Buscar

Ácido clorídrico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ácido Clorídrico 

O HCl (puro) OU ÁCIDO MURIÁTICO é um gás:
 incolor, bastante tóxico, não inflamável e corrosivo.
monoácido, hidrácido, volátil, e forte (dissociação = 92,5%).
para a limpeza de pisos e de peças metálicas antes de soldagens. É utilizado ainda na indústria e em laboratórios de diversas formas. 
PROPRIEDADES E CLASSIFICAÇÃO

para a limpeza de pisos e de peças metálicas antes de soldagens (decapagem), 
Rejuvenescimento de poços de petróleo,
é utilizado ainda na indústria,
em laboratórios de diversas formas,
produção de fertilizantes, curtumes e piquelagem,
na hidrólise ácida de madeiras,
entre outras.
APLICAÇÕES

A decapagem do aço tem por função remover as películas duras e quebradiças de óxidos de ferro presentes na superfície do material. Trata-se de uma operação necessária e anterior ao processamento do aço, pois os estágios finais de produção requerem superfícies metálicas limpas e livres de qualquer contaminação.
Processo de Decapagem e Regeneração de HCl

Na etapa de decapagem, as principais reações químicas que ocorrem entre o ácido clorídrico e as espécies de ferro presentes nos aços laminados a quente, segundo Wolfgang e Kladnig (2003), são mostradas a seguir:
Fe3O4 + 8 HCl ⇌ FeCl2 + 2 FeCl3 + 4 H2O 
Fe2O3 + 6 HCl ⇌ 2 FeCl3 + 3 H2O 
FeO + 2 HCl ⇌ FeCl2 + H2O 
Fe + 2 HCl ⇌ FeCl2 + H2 ( indesejada)
FeCl3 + 1/2 H2 ⇌ FeCl2 + HCl
DECAPAGEM

A regeneração da solução ácida usada na decapagem constitui um problema de natureza química e que pode ser realizada via a reversão das reações de decapagem. Isto pode ser feito via aplicação de calor, sendo a operação conduzida industrialmente em equipamentos do tipo forno spray drying.
A operação de regeneração de HCl resulta na liberação de vapores de gás clorídrico (HCl gasoso, além de vapores de água e gases de combustão), e óxido de ferro (Fe2O3) sólido, que se constitui um subproduto com valor comercial.
REGENERAÇÃO DO HCl


Processo de rejuvenescimento de poços de petróleo no qual injeta-se o ácido clorídrico em poços situados em regiões calcárias, postos estes já desativados.
O HCl reage com o calcário
CaCO3(s) + 2 HCl(aq) H2O + CO2(g) + CaCl2(aq).
MgCO3(s) + 2 HCl(aq) MgCl2(aq) + H2O + CO2(g)
Processo Dowell

Liberação do petróleo preso nas rochas.
recupera-se cerca de 30% do petróleo produzido no poço.
O dióxido de carbono produzido ajuda na elevação do petróleo.
Benefícios do processo

1) Processo Leblanc : processo clássico a partir da reação do Cloreto de Sódio com Ácido Sulfúrico. 
 NaCl + H2SO4 NaHSO4 + HCl (250-300˚C)
 NaHSO4 + NaCl Na2SO4 + 2 HCl (500-600˚C)
2NaCl + H2SO4 ® Na2SO4 + 2 HCl reação única
PRODUÇÃO DE HCl

Forno Mannheim para produção de sulfato de sulfato de sódio com ácido clorídrico 

Inicialmente o cloreto de sódio é dissolvido numa solução de ácido sulfúrico e aquecido brandamente. No processo original, neste etapa era perdido praticamente todo o ácido clorídrico produzido, liberado na atmosfera uma vez que tinha escasso valor comercial. Mais tardiamente, devido a valorização do ácido clorídrico e pressões contra a poluição, adaptou-se ao processo uma coluna de carvão vegetal, que absorve o ácido solubilizando-o em água, o que permite o seu aproveitamento.

2) Síntese Direta : por combustão do hidrogênio em ambiente clorado ocorre a formação do cloreto de hidrogênio, da seguinte forma:
		Cl2 + H2 ⟶ 2 HCl ∆H= -22kcal
Como a reação é exotérmica, o reator químico neste processo se chama forno de ácido clorídrico. O cloreto de hidrogênio resultante é absorvido em água desmineralizada e forma-se assim ácido clorídrico quimicamente puro. 
PRODUÇÃO DE HCl

3) Síntese Orgânica: As etapas básicas na produção do ácido como subproduto incluem a remoção do hidrocarboneto não clorado, seguida pela absorção do cloreto de hidrogênio em água. 

Outro tipo de substituição

4) Processo Hargreaves: Esta reação foi usada amplamente na Europa desde 1870 para produzir o sal de Glauber, ou sulfato de sódio, porém, esta reação tem implicações em questões ambientais. 
4 NaCl + 2 SO2 + O2 + 2 H2O ⟶ 2 Na2SO4 + 4 HCl ⬆ 

O processo Hargreaves é usado apenas por uma companhia, possuindo provavelmente a maior fábrica com produção de 60 mil toneladas anuais de ácido clorídrico. Neste processo é preciso remover gases como o SO2 e o NO2, materiais não voláteis tais como os metais pesados e halogenetos de metais alcalinos, como o NaBr. E daí o perigo na questão ambiental, caso os subprodutos não tenham acompanhamento adequado. 


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais