Buscar

Contratos Administrativos

Prévia do material em texto

Licitações e Contratos 
Contratos administrativos 
- Toda vez que o Estado-Administração firma compromissos recíprocos com terceiros, celebra um contrato. São esses contratos que se convencionou denominar de contratos de administração, caracterizados pelo fato de que a Administração Pública figura num dos polos da relação contratual. Não necessariamente objetivam, portanto, satisfazer, de modo direto, uma necessidade de aparato administrativo. Ex: acordos de leniência, contratos de gestão, termos de parceria, termos de fomento etc.
Contrato da Administração
Contratos privados da Administração: Regulados pelo Direito Privado - quando a Administração situa-se no mesmo plano jurídico da outra parte
Convênios em sentido amplo: quando há interesses recíprocos dos partícipes em específica atividade
Contrato Administrativo: sofrem a incidência de normas especiais de direito público, só se lhes aplicando supletivamente as normas de direito privado, destinados a satisfazer necessidades da Administração ou constituir uma delegação de prestação de serviço público. Há interesse contrapostos.
Demais espécies de ajustes: negócios jurídicos tributários, acordos na esfera penal etc.
Características básicas:
Regime Jurídico de Direito Público (lógica da Verticalidade)
Existência de Cláusulas Exorbitantes, Privilégios, Prerrogativas Especiais
 Como lembra Alexandre Santos Aragão, independentemente do art. 62,§ 3º, I, Lei 8.666/93, parte da doutrina já vem há muito contestando de forma genérica a distinção entre contratos de direito público e contratos de direito privado. A Autora lusitana MARIA JOÃO ESTORNINHO, na importantíssima obra eloquente pelo próprio título, “Réquiem pelo contrato administrativo”, afirma que as chamadas “cláusulas exorbitantes” são excepcionais ou exorbitantes apenas se tivermos em conta a concepção de contrato do século XIX, já que há décadas muitos dos contratos celebrados entre os privados também sofrem grande interferência legal, principalmente diante da hipossuficiência de uma das partes (vejam-se, entre nós, os contratos de planos de saúde, que têm grande parte de suas cláusulas preestabelecidas pelo poder público). É a lógica do dirigismo contratual.
Necessidade de preservação do equilíbrio econômico-financeiro (art. 37, XXI, CF)
Demais características:
Formalismo -> Arts. 60 e 62, 55
Comutatividade -> Identidade de obrigações
Bilateralidade, onerosidade e consensualidade
Intuiti personae (singular) -> A prestação deve ser exercida pela mesma pessoa que se comprometeu a apresentar proposta à Administração.
-Ponderações doutrinárias: Origem europeia (lógica de que a licitação não é a regra); Subcontratação (art. 72)
 e) Cláusulas exorbitantes
Espécies de contrato administrativo: obras; fornecimento;serviço;concessão
Cláusulas Exorbitantes
Conceito: Cláusulas de privilégio (competências anômalas, cláusulas exorbitantes, prerrogativas especiais), também denominadas cláusulas exorbitantes, são as prerrogativas especiais conferidas à Administração na relação do contrato administrativo em virtude de sua posição de supremacia em relação à parte contratada.
Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:
 I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;
 II - rescindi-los, unilateralmente, nos casos especificados no inciso I do art. 79 desta Lei;
 III - fiscalizar-lhes a execução;
 IV - aplicar sanções motivadas pela inexecução total ou parcial do ajuste;
 V - nos casos de serviços essenciais, ocupar provisoriamente bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato, na hipótese da necessidade de acautelar apuração administrativa de faltas contratuais pelo contratado, bem como na hipótese de rescisão do contrato administrativo.
Alteração Unilateral – Art. 65
Alteração qualitativa -> a) quando houver modificação o do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos
Alteração quantitativa -> b) quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei;
Art. 65. § 1o O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% (cinqüenta por cento) para os seus acréscimos.
§ 2o Nenhum acréscimo ou supressão poderá exceder os limites estabelecidos no parágrafo anterior, salvo:II - as supressões resultantes de acordo celebrado entre os contratantes. (Decisão 215/1999 – TCU – Aplicável às ambas espécies).
