que o carro 54-0300 usado pelos PMs realmente estava no lugar do assalto, fora da área que deviam estar patrulhando, o Leblon.
Depois de reconhecidos por fotos e através do vidro espelhado da sala de reconhecimento do 23º BPM, o sargento Edmilson Silva Fonseca, de 36 anos, e o soldado Mauro César Fernandes, de 32, foram presos por 30 dias e vão responder a inquérito policial-militar. Os dois podem ser expulsos da PM.
Uma das vítimas, Y, de 31 anos, contou que foi rendido pelos policiais com uma arma na cabeça, ameaçado de morte e obrigado a entregar duas pulseiras, um cordão de ouro, um relógio e R$ 375,00.
- Eu nunca imaginei que seria assaltado por alguém que deveria nos proteger ¿ desabafou Y.
As duas vítimas procuraram a PM e contaram que tinham passado a noite no bar Via Ápia, na Rocinha, e foram para o ponto de ônibus da Rua Bertha Luiz, aos 35 minutos do último dia 9. Segundo elas, dois policiais pararam o carro no local e começaram a revistar as pessoas.
A partir das informações presentes no texto, produza duas HIPÓTESES argumentativas.
1) Uma vez que foi constatada a presença dos PMs no local do crime e as vítimas reconheceram os mesmos como os autores da ação, estaria evidenciada a responsabilidade de ambos no assalto.
2) Já que os policiais militares estavam em período de trabalho e ainda utilizaram um veículo oficial da coorporação, haveria de se falar em crime militar.
3) Já que, devido à profissão policial, as vítimas não esperavam um comportamento ilícito por parte dos PMs, estaria caracterizada a quebra do princípio da confiança.
4. Questão (Cód.:32895) (sem.:1a) _______ de 2,00
Identifique se este texto é narrativo ou argumentativo. Procure justificar sua resposta por meio da cópia de alguns fragmentos.
O operário Luiz Genoíno da Silva fazia, diariamente, o trajeto entre sua casa, na Baixada Fluminense, e o local de trabalho, no centro da Capital. Em 04 de abril de 2006, quando o ônibus da Viação Antunes S.A. trafegava pela Linha Vermelha, ocorreu um tiroteio entre traficantes de cocaína. Um dos projéteis atingiu Luiz Genoíno e o matou, no interior do coletivo superlotado. Os dependentes do passageiro ajuizaram, em 18 de janeiro de 2008, ação contra a companhia pedindo reparação por danos materiais e morais.
• Trata-se de um texto narrativo. A organização em ordem cronológica (“Em 04 de abril de 2006” ... “em 18 de janeiro de 2008”), o relato dos fatos (“Um dos projéteis atingiu Luiz Genoíno e o matou...”) e a sequência de ações caracterizam o texto como narrativo.
5. Questão (Cód.:42525) (sem.:15a) _______ de 3,00
A partir do caso concreto, produza uma fundamentação em texto corrido, dividido em parágrafos, de forma a buscar a adesão do auditório que a recebe. Na construção dos argumentos, deve-se buscar a persuasão e a reflexão crítica.
Utilize-se, pelo menos, de argumento pró-tese, argumento de oposição, argumento de autoridade e argumento de causa e efeito.
CASO CONCRETO
Dijanira Baptista foi fumante inveterada por trinta anos. Ela era casada com Mauro Costa e tinha dois filhos: Mauro Costa Jr. e Paulo Baptista Costa. Em 28 de setembro de 1999, faleceu em decorrência de câncer pulmonar, provocado pelo fumo excessivo do cigarro de marca Hollywood, da companhia Souza Cruz S.A.
Seus familiares alegam que a companhia de cigarros sempre ocultou informações e dados sobre a nocividade do cigarro à saúde. A vítima fumava dois maços de cigarro por dia, cerca de 500.000 cigarros em trinta anos, e que tal fato, aliado à falta de informações sobre o produto nocivo, teria sido o responsável pelo contraimento da doença.
Além do mais, só recentemente as companhias são obrigadas a restringir o horário de veiculação de propagandas e a emitir comunicado de que o fumo é prejudicial à saúde. Isso, infelizmente, não chegou a impedir que Dijanira se tornasse viciada em cigarros, uma vez que era fumante de longa data, motivo pelo qual a família pleiteia indenização por dano. Após a descoberta do câncer, lutou duramente contra o vício: "Minha mãe tentou parar de fumar, mas as crises horríveis de abstinência e a depressão atrapalharam muito.
Quando conseguiu vencer o vício, a metástase estava diagnosticada". Paulo Gomes, advogado representante da Souza Cruz, afirma que a empresa cumpre as determinações legais e que seu produto apresenta todas as informações aos consumidores. Em relação às propagandas, sustenta que a apresentação de jovens saudáveis em ambientes paradisíacos não é prática apenas da indústria tabagista: "Desconheço a existência de publicidade que vincule produtos a modelos desgraciosos ou cenários deprimentes, que causem repulsa ao público-alvo.
Ademais, os consumidores têm o livre-arbítrio de escolher o que consumir e o quanto consumir". Segundo o advogado da família, os estudos comprovam a nocividade do cigarro, que contém mais de quatro mil substâncias químicas: "Entre elas está o formol usado na conservação de cadáver, o fósforo, utilizado como veneno para ratos e o xileno, uma substância cancerígena que atrapalha o crescimento das crianças. Se o cigarro não mata de câncer, há 56 outras doenças causadas por seu uso e exposição. É óbvio que a propaganda é indutora de seu consumo".
Se entender conveniente, recorra às fontes indicadas a seguir:
Art. 6º São direitos básicos do consumidor: I - aproteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos; III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem; IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços; VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos; VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências.
Com base nos fatos apresentados, a família de Djanira Baptista deve ter direito à indenização por dano, uma vez que a doença que provocou a morte da vítima foi causada pelos efeitos nocivos do cigarro produzido pela companhia Souza Cruz S.A.
A ausência de informações claras e suficientes sobre a nocividade do produto, além da veiculação de propagandas divulgando imagens positivas do cigarro da marca Hollywood, fizeram com que Djanira o consumisse constantemente durante longos anos, contraindo, como consequência de seus efeitos nocivos, o câncer pulmonar que levaria à sua morte.
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 6º, traz como direito básico a proteção à vida, saúde e segurança contra os riscos provocados pelo fonrnecimento de produtos nocivos ao consumidor, garantindo a este informação clara e adequada sobre os produtos, além de protegê-lo contra publicidae enganosa. O inciso VI do referido artigo deixa clara a responsabilidade na reparação de danos causados ao consumidor por parte da empresa que não respeitar os direitos básicos do mesmo, como é o caso da companhia Souza Cruz S.A.
Ainda que o consumidor tenha livre-arbítrio para decidir se deve ou não consumir o produto, não há de se excluir a responsabilidade da empresa de veicular as informações reais e necessárias ao consumidor para que o mesmo possa tomar sua decisão. Pesa o fato de serem veiculadas propagandas atrelando o produto à imagens positivas, o que induz ainda mais o consumo irresponsável por parte do consumidor.
Em face do exposto, solicita-se que a empresa Souza Cruz S.A seja responsabilizada por sua falta de cuidado com a proteção dos direitos do consumidor e condenada ao pagamento de indenização por dano à família de Djanira Baptista.

Outros materiais