Buscar

RESUMO Introdução a Radiologia Veterinária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A RADIOLOGIA VETERNÁRIA
-Radiologia é o ramo da ciência médica que se utiliza das radiações descobertas por Roentgen para auxiliar no diagnóstico e tratar diversas enfermidades, se tornando desse modo um meio auxiliar de diagnóstico.
-Para a produção das radiações X são necessários três elementos básicos: uma fonte de elétrons, um local de impacto, uma diferença de potencial elétrico entre eles.
-A Miliamperagem Está relacionada com o número de elétrons emitidos e, também, está diretamente relacionada com o tempo que estará ocorrendo a diferença de potencial, corresponde a quantidade de radiações X obtidas num determinado espaço de tempo. Já a Quilovoltagem É a passagem da corrente de alta tensão através de uma ampola de raio x que resulta na produção de radiação; Quanto maior a Kv, mais rapidamente os elétrons viajarão, maior a quantidade de energia liberada no impacto e menores os comprimentos de ondas dos raios x produzidos. Quanto menor o comprimento da onda, maior a força de penetração do feixe, afetando a qualidade da radiografia.
-Os Raios X são radiações eletromagnéticas que não possuem massa e fazem parte as ondas do rádio, microondas, raios infravermelhos, luz visível, raios ultravioletas, raios gamas, entre outras. Diferem entre si pelo comprimento de onda (gama), pela freqüência e pela energia.
-Para saber quanto Kv deve colocar pode fazer o cálculo da Radiografia de estruturas ósseas: kVp: Ex2 + FC (E: espessura, FC: Fator de consistência, mAs=3xE) onde A cada aumento de 10kVp diminui pela metade o mAs.
-Ex: Radiografar o Radio/Ulna de um cão, sendo a espessura de 5 cm: kVp=5x2+40=50	 mAs=5x3=15	 
-Ex: Tempo: Considerando um equipamento que faz 15mA/1s 	15-1->15-x->x=1s
-Radiografia de tórax: mAs=E		-Radiografia do abdome: mAs=2xE
-Os Raios X Propagam-se com a mesma velocidade da luz e sempre em linha reta e Por não possuírem carga elétrica não são desviados nem por campos elétricos nem por campos magnéticos, ou seja, incidem sempre em linha reta. Produzem ionização (formação de íons) por onde passam e Por não possuírem massa, são capazes de atravessar corpos espessos. Ao incidirem sobre substancias como platino cianeto de bário, sulfato de zinco, tungstato de cádmio, tornam-nas fluorescentes e São capazes de sensibilizar os filmes fotográficos e os radiográficos além de serem capazes causar modificações nas células vivas produzindo alterações somáticas e/ou genéticas.
-O Feixe de Raios X pode ser Primário, que São formados pelo choque dos elétrons no ânodo e emergem da ampola sob a forma de um feixe, cônico. Deve-se sempre lembrar que Somente deve ficar exposto o paciente e o pessoal técnico que esteja com equipamentos de proteção (luvas, avental, etc.). O Raio central: é o feixe que forma um ângulo de 90º. com a película radiográfica. Já as Radiações Secundárias ou Difusas São novas radiações X que são formados devido a transferência de energia do feixe primário com o átomo do objeto examinado. Possuem menor poder de penetração, porém apresentam alta patogenicidade decorrente do tamanho das ondas. As Radiações Dispersas São alguns raios X do Feixe Primário que desviam sua trajetória mantendo seu comprimento de onda. Também existe o Efeito Compton onde Alguns raios X do Feixe Primário que cedem parte da sua energia aos átomos do objeto e continuam sua trajetória com um comprimento de onda maior. O Efeito Anódico ocorre A medida que os raios se afastam do Raio Central em direção ao anódio e o poder de resolução decresce imediatamente.
Imagem Radiográfica:
-É a Obtenção de imagens fieis da estrutura radiografada, permitindo, assim, uma avaliação criteriosa e consistente do objeto sujeito ao exame radiológico. Ocorre a Formação da imagem que É feita por duas reações, uma física e outra química. A reação física determina a formação da imagem pela sensibilização dos cristais halóides dos sais de prata, dissolvidos na gelatina que recobre ambas faces dos filmes radiográficos, pelas Radiações X. Ao se iniciar o processo da revelação do filme radiográfico iniciam-se diversas reações químicas que culminam na transformação dos grãos de sais de prata sensibilizados em prata metálica negra.