 Necessidade de promover o equilíbrio econômico-financeiro
Sanções Contratuais
Consoante a lição de Carvalho Filho, no sistema de estatuto, existem dois grupos de sanções extracontratuais: Os fatos administrativos (art. 58, IV, como ocupação e utilização do local, etc.) e os atos administrativos
Penalidades: Arts. 86 a 88 da Lei 8.666/1993
Questões Jurídicas:
 	a) Amplitude da penalidade de suspensão/inidoneidade -> Divergência entre TCU e STJ
 	b) A grande distinção entre as penalidades reside na gradação, de caráter discricionário, segundo o TCU (Acórdão 2558/2006-2). Segundo doutrina majoritária, os incisos III e IV estipulam cláusulas abertas, de sorte que não há necessidade de tipificação estrita. A multa precisa, conforme a própria literalidade do art. 87, II.
 	c) Segundo o STJ (MS 14002), a declaração de inidoneidade "só produz efeito para o futuro (efeito ex nunc), sem interferir nos contratos já existentes e em andamento" (MS 13.101/DF, Min. Eliana Calmon, DJe de 09.12.2008)
Sanções Contratuais
d) O art. 17 da Lei nº 12.846/2013 registra que a administração pública poderá também celebrar acordo de leniência com a pessoa jurídica responsável pela prática de ilícitos previstos na Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, com vistas à isenção ou atenuação das sanções administrativas estabelecidas em seus arts. 86 a 88. O TCU, por sua vez, entendeu não vinculada aos efeitos do acordo de leniência (IN TCU 74/2015 e Acórdão 824/2015-P).
e) Vide art. 82 a 84 do Estatuto das Estatais
f) O Art. 7º do Pregão trata de penalidade distinta.
Rescisão Contratual Unilateral -> Art. 78, I a XII da Lei nº 8.666/1993.
Vedação à Exceção do Contrato Não Cumprido -> Art. 78, XIV e XV, da Lei nº 8.666/1993
Efeito: Propiciar às partes a oportunidade de restabelecer o equilíbrio toda vez que de alguma forma mais profunda for ele rompido ou, quando impossível o restabelecimento, ensejar a própria rescisão do contrato. Não trata da álea ordinária.
	TEORIA DA IMPREVISÃO
	caso de força maior
acontecimento natural, imprevisível, irresistível que atrapalha o contrato
(art. 65, II, d)
	caso fortuito
acontecimento humano, previsível ou não, irresistível que atrapalha o contrato
(art. 65, II, d)
	fato do príncipe
ato geral da autoridade máxima que afeta indiretamente todos os contratos
(art. 65, II, d)
	fato da administração 
ato especial da autoridade contratante que afeta diretamente o contrato
(art. 78, XII a XVI)
Equilíbrio Econômico-Financeiro
Formas de recomposição:
Reajuste → Caracteriza-se por ser uma fórmula preventiva normalmente usada pelas partes já ao momento do contrato, com vistas a preservar os contratados dos efeitos de regime inflacionário (art. 55, III);
Revisão → tem lugar quando a administração procede à alteração unilateral de suas cláusulas de execução, afetando a equação econômica original, ou quando algum evento, mesmo que externo ao contrato, modifica extraordinariamente os custos de sua execução. Pode ser concedida a qualquer tempo, independente deprevisão contratual (ON AGU 22/2009)
Repactuação → Trata-se de uma das formas de manutenção da equação econômico-financeira do contrato, instituída pelo Poder Executivo Federal por meio do Decreto n. 2.271, de 7 de julho de 1997, para readequar o preço dos contratos de prestação de serviços contínuos à realidade de mercado
Outras Questões
Forma de Garantia: Art. 56 da Lei nº 8.666/1993
Prazo do Contrato: Art. 57 da Lei nº 8.666/1993
Execução do Contrato: Arts. 66 a 75
 	Questão do art. 71. O STF entende constitucional, segundo a ADC 16. lmpende apontar, todavia, que o Supremo Tribunal Federal, sem prejuízo da confirmação expressa da validade do § lº do art. 71 da Lei 8.666/1993, fez questão de esclarecer, ao decidir a ADC 16/DF, que pode, sim , ser legítimo, em um caso concreto, a atribuição pela Justiça do Trabalho de responsabilidade subsidiária à administração pública pelos encargos trabalhistas que a empresa contratada deva aos seus empregados e não pague. Mas, para tanto, será necessária prova de conduta no mínimo culposa do poder público contratante. É ônus do reclamante, contudo, evidenciar a falta de fiscalização, visão reiterada no RE 760931.
Hipóteses de Extinção: (Arts. 78 a 80) 
(i) Cumprimento do objeto ou lapso temporal; 
(ii) Resolução (Rescisão Unilateral ou Rescisão Judicial); 
(iii) invalidação; 
(iv) arbitragem.

Outros materiais