Buscar

Franquias e Parcerias Comerciais

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0444_AV_2014» FRANQUIAS E PARCERIAS COMERCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	MARCELO OLIVEIRA CAMARA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 10/11/2014 15:34:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201402143192)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Descrever o conceito de territorio de franquia.
		
	
Resposta: Caracteriza-se pela área de atuação da franquia.
	
Gabarito: O aluno deve, em sua resposta apresentar pelo menos: Area de atuação de uma franquia determinada em contrato firmado entre as partes, com garantia do franqueado.
	
	 2a Questão (Ref.: 201402143280)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A grande imprensa de negócios noticiou recentemente que uma das maiores redes mundiais de fast food estava colocando à venda as lojas próprias que mantinha na América Latina, inclusive no Brasil. Tratava-se de uma mudança importante no modelo de negócio estabelecido, o qual apresentava sinais de esgotamento. Nesse sentido, no novo modelo, a multinacional deixava de ter subsidiárias integrais e passava a receber os royalties pela concessão de sua marca. As lojas seriam vendidas em bloco para grandes franqueadores. Apresente e justifique uma vantagem e uma desvantagem da franquia como estratégia de expansão de negócios de empresas multinacionais.
		
	
Resposta: Vantagem - a expansão amplia a rede de negócios, gerando aumento de participação no mercado e mais lucros. Desvantagem - a imagem da empresa pode ser prejudicada,devido a falhas na gestão, resultando em desconfiança por parte do consumidor e perda de credibilidade no mercado.
	
Gabarito: Deve ser citada uma das vantagens apresentadas a seguir. - As principais vantagens, para a empresa franqueadora, estão associadas à velocidade de crescimento e ao baixo nível de investimento. Justificativa: o estabelecimento de franquias constitui meio bastante rápido e eficaz de expansão, em que os maiores gastos ficam a cargo do franqueado. - Do ponto de vista do franqueado, há o acesso a treinamento de pessoal, sistemas de gestão, marca mundial, propaganda de abrangência nacional, estudos de mercado e, mesmo, seleção de fornecedores. Justificativa: todos esses aspectos constituem conquistas e benefícios que seriam difíceis de alcançar sem a franquia. (valor: 5,0 pontos) Deve ser citada uma das desvantagens apresentadas a seguir. - As principais desvantagens, de um modo geral, dizem respeito ao relacionamento jurídico entre as partes, à pouca consideração às características dos mercados locais e às diferenças de cultura organizacional. Justificativa: Essas desvantagens podem levar ao insucesso do negócio pelo estabelecimento de cláusulas difíceis de cumprir e, ocasionalmente, pela baixa aceitação do produto. - Em certos casos, há necessidade de elevados investimentos por parte dos franqueados. No que se refere, especificamente, às empresas franqueadas de multinacionais de alimentos, pode haver concorrência injusta decorrente da elevada sonegação de impostos por parte das pequenas e médias empresas. Justificativa: O retorno pode não compensar os investimentos elevados, acarretando o fracasso da empresa pela dificuldade de obtenção de lucro. - Pela ótica do franqueador, existe a possibilidade de perda de controle sobre a gestão da marca. Justificativa: A marca original pode ser prejudicada pela introdução de alterações no produto feitas pelo franqueado sem o conhecimento do franqueador.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402187487)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O sistema de Franchising é:
		
	
	O sistema de franchising é uma forma específica de gestão empresarial que tem sido amplamente utilizada, internacionalmente, como uma estratégia de organização de mercados (produção, distribuição e comercialização) e um mecanismo eficaz de expansão das micro e pequenas empresas. Ele constitui uma das mais promissoras formas de parceria empresarial, pois não existem riscos e incertezas.
	 
	O sistema de franchising é uma forma específica de gestão empresarial que tem sido amplamente utilizada, internacionalmente, como uma estratégia de organização de mercados (produção, distribuição e comercialização) e um mecanismo eficaz de expansão das micro e pequenas empresas. Ele constitui uma das mais promissoras formas de parceria empresarial, cujos riscos, incertezas e experiências são compartilhados entre o franqueado e o franqueador, via união entre o capital (do franqueado) e o know-how (do franqueador).
	
	O sistema de franchising é uma forma específica de gestão empresarial que tem sido amplamente utilizada, nacionalmente, como uma estratégia de organização de mercados (produção, distribuição e comercialização) e um mecanismo eficaz de expansão das micro e pequenas empresas. Ele constitui uma das mais promissoras formas de parceria empresarial, cujos riscos, incertezas e experiências são compartilhados entre o franqueado e o franqueador, via união entre o capital (do franqueado) e o know-how (do franqueador).
	
	Todas erradas.
	
	O sistema de franchising é uma forma específica de gestão empresarial que tem sido amplamente utilizada, nacionalmente, como uma estratégia de organização de mercados (produção, distribuição e comercialização) e um mecanismo eficaz de expansão das micro e pequenas empresas. Ele constitui uma das mais promissoras formas de parceria empresarial, pois não existem riscos e incertezas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402331024)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A divisão das franquias por modalidades de negócio consiste em classificá-las de acordo com a forma de atuação de cada uma. Seguindo este critério, podemos classificar as franquias em, exceto:
		
	
	Franquia Individual;
	
	Franquia shop in shop;
	
	Franquia Combinada;
	 
	Franquia Máster (ou Master Franchising);
	
	Franquia de Conversão;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402356200)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O contrato de franquia:
		
	
	Pode ser escrito;
	
	Deve ser assinado na presença de 3 testemunhas;
	 
	Para ter validade, é prescindível ser levado a registro perante cartório ou órgão público;
	
	Deve ser assinado na presença de 5 testemunhas;
	
	Pode ser verbal;
	
	 6a Questão (Ref.: 201402144347)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Franquias de Quarta Geração :
		
	
	Caracterizam-se pelo desenvolvimento pelo franqueador de produtos/serviços, sendo que este fornece um grande suporte ao franqueado. Neste tipo de franquia a transparência é total.
	