-Os Fatores que interferem podem ser Distância entre o objeto e o filme radiográfico, Distância entre o ponto focal e o filme, Paralelismo entre o objeto e o filme radiográfico, Mobilidade do objeto sujeito ao exame radiológico.
- A Qualidade da chapa depende do objeto a ser radiografado precisa estar colocado junto ao filme, para que a imagem seja próxima ao tamanho real, A fonte de raio-X deve ser menor possível e mais puntiforme possível, para se obter imagens mais nítidas, Os raios-X devem incidir perpendicularmente ao objeto a ser radiografado, A formação da imagem radiográfica depende da impregnação do filme por sais de prata após passagem da radiação, Precipitação determina imagens negras, A não precipitação determina imagens brancas.
Características Radiográficas dos Tecidos
-O Detalhe Radiográfico É o grau de definição com que as linhas estruturais e de contorno do objeto se apresentam na imagem radiográfica. Já a Densidades Radiológicas ou Radiodensidades É a tonalidade com que as estruturas orgânicas se apresentam nas radiografias. A densidade radiológica varia de acordo com o tempo de exposição, a miliamperagem, a quilovoltagem, a espessura do objeto radiografado, entre outros fatores. O Efeito de Adição de Imagem é Quando estruturas de mesma densidade se sobrepõem, Dois ossos determinam imagem mais radiopaca. Efeito de Subtração de Imagem é Quando estruturas de densidades diferentes se sobrepõem por exemplo Gás em duodeno sobreposto a imagem do fígado determina imagem menos radiopaca;
Requisição de Exame Radiológico
- É necessário realizar a Identificação do paciente (espécie, raça, nome, idade, sexo, pelagem), Identificação do proprietário, Relato sucinto da história clínica, Tratamento(s) já efetuado(s), Suspeita clínica principal e, se houver, secundária(s), Especificação do(s) órgão(s) a ser(em) estudado(s).
Materiais e Equipamentos Radiográficos:
- Filme ou Película Radiográfica; Chassi ou Cassete; Écrans ou Telas Intensificadoras; Grade Antidifusora; Negatoscópio; Calhas; Sacos e Blocos de Posicionamento; Processo de Fixação/Revelação dos filmes radiográficos.
Interpretação Radiológica:
- Uma rotina de interpretação deve incluir Avaliação da qualidade da chapa radiográfica, Buscar imperfeições na chapa radiográfica e o seu grau de envolvimento com a imagem, Efetuar a interpretação de todas as imagens contida na chapa radiográfica, Se necessário, comparar as imagens obtidas no exame com aquelas sabidamente normais, e Sempre interpretar as radiografias no negatoscópio, na penumbra, e após estarem totalmente secas.
-Durante a interpretação devemos dar atenção aos seguintes aspectos: Posicionamento anatômico das estruturas orgânicas, Volume das estruturas radiografadas, Linhas de contorno dos órgãos, Forma dos órgãos, Funcionabilidade orgânica, Radiodensidade tecidual, Linhas estruturais orgânicas.
Proteção Radiológica e Dosimetria:
-As radiações X podem causar três tipos de efeitos biológicos, a saber:
* EFEITO SOMÁTICO: leva a um processo inflamatório, retarda o crescimento celular e causa lise tecidual. Geralmente é superficial e pode ser tratado adequadamente.
* EFEITO GENÉTICO: ao atuar diretamente na cadeia do DNA, rompendo-a, cria novos códigos genéticos e aumenta o índice de mutações genéticas, podendo produzir anormalidades em futuras gerações.
* EFEITO CARCINOGÊNICO: vem a ser uma conseqüência do efeito genético por exposições prolongadas temporalmente aos Raios X.
-Para evitar tudo isso é necessário utilizar Equipamentos de proteção e realizar Práticas de proteção contra as radiações como Avaliar se o exame radiológico é realmente necessário, Decidir se a melhor contenção do paciente é a medicamentosa ou a manual, Colimar o feixe de raios X através de cones e/ou diafragmas, Dirigir, sempre que possível, o feixe primário das radiações em direçãoao chão, Diminuir ao máximo o tempo de exposição, Procurar usar a menor mA e a maior Kv possíveis;
-Quando da contenção manual, solicitar aos proprietários que auxiliem, Distanciar-se, no mínimo, 2 metros da fonte de radiação, Os equipamentos de proteção não devem apresentar rachaduras por onde as radiações possam se infiltrar, Nunca emitir radiações de forma desnecessária, GESTANTES E CRIANÇAS não devem comparecer e o MV Usar sempre o dosímetro.

Outros materiais