Buscar

Exercicios de diagramas de blocos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aprendendo Processos com Diagrama de Blocos
Obtenção de O2 puro
Descrição do processo
Oxigênio puro é produzido a partir do ar liquefeito, o qual é destilado para se obter o oxigênio puro e o nitrogênio ao final do processo. A entrada deste ar é conectada com uma solução de hidróxido de potássio em uma torre de absorção de gás, com a finalidade de remover dióxido de carbono. O ar (livre do CO2) é então enviado através de quatro compressores para aumentar sua pressão até 200atm.
Após cada compressor existe um trocador de calor com água fria para resfriar o ar que foi aquecido durante a compressão. O ar resultante a 200 atm e 30°C é enviado a uma série de quatro trocadores de calor onde é resfriado até -30°C por amônia refrigerada.
Descrição do processo
Este ar é mais adiante resfriado de -30°C a -180°C passando-o através de trocadores de calor os quais usam o produto nitrogênio e o produto oxigênio como fluidos refrigerantes. O ar frio passa através de uma válvula de expansão dentro de uma coluna de destilação. O ar é destilado para dar um produto destilado de 98% de N2 e 2% de O2 e um produto de fundo de 99% O2 e 1% de N2.
OBS: o processo de obtenção do O2 puro é bem mais complexo do que o que está aqui descrito. Coloquei apenas uma descrição simples para mais fácil entendimento.
Torre de Absorção
Trocadores de calor
Ar (200atm e 30°C)
Diagrama de blocos da obtenção do O2 puro
Trocadores de calor
Água quente
Água fria
Compressores
Ar
Ar isento de CO2
200atm
Ar comprimido
Ar (-30°C)
A
CO2
KOH
Amônia 
refrigerada
Trocadores de calor
Coluna de destilação
Ar isento de CO2
200atm
O2 puro
(99%)
A
N2 
(1%)
O2 
(2%)
N2
(98%)
Fabricação da Manteiga
Descrição do processo
A manteiga é um produto derivado do leite, que é obtido a partir da batedura do creme do leite (nata) fermentado ou não. A gordura é o principal componente da manteiga, que também possui em sua composição água, proteínas, vitaminas, ácidos, lactose e cinzas. O sal é opcional. As etapas que envolvem a sua fabricação são as seguintes: inicialmente se obtém o creme, através de uma operação de desnate, que pode ser de forma natural ou mecânica
Em seguida o creme é filtrado em peneira de malha fina, com o objetivo de eliminar as sujidades, as quais são prejudiciais a aparência do produto e são fontes de microorganismos
Descrição do processo
Para a obtenção de um produto de melhor qualidade, o creme passa por um tratamento, que consta de estocagem (5°C), padronização (35 a 40% de gordura), neutralização (acidez entre 15 e 20°D), pasteurização (75 a 80°C, 10 a 15s), resfriamento (8 a 13°C se não for realizada a maturação do creme e 20°C se for realizada) e maturação (natural e artificial). 
Caso a batedura do creme não seja feita logo após o final da maturação, este deve ser armazenado entre 4 e 5°C. Se a batedura for feita logo após a maturação, a temperatura deve ficar na faixa de 8 a 13°C, e o creme deve ser batido durante 20 a 40 minutos. 
Descrição do processo
Após a batedura, a manteiga apresenta-se granulada, com grãos do tamanho de uma ervilha. Faz-se então a separação destes grãos, sendo escoado o leitelho. A etapa seguinte é a lavagem da manteiga, para a retirada de resíduos de leitelho. É feita com água limpa e fervida com uma temperatura variando entre 8 e 4°C.
A salga da manteiga (2 a 6% de sal) é opcional. Quando realizada, é feita durante aproximadamente 15 minutos antes de iniciar a malaxagem (12 a 14°C). Nesta etapa, os grãos da manteiga são amassados até formar uma massa homogênea e elástica, e retirar-se o excesso de água. Após a malaxagem, a manteiga, se aprovada, vai para a embalagem (plástico, papel) e armazenamento (consumo rápido 5°C; se não, 10 a 15°C abaixo de zero). 
Desnate
(Natural ou Mecânico)
Estocagem
Creme
Diagrama de blocos da obtenção da manteiga
Padronização
35 a 40% de gordura
5°C
Filtração
Neutralização 
Acidez entre 15 e 20°D
Leite
Creme desnatado
Sujidades 
Creme filtrado
Creme padronizado
A
Maturação 
(natural ou artificial)
Sim 
8 a 13°C
20 a 40’
Resfriamento
(8 a 13°C)
Pasteurização
75 a 80°C
10 a 15s
Resfriamento
(20°C)
Creme resfriado
Creme pasteurizado
Armazenamento
Batedura ?
Não 
4 a 5°C
Creme pasteurizado
Creme granulado
A
B
Salga (opcional)
2 a 6%
2 a 6%
Malaxagem
Lavagem
Separação
Leitelho
Água limpa e fervida
 8 a 4°C
Excesso 
de água
Embalagem
Manteiga
Resíduos do 
leitelho
Manteiga lavada
15’
12 a 14ºC
Aprovada 
?
Manteiga salgada
B
B
C
Não 
Sim 
Armazenamento
Armazenamento
Sim
Consumo rápido
?
Manteiga embalada
Não
5°C
Armazena-
mento
-10ºC a -15ºC
Manteiga embalada
C

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais