Buscar

OBJETIVAS IMPRIMIR MAT..docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBJETIVAS – METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA.
Marta apresentou para seus alunos algumas operações como:A - Identificar o valor posicional que os algarismos ocupam na operação matemática. 
A professora Catarina solicitou que os alunos do 4° ano explicassem como efetuaram a operação 15+16=31:. A - Um grupo corresponde a unidade e outro a dezena e, assim sucessivamente resultando muitas vezes no empréstimo.
A professora Catarina apresentou aos alunos as sentenças a seguir. Cauê observou que um algarismos esta colocado na posição errada. 4+1=22:. A - Valor posicional da numeração.
Para compreensão e aprendizagem dos conceitos matemáticos, o professor deve fazer uso materiais concretos:. C - V V V F 
Antonio escreveu: 11X15=165. NA MULTIPLICAÇÃO A CRIANÇA PRECISA ENTENDER QUUE:. A - A multiplicação é adicionar uma quantidade de parcelas.
Na matemática, o numero, é entendido com a síntese entre as operações :. D - I, II e IV 
Ampliar o interesse aos componentes de uma situação de aprendizagem em que os sujeitos:. E - I e II 
O conhecimento é gerador do saber, que vai, por sua vez, ser decisivo para a ação, :. C - V V F F 
O professor e o aluno tem um papel mutuo de ensinar e aprender e uma visão diferenciada :. E - I e II 
O professor precisa conhecer e construir praticas pedagógicas significativas que envolva a construção de numero:. A -I, II e III 
Ao efetuar a operação de contar, estabelecemos implicitamente uma ordenação entre os elementos de um conjunto:. B - O agricultor e o criador de animais.
O planejamento e o uso de objetos ou instrumentos possibilitaram uma pratica pedagógica:. C - V V F F 
Os alunos estão divididos em grupos. Em cada grupo será o secretario:. A - Associar a cada objeto estabelecido de uma coleção a um objeto a outra coleção.
A matemática é importante como matéria escolar e para ávida cotidiana. :. E - Construção de conjunto por meio da partilha dos objetos da sala 
O conhecimento impulsionado pela ação proporciona um movimento dialetico do saber fazer e relflete na realidade:. C ou E =- F F F V 
Para que o aluno compreenda a relevancia do ensino da matematica :. B - Tecnicas e estudos das ruinas das civilizações, pesquisa sobre os fosseis
Ao trabalhar com as operações matematicas, em sala de aula, :. *A * - A correspondência possibilita a criança compreender que onumero quatro significa um conjunto com quatro elementos, um a um, e não simplesmente um simbolo. 
A professora Sonia levou seus alunos para conheceremos colegas da 2ª serie C:. A - I, II e III
 Sonia entregou aos 15 alunos 8 botões e solicitou que encontrassem o total de botões:. C - V V FF 
Paula organizou os alunos em grupos e para cada grupo entregou potes com objetos como:. A - Uma das maneiras de o professor concretizar o aprendizado da multiplicação é utilizar materiais concretos em sala de aula.
Para que o aluno compreendao valor posicional de um numeral as atividades logico-matematicas :. B - Operações de adiçãocom colunas desalinhadas, onde a unidade esta na casa da dezena.
Ampliar o interesse aos componentes de uma situação de aprendizagem em que os sujeitos:. E - I e II.
As crianças aprendem a contar e usar os sinais matemáticos por meio de representações ou esquemas lógico-matematicos:. A - Agrupamentos.
A matemática vem passando por uma grande transformação. Isto é absolutamente natural. :. E - O desenvolvimento tecnológico. 
Os grandes heróis da matemática, isto é, aqueles indivíduos historicamente apontados :. O desenvolvimento.
 A Professora precisa conhecer e construir práticas pedagógicas significativas que envolvam a construção de numero:. A - I, II, e III 
Contar os elementos de um conjunto supõe distinguir o conjunto como tal e ter a idéia de elemento:. D - V F F F 
Marta solicitou que os alunos resolvessem de formas diferentes a expressão numérica 2+2+2+2:. A - Entender com base nos conhecimentos anteriores.
As crianças controem ideias e representações sobre a escrita dos numeros com base em duas informações:. F – V – F – F 
O ensino deve contemplar a relação aluno-professor de forma reflexiva:. A - Uma base construtiva
Existem crianças que imaginam que o zero tem valor numérico apenas quando esta posicionado depois de um outro numero:. V – V – F –V 
Raciocinar é pensar de acordo com uma ordem lógica que envolve sentir o problema, identificar a dificuldade:. O fator de raciocínio critico e lógico.
O processo dialético construtivo é relevante para compreender o conceito matemático. Neste processo, aluno e professor são agentes ativos :. V – V – V – F 
A professora Tânia entregou para cada aluno um pequeno pacote com botões:. Correspondência 1 a um.
Para uma maior compreensão e aprendizagem dos conceitos matemáticos, o professor pode utilizar recursos materiais concretos :. B V – F – V – F 
Um maior numero de acessos aos instrumentos e as técnicas intelectuais contextualizadas, maior capacidade de enfrentar situações para resolver problemas novos, :.C - V – F – F – F 
O processo dialético construtivo é relevante para compreender o conceito matemático:. A - I, II e III 
Aprender a matemática é construir o sentido do conhecimento, e que os problemas e a reflexão em torno:. E - Contagem ou verificação da quantidade de objetos e a exatidão de um negocio. 
O conhecimento do valor posicional de cada algarismo em termos de ‘unidades’, de ‘dezenas’:. D - A idéia de que os algarismos indicam quantidades e são determinados pelo lugar ou posição que aparecem.
A professora Paula apresentou atividades sobre o valor posicional do numero. :. B - Solicite para a criança a leitura dos números que integram a operação matemática, resolva de forma escrita e observe se a operação e o resultado são daquela forma.
As dimensões para aquisição do conhecimento destacam a sensorial, a intuitiva, a emocional e a racional que associadas a ação gera capacidade de explicar:. C - V – F – F – F 
A contagem envolve outras esferas que resultam em associações, agrupamentos, quantidade:. A - Relações dois a dois ou três a três entre infinitas possibilidades que facilitam a contagem de grandes conjuntos na vida cotidiana.
O colegiado representa também, uma mudança tanto nos processos de tomada de decisão, administrativas e pedagógicas. A - Houver participação de todos os atores nos processos de estudos, planejamento, execuções e tomadas de decisões das ações que permeiam o cotidiano escolar.
O ato de contar surgiu por meio da necessidade dos homens, pois no inicio da civilização eles eram nômades e sobreviviam da pesca:. A - O desenvolvimento de atividades humanas, pois o homem deixou de ser nômade e... se no solo.
A professora Sonia entregou situações-problema para seus alunos do 3° ano do ensino fundamental:. A - A resolução de situações-problemas a partir de experiências concretas.
O professor precisa observar que uma criança tem aptidão natural para aprender e a pensar:. D - Identificar a matemática como ferramenta básica e universal para entender o mundo nas aulas 
Existem crianças que imaginam que o zero tem valor numérico apenas quando esta posicionado depois de um outro numero. Outras que o zero não tem valor nem antes e nem depois dos números”D - I, II e IV
A experiência como docente da disciplina de matemática nos possibilita explorar algumas concepções do conhecimento matemático relacionados ao ensino:. D - F – F – V – V 
O processo de aquisição do conhecimento é, portanto, essa relação dialética saber/fazer :. C - F F V F 
Ao longo dos anos, o ensino de geometria obteve caráter provisório em relação aos conteúdos como operações matemáticas, fração, equação, expressão, etc:. C - V V FV 
A compreensão e aprendizagem dos conceitos matemáticos requerem por parte do professor:.C - V V F F Catarina levou os alunos ao pátio coberto da escola e demarcou com uma fita vermelha o espaço que utilizariam para um jogo de damas. :. A - Que o numero total de quadrados = números de linhas x numero de colunas.
Lucia é professora do 3° ano B. durante as atividades que envolvemas operações matemáticas, ela propõe resolução mental para os alunos:. E - Dispor de forma horizontal os números nas operações.
 Professor e aluno devem caminhar juntos e a observação do professor para o todo é de fundamental relevância no processo de atividades e conceitos lógicos matemáticos .D - I ,II e IV.

Outros materiais