Buscar

ATPS Direito Civil 3 etapa 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL III
ATPS- ETAPA 4 (aula do dia 28.05.12 )
Aulas-tema: Inadimplemento das obrigações.
A atividade em exame é importante para que, depois de vencidas as etapas anteriores, a equipe tenha a visão das consequências práticas decorrente do inadimplemento obrigacional.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
A mesma equipe deve por fim discorrer sobre as consequências do inadimplemento obrigacional, fazendo sempre análise conjuntiva com os demais institutos legais, inclusive leis especiais. 
Deve discorrer sobre perdas e danos, juros legais, arras e cláusula penal. Quanto aos juros legais, deve a equipe ainda apontar a natureza deste dispositivo legal, e se os juros legais podem ser aplicados pelo juiz de ofício, justificando.
Bibliografia básica
• GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro; Obrigações. São Paulo: Ed Saraiva; v.2, 2011.
Passo 2 (Equipe)
A equipe deve relacionar perdas e danos com dano material e dano moral. Após, aponte as condições exigidas em lei para ensejar perdas e danos, e a relação do instituto das perdas e danos com o CDC (lei 8.078/90). 
A equipe também deve relacionar perdas e danos com o instituto dos lucros cessantes, apontando, inclusive se há ou não possibilidade de cumulação entre ambos quando é devido perdas e danos.
Passo 3 (Equipe)
A equipe deve apontar em que consistem os juros legais, e se os juros podem ser convencionados entre as partes, apontando em caso positivo, em quais situações. 
Deve a equipe agora relacionar os juros legais do Código Civil com o decreto 22.626 (lei de usura). 
Por fim, deve a equipe criar 2(dois) exemplos em que não sejam aplicados os juros legais, mas sim os convencionais, justificando, e 2(dois) exemplos em que os juros legais podem ser modificados pelo juiz a pedido de uma das partes, justificando. Nesse último caso deverá ser 1(um) exemplo para modificação em favor do credor e 1(um) exemplo de modificação em favor do devedor, apontando os dispositivos legais previstos no Código Civil que autorizam essa intervenção do juiz. 
Passo 4 (Equipe)
A equipe deve por fim, criar 2(dois) exemplos de cláusula penal, arras e sinal. Após, relacionar a limitação da cláusula penal, das arras e do sinal frente ao CDC (lei 8.078/90).
Por fim, a equipe deve expor sua opinião, mas de forma justificada, à aplicação do CDC (lei 8.078/90) ou não nos contratos em que seja prevista a cláusula penal, arras e o sinal. 
Entregar ao professor um relatório com as respostas elaboradas pelo grupo de trabalho, separando de forma ordenada cada passo cumprido.
Data da entrega: * No dia da avaliação do 2º bimestre (04.06.12).
			 * Vale até 1,5 ponto.

Outros materiais