Buscar

Avaliação II Administração da Produção (ADM64)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Reposição ( Cod.:411159) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	6969947
	Nota da Prova:
	10
Parte superior do formulário
	1.
	Todas as empresas estão procurando estratégias para acompanhar as exigências do mercado, para a busca constante da competitividade. A questão é que o cliente está cada vez mais crítico nas suas escolhas. Não estamos mais na época em que Henry Ford fabricava o mesmo automóvel com a mesma cor, os famosos modelos “T”. Claro que isso minimizava os custo da produção, pois não havia muitas opções de escolha na linha de montagem, bem como para o cliente. Nos dias atuais, a organização que não inova, não cria estratégias, vai ficar pelo caminho. Com isso, é muito importante que as empresas acompanhem as exigências do mercado em busca de competitividade, e uma das mais importantes estratégias é melhorar continuamente. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As melhorias radicais referem-se a uma abordagem incremental.
(    ) As melhorias contínuas referem-se a uma abordagem evolutiva.
(    ) O desenvolvimento de melhorias radicais têm por expectativa a melhoria a longo prazo.
(    ) As melhorias radicais têm por expectativa a melhoria acurto prazo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	As abelhas são insetos sociais, vivendo em colônias organizadas, nas quais os indivíduos se dividem em castas, possuindo funções bem definidas, que são executadas visando sempre à sobrevivência e manutenção do enxame. Numa colônia, em condições normais, existe uma rainha, cerca de 5.000 a 100.000 operárias e de 0 a 400 zangões. Para que essa colônia funcione normalmente, o ninho é proposto em um local onde os alimentos não fiquem muito longe para o enxame buscar e alimentar toda a população e também a uma altura para que seus predadores não as alcancem. Voltando para a localização de uma organização, que não é muito diferente do enxame das abelhas, quando não é planejada, podem ocorrer diversos problemas, e um deles é a falta da matéria-prima para o seu produto, podendo tornar os custos elevados por falta de algumas condições essenciais para o seu funcionamento. Diante desse fato, há dois grupos de fatores que possuem uma grande influência para a decisão referente à localização da operação. Analise as sentenças a seguir:
I- Custos da mão de obra e da terra, por exemplo, referem-se aos fatores do lado da procura.
II- Os dois grupos que exercem influência sobre a decisão de uma operação se chamam: fatores do lado da demanda e fatores do lado da procura.
III- Custos da energia e de transporte, por exemplo, referem-se aos fatores do lado do fornecimento.
IV- Habilidades da mão de obra referem-se aos fatores do lado da demanda.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Quanto ao Controle Total da Qualidade (TQC), são necessários quatro passos para garantir a qualidade do processo. O TQC (Total Quality Control) tem como papel principal a satisfação total de ambas as partes: de um lado os fabricantes e de outro os clientes num ciclo mercadológico, em que os fatores diversos que serão abordados no trabalho influirão neste ciclo de satisfação. O uso do TQC se dá em qualquer empresa ou estabelecimento que queira a otimização do serviço, através de técnicas de relacionamento, aperfeiçoamento, controle, padronização, entre outros, que seguem no trabalho visando ao aumento do lucro. O controle de qualidade total procura empregar um padrão de excelência, seja em qual for o produto ou serviço que uma empresa, grupo ou organização esteja trabalhando ou produzindo. O sistema de gestão de controle de qualidade total pretende superar as expectativas não somente dos clientes, mas de todos os envolvidos no processo. Um dos conceitos importantes no TQC é a prioridade em oferecer um produto com ausência total de defeito, ou prestar o melhor serviço possível sem erros. Quando o serviço oferecido for um produto, o controle de qualidade total refere-se ao enquadramento desse produto às suas especificações técnicas, ou seja, precisa passar por detalhadas inspeções para constar que o produto seja confiável e ausente de defeito. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeiro passo.
II- Segundo passo.
III- Terceiro passo.
IV- Quarto passo.
(    ) Avaliar a conformidade com relação aos padrões estabelecidos.
(    ) Planejar uma melhoria definitiva.
(    ) Estabelecer os padrões.
(    ) Agir corretivamente quando necessário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PORTAL EDUCAÇÃO. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2015.
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	II - IV - I - III.
	 c)
	III - II - I - IV.
	 d)
	I - III - IV - II.
	4.
	A demanda de um determinado bem é dada pela quantidade de bem que os compradores desejam adquirir num determinado período de tempo. A demanda não é uma variável sob controle direto do fornecedor e tem um impacto significativo na cadeia de suprimento. Ela é influenciada por fatores como preços praticados pelas concorrentes, publicidade, nível de atividade econômica, necessidades momentâneas do cliente, acessibilidade do serviço etc. A gestão da demanda está relacionada com a habilidade de prever a demanda, com o canal de comunicação com o mercado, no poder de influência sobre a demanda, na habilidade de cumprir prazos e de priorizar e alocar os recursos disponíveis. Quando se fala em fatores da demanda, apenas não se aplica a um produto como no exemplo apresentado, também pode-se demonstrar função da localização para a fabricação da planta de produção de um determinado produto. Classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A imagem do local tem como característica fazer o produto ser lembrado onde é produzido. Quando falamos em churrasco, por exemplo, lembramo-nos do Rio Grande do Sul.
(    ) Quando se fala de adequação de local, podemos dizer que é o local onde será implantada a infraestrutura, como, por exemplo, tentar plantar coco da Bahia nos estados do Sul, ou um hotel para executivos em uma cidade longe de aeroportos. 
(    ) O custo do terreno está ligado à demanda, que é importante para o local da instalação da organização.
(    ) Em se tratando da conveniência para os clientes, podemos dizer que é mais interessante ter uma padaria no centro da cidade do que no interior, pois o maior número de pessoas ficam na cidade e não na zona rural.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	A busca pela melhoria contínua nas empresas hoje é algo inevitável, como forma de evoluir constantemente os processos de trabalho, tendo como retorno a economia de tempo, gastos, retrabalho, ou seja, a busca de eficácia dos trabalhos. A melhoria contínua é baseada no sistema japonês, o Kaizen, o qual traduzido para o português quer dizer KAI - mudança e ZEN - bom, ou seja, a mudança para melhor. Grandes empresas utilizam este processo para incentivar a participação de todos os colaboradores no crescimento da empresa e também pessoalmente. Em resumo, a melhoria continuada surge quando os resultados da melhoria contínua são registrados e, através da análise destes, são definidas novas perspectivas para melhoria da qualidade. Assinale a alternativa CORRETA que melhor define o sistema Kaizen:
	 a)
	Ocorre mesmo que não haja planejamento, uma vez que é consequência de ações dos gerentes.
	 b)
	Obediência às novas regras definidas pela direção da empresa.
	 c)
	Sólida construçãoda mudança de comportamento, baseada em um processo de implantação.
	 d)
	Alta velocidade de implantação obtida pelos investimentos maciços em mudanças radicais.
	6.
	Quando uma empresa é bem organizada e tem muita atenção com a manutenção dos equipamentos, ela não pode ficar parada para não prejudicar a produção, pois essa manutenção é o foco de preocupação e de muita atenção dos gestores de produção, tentando promover o possível para que a produção não pare. Quais são os principais objetivos a serem atingidos quando definidas as técnicas de manutenção?
	 a)
	Melhorar a qualidade dos produtos gerados pelos equipamentos e baixar custos.
	 b)
	Aumentar a disponibilidade dos equipamentos e ter a possibilidade de planejar as paradas das operações.
	 c)
	Reduzir custos de manutenção e aproveitar bem a mão de obra de manutenção.
	 d)
	Qualificar a equipe de manutenção e adquirir máquinas de baixa manutenção.
	7.
	Certo dia, um cliente entrou em uma loja de calçados, e o vendedor lhe abordou solicitando o que queria comprar para assim oferecer os produtos que a loja possui. Nesses casos, as lojas têm o costume de empurrar produtos que não agradam ao cliente. Essa questão o vendedor deverá identificar, para não fazer o cliente comprar algo que não deseja, podendo, assim, tomar algumas atitudes negativas contra a loja, como não indicar aos conhecidos o seu estabelecimento, o tal do marketing boca a boca, que poderá transmitir muita negatividade dos serviços prestados, mesmo que seja uma venda. Como podemos perceber, qualidade é um dos fatores com os quais os gestores estão sempre preocupados, tentando desenvolvê-los, oferecendo produtos ao mercado. Enfim, a qualidade é um fator obrigatório e o grande gerador de vantagem competitiva. Quanto à qualidade, analise as afirmativas a seguir:
I- A qualidade depende da percepção de quem avalia o produto.
II- Estar em conformidade com as especificações é um aspecto que influencia a percepção da qualidade, de forma que o produto execute o papel a ele destinado pelo preço proposto na embalagem.
III- O preço pago é um fator que determina a qualidade, independentemente da utilidade real do produto.
IV- Serviços de suporte ao consumidor são aspectos que influenciam a percepção de qualidade de um determinado produto.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	8.
	Quando se fala das sete ferramentas da qualidade (Diagrama de processo, análise de Pareto, Diagramas de Causa e efeito, Diagramas de Correlação, Histogramas, Cartas de Controle de Processo e Folhas de Verificação), estas devem ser conhecidas por todos da organização. Essas ferramentas de qualidades foram implantadas por Ishikawa, um químico japonês. Qual é a verdadeira finalidade dessas ferramentas para a organização?
	 a)
	Para que os colaboradores pudessem refletir sobre as questões relativas à qualidade.
	 b)
	Aperfeiçoar os investimentos em treinamento e assegurar o cumprimento das políticas de RH.
	 c)
	As técnicas não deveriam ficar restritas à equipe da qualidade, já que todos os setores e pessoas de todas as hierarquias deveriam contribuir.
	 d)
	Oferecer treinamentos aos colaboradores para aumentar a sua motivação e, com isso, errar menos.
	9.
	A partir do momento em que a empresa decide se instalar em uma determinada localização, tem início outro processo. Esse processo é o de organizar a empresa com os mais variados leiautes, que dependem de cada ramo de negócio para se por em prática o melhor formato, para que o fluxo de produção ou serviço seja satisfatório para a organização. Sobre o leiaute, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O leiaute tem a necessidade de verificar o processo de organização do almoxarifado.
	 b)
	O processo de leiaute interno de uma organização tem apenas o intuito de minimizar os erros na produção.
	 c)
	O leiaute tem como base resolver apenas os problemas de paradas de produção.
	 d)
	Cada mudança de leiaute tem a função da racionalização e organização dos insumos, minimizar os custos de produção e, consequentemente, os desperdícios.
	10.
	Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão passou a ter um enorme crescimento industrial e tecnológico. Para que isso fosse possível, utilizou-se o ciclo PDCA (Plan = Planejar, Do = Fazer, Check = Controlar e monitorar e Action = Implantar). Deming, um engenheiro americano, foi o grande estrategista e responsável pelas grandes mudanças realizadas no Japão. Com o passar dos anos, foi-se aprimorando o que chamamos hoje de Os 14 pontos de Deming. Sobre os pontos desenvolvidos por Deming, analise as afirmativas a seguir:
I- Não aceitar atrasos devido a erros, insumos e acabamentos defeituosos.
II- Criar planos de melhoria contínua.
III- Estabelecer metas para a mão de obra.
IV- Acrescentar na estratégia da organização treinamentos para os usuários.
V- Deixar claro pela gestão gerencial o compromisso com a qualidade e a produção.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
×Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas
Parte inferior do formulário

Outros materiais