	São franquias que tem a garantia de recompra pelo franqueador. Isso só é viável quando o franqueador é detentor do ponto comercial (proprietário ou locatário, que aluga ou subloca ao franqueado).
	
	Caracterizam-se pela licença de uso de marca e pouco suporte ao franqueado. Ex. Kodak. São aquelas que não há exclusividade em favor do franqueado.
	 
	Destacam-se pela quantidade e qualidade dos serviços prestados. São franquias que possuem Conselho de Franqueados, que participa das decisões da empresa, colaborando para o fortalecimento da marca
	
	Oferecem um pouco mais de suporte ao franqueado. Geralmente o franqueado é obrigado a comprar a mercadoria do franqueador e os royalties e taxas de promoções estão embutidos no preço da mercadoria
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402173088)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao analisar o Sistema de Franquias como uma opção de parceria empresarial, podemos afirmar que:
 
          I.        Apresenta as seguintes vantagens para o franqueado: maior chance de sucesso, maior vantagem competitiva, e uso de uma marca consolidada.
         II.        Possibilita as seguintes vantagens para o franqueador: rapidez de expansão do negócio, maior cobertura do mercado, e formação de uma imagem corporativa.
        III.        Apresenta as seguintes desvantagens para o franqueador: perda parcial do controle, perda do sigilo do negócio, e perda da inovação no desenvolvimentode produtos e serviços.
 
Em relação às assertivas "I", "II" e "III" anteriores, assinale a opção correta.
		
	 
	A assertiva "III" é falsa haja vista que o sistema de franquia não ocasiona perda da inovação para o franqueador no desenvolvimento de produtos e serviços
	
	A assertiva "I" é falsa tendo em vista que a adoção de um sistema de franquias não representa necessariamente uma expansão de uma empresa franqueadora.
	 
	Todas as assertivas são verdadeiras tendo em vista que destacam características de uma relação de parceria empresarial sob a forma de franquia.
	
	 A assertiva "II" é falsa uma vez que a economia de escala não representa uma vantagem para o franqueador.
	
	Todas as assertivas são falsas tendo em vista que não representam características de um sistema de franquias.
	
	 8a Questão (Ref.: 201402135577)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É o tipo de franquia onde o empresário converte sua unidade independente em uma unidade franqueada, transferindo sua tecnologia de negócio isolado para o franqueador, mas tendo que se ajustar às normas gerais e aos padrões da franquia escolhida. Neste tipo de franquia, a experiência empresarial e os investimentos do franqueado se revertem para o franqueador, incluindo os fracassos ou sucessos do empreendimento. Ocorre também o aproveitamento e valorização do ponto comercial já existente, visando uma maior rentabilidade e um menor investimento entre as partes. estamos nos referndo a franquia (de) :
		
	
	Multipla
	 
	Conversão
	
	Mista
	
	Combinada
	
	Distribuição
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402187496)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre os Royalties é correto afirmar:
		
	
	Royalties é o valor anual pago pelo franqueado ao franqueador. Remunera a continuidade dos serviços de tecnologia prestados. A vigência varia de acordo com o contrato. Constitui-se num percentual fixo, sobre o faturamento líquido da franquia.
	 
	Royalties é o valor periodicamente pago pelo franqueado ao franqueador. Remunera a continuidade dos serviços de tecnologia prestados. A vigência varia de acordo com o contrato. Constitui-se num percentual variável, sobre o faturamento líquido da franquia.
	
	Royalties é o valor periodicamente pago pelo franqueado ao franqueador. Remunera a continuidade dos serviços de tecnologia prestados. A vigência varia de acordo com o contrato. Constitui-se num percentual fixo, sobre o faturamento líquido da franquia.
	 
	Royalties é o valor periodicamente pago pelo franqueado ao franqueador. Remunera a continuidade dos serviços de tecnologia prestados. A vigência varia de acordo com o contrato. Constitui-se num percentual fixo, sobre o faturamento bruto da franquia.
	
	Todas erradas.
	
	 10a Questão (Ref.: 201402187486)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual a definição de MPE pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)?
		
	
	Todas erradas.
	
	A entidade limita as micro às que empregam até vinte pessoas no caso do comércio e serviços, ou até 50, no caso dos setores industrial ou de construção. Já as pequenas são definidas como as que empregam de 10 a 80 pessoas, no caso de comércio e serviços, e 50 a 150 pessoas, no caso de indústria e empresas de construção.
	 
	A entidade limita as micro às que empregam até nove pessoas no caso do comércio e serviços, ou até 19, no caso dos setores industrial ou de construção. Já as pequenas são definidas como as que empregam de 10 a 49 pessoas, no caso de comércio e serviços, e 20 a 99 pessoas, no caso de indústria e empresas de construção.
	 
	A entidade limita as micro às que empregam até cinco pessoas no caso do comércio e serviços, ou até 19, no caso dos setores industrial ou de construção. Já as pequenas são definidas como as que empregam de 10 a 49 pessoas, no caso de comércio e serviços, e 20 a 99 pessoas, no caso de indústria e empresas de construção.
	
	A entidade limita as micro às que empregam até duas pessoas no caso do comércio e serviços, ou até 19, no caso dos setores industrial ou de construção. Já as pequenas são definidas como as que empregam de 10 a 49 pessoas, no caso de comércio e serviços, e 20 a 99 pessoas, no caso de indústria e empresas de construção.

Outros materiais