Buscar

Modelos de Introdução e Conclusão Para Redação do ENEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MODELOS DE INTRODUÇÃO E CONCLUSÃO
MODELO DE INTRODUÇÃO PARA PROBLEMAS SOCIAIS
Veja o modelo de introdução usado para temas relativos a problemas sociais:
Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da “modernidade líquida” vivida no século XX. [TEMA/PROBLEMA], [AMOSTRA DE OPINIÃO], reflete essa realidade.
Essa introdução usa uma ideia do Bauman, um famoso pensador da atualidade, e sua modernidade líquida, que pode ser usada para balizar qualquer problema social do mundo de hoje. Após essa mostra de conhecimento de outras áreas, há o espaço para a tese, que deve, é claro, ser adaptada de acordo com cada tema.
MODELO DE CONCLUSÃO PARA PROBLEMAS SOCIAIS
Retomando a ideia inicial sobre vida líquida e elaborando uma proposta de intervenção, eis o modelo de conclusão:
O combate à liquidez citada inicialmente, a fim de conter o avanço [PROBLEMA], deve tornar-se efetivo, uma vez que [RETOMADA DA TESE]. Sendo assim, desde que haja parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizar [O PROBLEMA EM QUESTÃO], construindo uma sociedade mais fiel aos [IDEAIS OU PRINCÍPIOS] da constituição.
Perceba que nessa conclusão, apesar de ser um modelo, as partes que o redator deve completar são imprescindíveis para deixar o parágrafo de acordo com o critério de avaliação número 5.
MODELO DE INTRODUÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE OU PROBLEMAS AMBIENTAIS
Segundo Sartre, filósofo francês, o ser humano é livre e responsável; cabe a ele escolher seu modo de agir. Logo, com o avanço do sistema capitalista, recai sobre o homem o compromisso de tornar o mundo mais sustentável. No século XXI, a preocupação com [TEMA/PROBLEMA], [AMOSTRA DE OPINIÃO], reflete essa realidade.
Exatamente a mesma estratégia usada anteriormente, agora usando Sartre e adaptando a parte contextual. A tese sempre presente, é claro.
MODELO DE CONCLUSÃO PARA SUSTENTABILIDADE OU PROBLEMAS AMBIENTAIS
É preciso que os indivíduos assumam, portanto, sua responsabilidade diante do [PROBLEMA], uma vez que [RETOMADA DA TESE]. Sendo assim, desde que haja a parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizar os problemas ambientais, construindo um Brasil mais sustentável.
MODELO DE INTRODUÇÃO PARA QUESTÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS
Após a Guerra Fria, com o avanço do capitalismo, o processo de globalização intensificou-se, bem como seus efeitos. Diante disso, o contato entre diferentes povos ampliou o conceito de identidade nacional. [TEMA/PROBLEMA] reflete pontos [POSITIVOS/NEGATIVOS] dessa realidade.
MODELO DE CONCLUSÃO PARA QUESTÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS
Recai sobre o ser humano, portanto, o compromisso de administrar com mais consciência as mudanças proporcionadas pelo avanço do mundo globalizado, uma vez que [RETOMADA DA TESE]. Sendo assim, desde que haja a parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizar [PROBLEMA], construindo o progresso sem desconsiderar a ordem.
BÔNUS: INTRODUÇÃO PARA TEMAS FILOSÓFICOS
Nós não chegamos a desenvolver a conclusão para este eixo, que é um tanto raro no ENEM, mas você pode usar essa introdução se o tema tiver relação com questões filosóficas:
Platão, filósofo grego, afirmou, através do Mito da Caverna, que o conhecimento na Terra são sombras, defendendo a importância da investigação filosófica na apreensão da realidade. No século XXI, alguns temas ainda reforçam essa ideia. A reflexão em torno do [TEMA], [AMOSTRA DE OPINIÃO], encaixa-se em tal cenário.
Veja como a Fabi usou esse modelo para escrever uma redação sobre O Poder do Silêncio:
Platão, filósofo grego, afirmou, através do Mito da Caverna, que o conhecimento na Terra são sombras, defendendo a importância da investigação filosófica na apreensão da realidade. No século XXI, alguns temas ainda reforçam essa ideia. A reflexão em torno do do poder do silêncio, cuja polêmica está em quando a ausência do discurso é a melhor opção, encaixa-se em tal cenário.
PARA TIRAR 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM
É evidente que o uso desses modelos não garante uma nota alta na redação do ENEM, mas pode representar uma boa economia de tempo caso você já tenha habilidades de escrita bem desenvolvidas.
Lembre-se que a parte argumentativa também tem um peso muito grande na sua nota final, então pratique muito nessa última semana, fazendo as revisões e escrevendo redações diariamente, solicitando que alguém as corrija para você.
Muitos estudantes têm me procurando nessa reta final para que eu os ajude a melhorar seus textos. O melhor curso preparatório para redação do ENEM é o Redação Definitiva para o ENEM, em que você terá aulas em vídeo e apoio de vários professores especializados que vão corrigir seus textos e dar dicas para melhorá-los.
Se você também quer passar em Medicina e, quem sabe, conseguir o curso gratuitamente através de uma bolsa conquistada através do ENEM, aprimorar sua redação é uma das etapas mais importantes. Boa sorte nas provas!

Outros materiais