Portfolio UNINTER
5 pág.

Portfolio UNINTER


DisciplinaPortfólio3.870 materiais26.117 seguidores
Pré-visualização2 páginas
INCLUSÃO: ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)
Resumo
O transtorno de déficit de atenção (TDAH) afeta crianças e adolescentes é sem dúvida uma patologia, por isso tem grande incidência, a OMS (2002) afirmou que \u201cMundialmente de 3% a 5% das crianças em idade escolar\u201d o transtorno apresenta uma prevalência de 9:1 de meninos para meninas, em amostras clínicas (Barkley, 2002; Rohde e Halpern, 2004a), e uma proporção de 3:1 em amostras populacionais em geral (Offord e cols, 1992; Barkley, 1998; Rohde e Halpern, 2004). O objetivo é diferenciar os termos inclusão, exclusão, segregação e integração para compreender a necessidade de reformular um modelo educacional que mostra há muito tempo sinais de esgotamento, Por esse motivo compreender a importância de uma escola inclusiva para o contexto atual de sociedade e de educação elaborando propostas para os problemas que foram encontrados ao que diz respeito à essência da ideia de uma escola inclusiva para os alunos nessa condição.
Introdução
A proposta de inclusão em sua verdadeira essência visa uma ideia que ainda é utópica até os dias atuais, pois a verdadeira essência de inclusão é confundida com integração, segregação e até mesmo exclusão de crianças e adolescentes nesta condição. De fato TDAH é uma patologia (deficiência) que é na maioria das vezes negligenciada, confundida ou estigmatizada como má educação, má vontade, preguiça e entre outros estigmas ou preconceitos. 
É importante ressaltar que crianças e adolescentes na idade escolar que estão nesta condição possuem potencialidades como qualquer outro indivíduo, inclusive neste artigo será citado o exemplo de uma das pessoas mais bem-sucedidas do mundo que por conta de ter este transtorno se tornou bem sucedida em sua vida adulta, nos provando que TDAH não é necessariamente um empecilho para aprender e sendo assim isso só prova também a urgência de uma de um sistema educacional viável para a inclusão de absolutamente todos no direito mais do que justo de ter o conhecimento.
Desenvolvimento
Diversificando conceitos de forma simples
Exclusão: Se refere à separação dos indivíduos com necessidades especiais dos outros "normais".
Segregação: Se refere ao distanciamento forçado, ainda que no mesmo espaço físico escolar,  destes indivíduos para com os colegas ditos "normais".
Integração: Defende somente o direito de pessoas com deficiência é uma Inserção parcial e condicional, ou seja, indivíduos na vida escolar \u201cse preparam\u201d em escolas ou classes especiais para estar em escolas ou classes regulares. Pede concessões aos sistemas e são mudanças visando prioritariamente às pessoas com deficiência e consolida a ideia de que elas \u201cganham\u201d mais.
Inclusão: Defende o direito de todas as pessoas, com e sem deficiência Inserção total e incondicional que exige rupturas nos sistemas porque são mudanças que beneficiam toda e qualquer pessoa, basicamente a inclusão só é de fato atingida quando não se sabe quem \u201cganha\u201d mais.
Principais características de uma pessoa portadora de TDAH
Basicamente é um transtorno do desenvolvimento do autocontrole, caracterizado por oscilação de atenção (da dispersão à superconcentração), impulsividade e hiperatividade. Geralmente são agitados, com muita sensibilidade, que as leva a apresentar reações fortes e impulsivas, baixa tolerância à frustração e sentimentos de baixa autoestima e de inadequação. 
Potencialidades e destaques
Têm muitos talentos criativos
Demonstram ter pensamentos originais
Tendem a adotar um jeito diferente de encarar a própria vida.
São geralmente muito afetivos e de comportamento generoso
São altamente intuitivos.
Demonstram ter uma inteligência acima da média.
Foca-se com facilidade naquilo que o agrade.
Além disso, adultos com esse transtorno podem ser extremamente bem-sucedidos. Muitos são pessoas muito criativas, espontâneas e proativas. De fato, às vezes, a impulsividade torna a pessoa mais decidida. Além disso, a hiperatividade, se bem utilizada, pode servir como fonte quase inesgotável de energia e determinação. 
