Buscar

APOL 03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
O foco dos sistemas administrativos trata do desenvolvimento de técnicas, ferramentas e procedimentos a serem aplicados nas empresas para atingir resultados. Trata de um enfoque que não permite a análise separada das partes do todo, mas dentro de uma visão sistêmica e holística, levando em consideração inter-relação das partes entre si e com o todo.
Considerando as informações anteriores, podemos inferir que a função básica de um sistema é:
Nota: 20.0
	A	
Garantir a independência dos componentes que formam o sistema, fazendo com que as entradas e saídas tenham maior e melhor integração para atingir os objetivos finais.
	B	
Trabalhar para garantir a inter-relação das partes entre si e com o todo, pois qualquer mudança em qualquer parte do sistema vai afetar somente onde foi feita a mudança.
	C	
Fazer com que as partes envolvidas no sistema tenham autonomia sem necessidade de interação, pois em cada relação, a interação é diferente e requer independência das partes.
	D	
Transformar insumos – entradas (materiais, energia, trabalho, informações etc.) – em produtos – saídas (bens, serviços, informações) de natureza diferente.
Você acertou!
A alternativa 1 está incorreta, porque o termo independência dos componentes significa falta de integração dentro de um sistema.
 A alternativa 2 está incorreta porque o termo inter-relação significa relação mútua e, nesse caso, qualquer mudança vai afetar todas as outras partes.
 A alternativa 3 está incorreta porque, afirma não haver necessidade de interação, mencionando também a palavra independência entre as partes, o que significa o inverso do conceito de sistemas.
 A alternativa 4 está correta porque, dentro de um sistema maior (a organização) existem diversos subsistemas (departamentos, processos etc.) e que eles devem interagir entre si para caracterizar um sistema competente. Logo, a função básica de um sistema mencionada na alternativa 4 está correta.
 A alternativa 5 está incorreta porque, na verdade, o produto final da transformação é devolvido na condição de insumos para outros sistemas
Conforme conteúdo da Aula 4, Tema 1: Conceito e tipologias de Sistema, p. 6.
	E	
Retirar os insumos do ambiente, processá-los e transformá-los sem a necessidade de devolvê-los para outros sistemas, pois se trata de uma tarefa independente.
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
O empreendedor atual precisa ter consciência, planejar e agir em prol do desenvolvimento local sustentável. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. De acordo com a consciência do desenvolvimento local sustentável não é viável obter lucro por meio da opressão, da falta de ética e sem sustentabilidade.
II. De acordo com a consciência do desenvolvimento local sustentável não é viável obter lucro por meio da opressão, da falta de ética e com sustentabilidade.
III. Um empreendedor sustentável apresenta conceitos de responsabilidade social, ambiental e justiça social.
IV. As organizações como forma de obter matérias-primas com menor impacto ao meio ambiente adotam conceitos como a redução, a reutilização e a reciclagem.
 
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	A	
Afirmativas I e III, apenas.
	B	
Afirmativas I, III e IV, apenas.
Você acertou!
De acordo com a consciência do desenvolvimento local sustentável não é viável obter lucro por meio da opressão, da falta de ética e sem sustentabilidade. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 102), pela filosofia da consciência do desenvolvimento local sustentado não é viável obter lucro por meio da opressão, da falta de ética e sem sustentabilidade, portanto afirmativa correta.
De acordo com a consciência do desenvolvimento local sustentável não é viável obter lucro por meio da opressão, da falta de ética e com sustentabilidade. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 102), pela filosofia da consciência do desenvolvimento local sustentado não é viável obter lucro por meio da opressão, da falta de ética e sem sustentabilidade, portanto afirmativa incorreta.
Um empreendedor sustentável apresenta conceitos de responsabilidade social, ambiental e justiça social. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 102), no processo de formação de um empreendedor sustentável devem estar presentes conceitos como de responsabilidade social, ambiental e justiça social, portanto afirmativa correta.
As organizações como forma de obter matérias-primas com menor impacto ao meio ambiente, adotam conceitos como a redução, a reutilização e a reciclagem. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 113), as empresas estão adotando novas ferramentas de gestão, como a redução, a reutilização e a reciclagem baseando-se na ecoeficiência. Portanto afirmativa correta.
 
Afirmativa correta: B
 
	C	
Afirmativas II e III, apenas.
	D	
Afirmativas I, II e IV, apenas.
	E	
Afirmativa II, apenas.
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Não há como promover a sustentabilidade sem distribuição de riquezas, esse é um dos desafios da bioética. Salles citado por Schneider e Branco (2012) afirma que a bioética resgata a dignidade da pessoa, dando ênfase à qualidade de vida, e procura estabelecer a proteção da vida humana, ancorada na tolerância e na solidariedade.
 Considere essas afirmações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A ausência de princípios bioéticos resultam em uma distribuição de riquezas muito heterogênea, sendo importante para um país
 
PORQUE
 
Uma distribuição de riquezas heterogênea fortalece o conceito de sustentabilidade econômica de um país.
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
Nota: 0.0
	A	
As assertivas I e II são proposições excludentes.
	B	
A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	C	
As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	D	
As assertivas I e II são falsas.
De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 99-100) a ausência dos princípios bioéticos na ação do homem desencadeia consequências negativas que são frutos de uma distribuição de renda muito heterogênea, violando uma das premissas da sustentabilidade, pois colabora para o aumento da injustiça social e a pobreza em uma sociedade. Portanto, as duas assertivas estão incorretas.
Afirmativa correta: D
	E	
A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
De acordo com a administração clássica, em especial no taylorismo, as organizações eram vistas como sistemas relativamente fechados, pois a eficácia e o sucesso dependiam da eficiência das relações internas. Contudo, a teoria organizacional contemporânea toma uma perspectiva muito mais ampla das organizações e sua administração e, atualmente, as empresas são vistas como sistemas abertos.
Com base nessas informações, as empresas são sistemas abertos porque:
 
Nota: 20.0
	A	
abrigam uma diversidade de departamentos e setores cada qual com a sua especificidade, portanto, denominam-se sistemas abertos ou ainda sistemas holísticos.
	B	
são compostas por funcionários de diferentes setores, segmentos e origens, possibilitando a inclusão de várias culturas, etnias, religiões e expertises diferentes.
	C	
são compostas por componentes independentes sem a necessidade de interagir com o ambiente para funcionar perfeitamente como um conjunto de máquinas por exemplo.
	D	
são compostas por estratégias internas dentro da dinâmica ambiental, capazes de blindar suas ações e atingir com maior eficácia os resultados propostos.
	E	
precisam adaptar-se a condições externas mutantes para desempenharem, terem sucesso e até sobreviverem ao longo do tempo de forma eficaz.
Você acertou!
A alternativa 1 está incorreta porque, a caracterização de sistema aberto não tem relação alguma com a quantidade ou diversidade de setores e departamentos
de uma empresa.
 A alternativa 2 está incorreta porque, estabelece uma relação inexistente entre inclusão de culturas, religião, etnias etc. com o conceito de sistema aberto.
 A alternativa 3 está incorreta porque, menciona o termo independência em relação aos componentes, e independência, significa falta de integração dentro de um sistema.
 A alternativa 4 está incorreta porque, é importante que a empresa tenha estratégias tanto para as questões internas quanto para adversidades e oportunidades vindas do ambiente.
 A alternativa 5 está correta porque, qualquer acontecimento no ambiente maior poderá afetar a organização. As organizações são concebidas como parte de um universo ou ambiente maior, logo, são consideradas como sistemas abertos. Na época do taylorismo, pouca atenção se dava à adaptação da organização às mudanças no ambiente externo. 
De acordo com o conteúdo da Aula 4, Tema 1: Conceito e tipologias de Sistema, p. 9.
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
Marcos e Evair estão discutindo na sala de aula sobre as diferentes formas que um empreendedor pode colocar seus negócios em prática. Marcos diz que apenas pode ser considerado empreendedor quem monta seu próprio negócio ou quem tem uma franquia, não sendo considerado empreendedor quem entra em uma empresa já existente como sócio. Já Evair concorda com Marcos sobre ser considerado empreendedor quem monta seu próprio negócio ou quem tem uma franquia, porém diz que é considerado empreendedor também aquele que entra em sociedade de uma empresa já existente. Sobre os apontamentos de Marcos e Evair, analise as afirmativas a seguir.
I) Marcos está totalmente correto em sua afirmação.
II) Evair está totalmente correto em sua afirmação.
III) Marcos está correto ao afirmar que uma pessoa que entra como sócio em uma empresa que já existe não pode ser considerado um empreendedor.
IV) Evair está incorreto ao afirmar que uma pessoa que entra como sócio em uma empresa que já existe pode ser considerado um empreendedor.
Sobre as afirmativas, estão corretas:
Nota: 20.0
	A	
Afirmativas I, II e IV, apenas.
	B	
Afirmativa I, apenas.
	C	
Afirmativas III, apenas.
	D	
Afirmativa IV apenas.
	E	Afirmativa II, apenas.
Você acertou!
I) Marcos está totalmente correto em sua afirmação. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 85) há cinco formas de ser empreender: montar um empreendimento; comprar uma empresa; ser sócio em um novo empreendimento; ser sócio de uma empresa já existente; e, uma franquia. Portanto afirmativa incorreta.
II) Evair está totalmente correto em sua afirmação. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 85) há cinco formas de ser empreender: montar um empreendimento; comprar uma empresa; ser sócio em um novo empreendimento; ser sócio de uma empresa já existente; e, uma franquia. Portanto afirmativa correta. 
III) Marcos está correto ao afirmar que uma pessoa que entra como sócio em uma empresa que já existe não pode ser considerado um empreendedor. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 85) há cinco formas de ser empreender: montar um empreendimento; comprar uma empresa; ser sócio em um novo empreendimento; ser sócio de uma empresa já existente; e, uma franquia. Portanto afirmativa incorreta.
IV) Evair está incorreto ao afirmar que uma pessoa que entra como sócio em uma empresa que já existe pode ser considerado um empreendedor. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 85) há cinco formas de ser empreender: montar um empreendimento; comprar uma empresa; ser sócio em um novo empreendimento; ser sócio de uma empresa já existente; e, uma franquia. Portanto afirmativa incorreta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais