Exercícios – Processo Comportamental
3 pág.

Exercícios – Processo Comportamental


DisciplinaProcessos Básicos de Aprendizagem (pba)27 materiais279 seguidores
Pré-visualização1 página
Exercícios \u2013 Processo Comportamental
1. Márcia ganhou sua primeira máquina fotográfica digital. Márcia começa a tirar várias fotos de seus parentes. Na primeira vez, Márcia tira algumas fotos fora de foco e descentralizadas, mas a família elogia seus esforços. Gradualmente, os pais, tios e irmãos passam a elogiar apenas aquelas fotos que mostram maior qualidade (foco preciso, centralização, bom ângulo). Fotos de baixa qualidade são ignoradas, e logo o comportamento de tirá-las entra em ___________. O comportamento de Márcia de tirar fotos fica cada vez mais aprimorado. Essa situação pode ser considerada um exemplo de _____________.
 a) extinção - modelagem
 b) modelagem - extinção
 c) comportamento respondente - reforçamento contínuo
 d) reforçamento contínuo - comportamento respondente
2. Eu chamo o garçom e ele vem em minha direção. Neste exemplo, chamar o garçom é o(a) _______________ e ele vir em minha direção é o(a) _______________.
 a) reforço - comportamento
 b) comportamento - reforço
 c) estímulo reforçador - comportamento
 d) reforçador \u2013 resposta
3. Colocar o dinheiro na máquina de coca-cola e obter uma coca-cola gelada. Neste exemplo, de acordo com o paradigma operante, colocar dinheiro na máquina é o(a) _______________ e obter coca-cola gelada é o(a) _______________.
 a) estímulo condicionado - resposta incondicionada
 b) reforço - resposta
 c) estímulo condicionado - resposta incondicionada
 d) resposta \u2013 reforço
4. Marivaldo chupa Halls após fumar para que sua namorada Creusimara não reclame do cheiro do cigarro ao beija-lo. Faz isso desde que começou o namoro e continua fazendo. Com relação ao comportamento de chupar Halls, a namorada não reclamar funciona como:
 a) extinção operante
 b) punição negativa
 c) reforço negativo
 d) reforço postivo
5. Toda vez que Marcelo quer um brinquedo novo ele dá uma birra e sua mãe lhe dá o brinquedo desejado. Com relação ao comportamento de dar birra, ganhar o brinquedo funciona como:
 a) punição negativa
 b) extinção operante
 c) reforço negativo
 d) reforço positivo
6. Sempre que Mariana discava o número do celular de Cristina, esta lhe atendia. Cristina mudou de celular e não informou Mariana. Depois de discar o número algumas vezes e não conseguir falar com Cristina, Mariana parou de discar aquele número. Com relação ao comportamento de discar o número de telefone de Cristina, não ser mais atendida funcionou como:
 a) extinção operante
 b) punição positiva
 c) reforço negativo
 d) punição negativa
7. Um rato, em esquema CRF, pressiona a barra da caixa e recebe água como reforço. A partir de um certo momento, junto com a apresentação da água, é aplicado no animal um forte choque elétrico. O animal para de pressionar a barra. Com relação ao comportamento de pressionar a barra, a apresentação do choque elétrico funciona como _______________.
 a) reforço positivo
 b) punição negativa
 c) reforço negativo
 d) punição positiva
8. Marivaldo assediava sexualmente suas colegas de trabalho com frequência. Certa vez ele foi denunciado e ficou na cadeia por dois meses. Marivaldo nunca mais assediou suas colegas de trabalho. Com relação ao comportamento de assediar suas colegas, ser preso funcionou como _______________.
 a) punição negativa
 b) punição positiva
 c) reforço negativo
 d) reforço positivo
9. Joãozinho ganhou um videogame novo, com o qual brincava todos os dias. Certa vez ao ligá-lo, tomou um grande choque elétrico e não quis mais saber do brinquedo. Com relação ao comportamento de jogar videogame, o choque elétrico funcionou como _______________.
 a) reforço negativo
 b) punição positiva
 c) punição negativa
 d) reforço positivo
10. Marina conversou demais ao telefone e a conta veio astronômica. Seu pai a proibiu de sair de casa por uma semana. Marina passou a falar bem menos ao telefone. Com relação ao comportamento de falar ao telefone, não poder sair de casa funcionou como _______________.
 a) reforço positivo
 b) punição positiva
 c) reforço negativo
 d) punição negativa
11. Joãozinho falsificou a assinatura da mãe na prova para não levar bronca, mas sua mãe descobriu a fraude e aplicou-lhe uma grande surra. Joãozinho nunca mais falsificou a assinatura da mãe. Com relação ao comportamento de falsificar a assinatura, apanhar funcionou como _______________.
 a) reforço negativo
 b) punição positiva
 c) reforço positivo
 d) punição negativa
Estudante
Estudante fez um comentário
kd as resposta... não resolve apenas as perguntas.
0 aprovações
Tailla
Tailla fez um comentário
e as repostas
0 aprovações
Luiza
Luiza fez um comentário
possui gabarito?
0 aprovações
Gabi
Gabi fez um comentário
nao tem resoostas?
2 aprovações
Lia
Lia fez um comentário
Mto bom
2 aprovações
Carregar mais