Adultos com TDAH tendem a buscar empregos ou trabalhos que exijam criatividade ou muita energia e intensidade. Bill Gates foi diagnosticado desde criança com TDAH, entretanto como os EUA investe muito no ensino fundamental e médio ele teve acesso a uma educação inclusiva, mais tarde Bill Gates abandonou a Universidade de Harvard antes de formar pr conta do TDAH que fez tomar essa iniciativa e atualmente é uma das pessoas mais bem-sucedidas do mundo por culpa do TDAH. Esse e tantos outros casos nos provam que essa condição não precisa ser um empecilho tudo depende do sistema de educação básico inclusivo para que as pessoas com e sem TDAH possam desenvolver o seu potencial. 
Problemas e Propostas
Problema: Inadequação das práticas pedagógicas e administrativas. O fato é que os professores não tem uma formação e que as salas de aula brasileiras em geral apresentam superlotação impedindo que o professor acompanhe de modo individual e singular.
Proposta: Cada aluno é único, portanto, a escola precisa traçar metas individualizadas juntamente com o aluno e/ou a família dele. O professor, ao ensinar o conteúdo de sua disciplina, precisa estimular e utilizar o cérebro inteiro de cada aluno, como foi descrito anteriormente alunos com TDAH necessitam dessa metodologia para poder desenvolver totalmente seu potencial e deste modo seria a verdadeira essência da ideia de inclusão porque todos os alunos saem ganhando. 
Problema: As barreiras quantitativas de diversos estudos apontam que a preocupação do Brasil com educação é lamentável para dizer o mínimo, um exemplo dessas barreiras quantitativas é um estudo feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com 76 países o Brasil se encontra na 60ª posição do ranking. As barreiras quantitativas se referem à falta de abrangência das ações de implantação da inclusão como prevê a lei sobre o total de escolas comuns, públicas e particulares, existentes em todos os municípios do País. Esta falta revela o fato de que boa parte dos recursos financeiros destinados à educação está sendo utilizada para outros fins. 
Proposta: O estado deve arrecadar impostos para investir somente na saúde, educação e segurança pública. Com esse modelo econômico o Brasil não só seria líder em educação em qualquer pesquisa, mas seria muito mais prospero em saúde e segurança também.
O papel do estado deve ser o mínimo possível na vida das pessoas deste modo eliminando a necessidade de tantos políticos porque o que nós temos no Brasil é uma máquina estatal tão inchada e insustentável mesmo com um dos maiores impostos do mundo. O estado arrecada em torno de 2,1 trilhões por ano, deste montante 457 bilhões é gasto para sustentar a elite política do nosso país com diversas regalias até mesmo inconstitucionais.
Conclusão
Apesar de todas as características que as pessoas com TDAH possuem elas pode ter uma vida escolar e adulta normal com atitudes mais simples ou mais inovadoras que vão desde chamar a atenção discretamente a reformular todo o nosso sistema de educação, mas todos devem ser tratados como indivíduos únicos, pois Inclusão escolar significa acima de tudo oferecer oportunidade de estudo para todas as pessoas, sem distinção de cor, raça, classe social, ou ainda, condições físicas e psicológicas. 
Referências
http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n4/15.pdf
http://aprendizagemtdah.blogspot.com/2013/02/depoimento-de-um-portador-de-tdah.html
https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/anosiniciais/article/download/1113/814
https://revistamonet.globo.com/Listas/noticia/2015/10/20-celebridades-internacionais-que-sao-hiperativas.html
http://educadorvc.com.br/problemas-na-inclusao-escolar/
https://www.extraclasse.org.br/edicoes/2014/09/o-que-fazer-com-o-aluno-com-deficit-de-atencao/
http://aprendizagemtdah.blogspot.com/2013/02/potencialidades-e-destaques.html
http://diversa.org.br/artigos/educacao-inclusiva-barreiras-e-solucoes/
Islavia
Islavia fez um comentário
Me adiciona no what: 63.992772019
0 aprovações
juliana
juliana fez um comentário
Se não der certo o link deixa o número com DDD que eu ADC
0 aprovações
Cledeci
Cledeci fez um comentário
Boa noite Juliana. Qual o whatsapp?
1 aprovações
Carregar mais