As Criancas e os Adolescentes Os Menores Infratores  Uma visao critica a luz do Estatuto da Crianca e do Adolescente   Rocha, J O

As Criancas e os Adolescentes Os Menores Infratores Uma visao critica a luz do Estatuto da Crianca e do Adolescente Rocha, J O


DisciplinaPoeb - Direito da Criança21 materiais100 seguidores
Pré-visualização22 páginas
COPYRIGHT
 
 DADOS DE COPYRIGHT
 
 Sobre a obra:
 A presente obra é disponibilizada pela equipe Le Livros e seus diversos parceiros, com o objetivo de oferecer conteúdo para uso parcial em pesquisas e estudos acadêmicos, bem como o simples teste da qualidade da obra, com o fim exclusivo de compra futura.
 É expressamente proibida e totalmente repudíavel a venda, aluguel, ou quaisquer uso comercial do presente conteúdo
 Sobre nós:
 O Le Livros e seus parceiros disponibilizam conteúdo de dominio publico e propriedade intelectual de forma totalmente gratuita, por acreditar que o conhecimento e a educação devem ser acessíveis e livres a toda e qualquer pessoa. Você pode encontrar mais obras em nosso site: lelivros.love ou em qualquer um dos sites parceiros apresentados neste link.
 
 "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível."
 
 
 
 
 
part0001
AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES OS MENORES INFRATORES
Uma visão crítica à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente
Todos os Direitos Reservados. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida no todo ou em parte, por qualquer meio ou forma sem a prévia autorização do autor (J.O.Rocha Edições). A violação dos direitos autorais é crime estabelecido na Lei no 9.610/1998 e punido pela tipificação constante do artigo 184 do Código Penal Brasileiro \u2013 CPB.
Impresso no Brasil Printed in Brazil 
J.O.Rocha
AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES OS MENORES INFRATORES
Uma visão crítica à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente
Santos Copyright @ 2011 J.O.Rocha. All rights reserved. Material previamente registrado no EDA/FBN/MinC Sob Registro: 698.871\u2013 Livro: 1.350 e Folhas: 65
Texto: Joselito Oliveira Rocha
Revisão: Maria Edna da Silva
Capa: Ericson Pereira Cavalcante
Edição: J.O. Rocha edições
Produção Editorial: Editora Comunnicar 1a edição
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) 
Rocha, J.O.
As crianças e os adolescentes: os menores infratores : um visão crítica à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente / J. O. Rocha. - - Santos, SP : Joselito Oliveira Rocha, 2015 : J.O.Rocha edições \u2013 Editora Comunnicar, 2016.
Bibliografia
ISBN 978-85-919276-1-6 
1. Crianças e Adolescentes \u2013 Direitos \u2013 Brasil 2. Crianças e adolescentes \u2013 Leis e legislação \u2013 Brasil 3. Menores \u2013 Direitos 4. Menores infratores I Título.
15 \u2013 09629 CDU \u2013 347.157.1 (81) (094) 
Índices para catálogo sistemático:
1. Brasil : Estatuto da Criança e do 
Adolescente 347.157.1 ( 81 ) ( 094 )
2. Estatuto da Criança e do Adolescente :
Brasil 347.157.1 ( 81 ) ( 094 ) 
EDIÇÕES Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 143 - cj. 14J.O.Rocha Cep.: 11070-100 - Santos - SP
Tel.: 13 3224.8633
www.comunnicar.com.br 
Joselito Oliveira Rocha
J.O.Rocha
Barão
Escritor
Professor de Direito
Colunista do Jornal Salvador do Estado da Bahia Colunista do Portal Educação
Pós-graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal (Damásio Educacional, Complexo): Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus.
Pós-graduando (Latu Sensu) Formação de Professores para o Ensino Superior: Docência do Ensino Superior na Universidade Paulista/Santos.
Graduado em Direito pela Universidade Paulista. Tribunal do Júri \u2013 Escola Superior da Advocacia (ESA) ministrado na Ordem dos Advogados do Brasil (Santos/SP). Aluno da Fundação Getúlio Vargas \u2013 FGV Online, no programa de Educação a Distância da Fundação Getúlio Vargas em cursos jurídicos na área do Direito Penal e Direito Processual Penal. Aluno do Portal Educação em cursos jurídicos na área do Direito Penal e Direito Processual Penal. Figura no processo seletivo 2016 PUC-SP para o Mestrado Acadêmico com ênfase em Direito Penal. Cursou Gestão em Comércio Exterior.
Compositor, autor de obras devidamente registradas no EDA/ FBN/MinC.
Twitter: @OficialJORocha 
AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES OS MENORES INFRATORES
Uma visão crítica à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente
1a edição 
EDIÇÕES 
J.O.Rocha
AO TOBI, O CACHORRO DA CASA.
AO ALADIM, O GATO DA MINHA FILHA. 
À MINHA HUMILDE MARIA JOSÉ, ALMA QUE ME ATURA DESDE 1998, DEDICANDO SUA VIDA EXCLUSIVAMENTE PARA MIM.
À MINHA QUERIDA GLORIA MARIA, UMA MENINA ILUMINADA POR DEUS. À MINHA INSPIRAÇÃO PARA ESCREVER ESTE HUMILDE LIVRO \u2013 UMA SIMPLES LUZ PERANTE O DIREITO.
Agradecimentos
À Família Real da qual sou membro, meus sinceros votos de felicidades, saúde, prosperidade e paz e vida longa A Sua Alteza Real, príncipe regente, por ter me aceitado em seu reino e por ter me concedido o título de nobreza que possuo.
A Ericson Pereira Cavalcante, por me ajudar a espalhar a cultura pela cidade de Santos/SP.
Crianças ladronas...
As aventuras sinistras dos \u201cCapitães da Areia\u201d - A cidade infestada por criançasque vivem do furto - urge uma providência do Juiz de Menores e do chefe depolícia ontem houve mais um assalto.
Já por várias vezes o nosso jornal, que é sem dúvida o órgão das mais legítimas aspirações da população baiana, tem trazido noticias sobre a atividade criminosa dos \u201cCapitães da Areia\u201d, nome pelo qual é conhecido o grupo de meninos assaltantes e ladrões que infestam a nossa urbe. Essas crianças que tão cedo se dedicaram à tenebrosa carreira do crime não têm moradia certa ou pelo menos a sua moradia ainda não foi localizada. Como também ainda não foi localizado o local onde escondem o produto dos seus assaltos, que se tornam diários, fazendo Jus a unia Imediata providência do Juiz de Menores e do dr. Chefe de Polícia\u201d.
Esse bando que vive da rapina se compõe pelo que se sabe de uni número superior a 100 crianças das mais diversas idades, indo desde os 8 aos 16 anos.
Crianças que, naturalmente devido ao desprezo dado à sua educação por pais pouco servidos de sentimentos cristãos, se entregaram no verdor dos anos a uma vida criminosa.
São chamados de \u201cCapitães da Areia\u201d porque o cais é o seu quartel-general. E têm por comandante um mascote dos seus 14 anos, que é o mais terrível de todos, não só ladrão como já autor de um crime de ferimentos graves, praticado na tarde de ontem. Infelizmente a Identidade deste chefe é desconhecida.
(P. 04)
Capitães da Areia Jorge Amado (1912-2001) 
Quando sei, é porque não sei de nada. E quando acho que já sei de tudo, é porque não sei de nada mesmo. Mas aprendi uma coisa: nunca vou saber de tudo, mas vou sempre estar aprendendo, porque errar é humano, mas o que não é humano é ser burro, e essa palavra não faz parte da essência do ser humano, que na sua origem, carrega o titulo de animal racional \u2013 mesmo sendo animal \u2013 mas não se confunde com bicho, que mesmo sendo \u2018\u2018o bicho\u2019\u2019, dever-se dignidade. Ao que penso, o mais inteligente de todos \u2013 quem queira ser ou quem detém esse titulo \u2013 que tome muito cuidado, pois pode estar sendo o mais ignorante de todos 
\u2013 porque achar que já sabe de tudo nesta vida \u2013 a não ser as experiências vividas no passado \u2013 que se pensarmos bem, não tivemos experiências algumas \u2013 porque quando achamos que sabemos de tudo, realmente é porque não sabemos de nada.
J.O.Rocha
Sumário
Prefácio XVII
Introdução XXI 
I
Joselito Oliveira Rocha 27 
II
O menor infrator 31 
III
O conceito de menor infrator 43 
IV
O Estatuto da Criança e do Adolescente \u2013 ECA 47 
V
Origem e constitucionalidade do Estatuto 51 
VI
A comparação com o Código Penal Brasileiro 55 
VII
As medidas socioeducativas 63 
VIII
O processamento do ato infracional e suas restrições 65 
IX
Aplicações das medidas socioeducativas 69 
X
Tipos de infrações 71 
XI
Penalidades 73 
XII
História