Buscar

TEORIA DO DESENV. E APREND, DO PIAGET

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO PIAGET
- A teoria de Piaget não é propriamente uma teoria de aprendizagem mas uma teoria de desenvolvimento psíquico.
- Ele distingue quatro períodos gerais de desenvolvimento cognitivo:
sensório-motor
pré-operacional
operacional-concreto
operacional-formal
- O crescimento cognitivo da criança se dá através de assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade.
-Só há aprendizagem quando o esquema de assimilação sofre acomodação. As acomodações levam á construção de novos esquemas de assimilação, promovendo, com isso, o desenvolvimento cognitivo.
- Piaget considera as ações humanas como a base do comportamento humano.
- O pensamento é, simplesmente, a interiorização da ação. Só há aprendizagem quando o esquema de assimilação sofre acomodação.
- Apesar de Piaget já propor estas idéias na década de 30 e ser um precursor da linha construtivista, sua teoria só conquistou um maior espaço na área educacional na década de 80. quando iniciou o declínio do comportamentalista.
SENSÓRIO-MOTOR: DE 0 A 2 ANOS
-Nesta fase, a criança se concentra nas sensações e nos movimentos. Ela começa a entender o que as sensações significam e como os movimentos dela podem levar a alterações no mundo exterior. 
- Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem controle consciente de suas ações motoras. No entanto, com o passar do tempo, ele vai gradualmente ganhando consciência de seus movimentos, e ai ele percebe que, se esticar o bracinho, consegue tocar os objetos ao seu redor.
A partir dai, passa a testar as possibilidades de movimento e sua ação sobre o meio.
- Vale lembra que, nessa fase, a criança ainda tem dificuldades com tudo aquilo que ela não pode ver, tocar ou sentir. A chamada permanência do objeto ainda não existe, pois a criança não admite sua existência fora do seu campo sensorial. Sendo assim, se os pais escondem um brinquedo, por exemplo, ela não vai procurar. Para ela, qualquer objeto que não está no seu campo visual, deixou de existir.
- O mesmo acontece com as pessoas: se o bebê não vê a mãe, ela automaticamente deixa de existir e começa a choradeira. A medida em que a criança vai recebendo estímulos, ela passa a ter uma vaga noção de que objetos fora de sua vista não necessariamente deixam de existir.
PRÉ- OPERATÓRIO: DE 2 A 7 ANOS
- Esse estágio se inicia com a capacidade do pensamento representativo, ou seja, a criança começa a gerar representações da realidade no próprio pensamento. É isso que possibilita a aprendizagem da fala (que começa bem mais cedo, mas se desenvolve mais rapidamente aqui) e as brincadeiras de “faz de conta”
- Vale lembrar que essa fase é marcada por um egocentrismo evidente, fazendo parte do desenvolvimento cognitivo típico de qualquer criança.
- Com isso, há também uma necessidade de “dar vida” ás coisas: para as crianças nesse estágio, uma bola rolando faz isso porque tem vontade, não porque está em uma superfície íngreme ou porque uma força foi aplicada, tirando-a da inércia. Ela também acredita que as coisas acontecem para si mesma. Na mente das crianças dessa idade, o sol se põe para que elas vão dormir, não porque o dia acaba naturalmente.
- Voltando ao pensamento representativo, é justamente ele que permite o desenvolvimento do pensamento lógico posteriormente. Nessa fase, a criança pode se confundir com números e quantidade.
EXEMPLOS: dois copos de formatos diferentes
biscoito dividido ao meio
- Aqui a lógica ainda está sendo formada.
- É nesse estágio que as crianças começam a entender o que é certo e o que é errado, o que podem e o que não podem fazer. No entanto, ao serem apresentadas a uma nova situação inusitada, elas ainda não são capazes de julgar moralmente o problema, fazendo aquilo que têm vontade (independente de ser certo ou errado).
OPERATÓRIO CONCRETO: 8 A 12 ANOS
- Marcado pelo inicio do pensamento lógico concreto, as crianças passando por esse estágio começam a manipular mentalmente as representações das coisas concretas, dispostas no mundo real. Conceitos abstratos ainda não são compreensíveis.
CONSERVAÇÃO
- Lembrando do exemplo dos copos de suco, a criança nessa fase já compreende que os dois copos têm a mesma quantidade de suco, ou seja, ela tem a noção de conservação. Quanto ao biscoito, ela também entende que duas metades de um biscoito não equivale a dois biscoitos.
OPERATÓRIO FORMAL: A PARTIR DE 12 ANOS
- O último estágio postulado por Piaget tem seu início já na pré- adolescência, quando a criança é capaz de manipular, também, representações abstratas, fazendo operações com conceitos que não possuem formas físicas, como certos conceitos matemáticos.
- Nesse estágio, as crianças começam a entender o mundo pelos olhos de outras pessoas: elas passam a compreender experiências quela elas mesmas não vivenciaram em primeira pessoa. Na verdade, esse processo já começa durante o período operatório concreto mas, como o nome já diz, só serve para objetos concretos. Já nesse novo estágio, a criança passa a entender o ponto de vista dos outros a respeito de conceitos abstratos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais