Buscar

Parasitologia esquistossomiase

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parasitologia
ESQUISTOSSOMÍASE
O que é Esquistossomose?
Esquistossomose é causada por um verme do Filo Platelmintos. Estes ocorrem em diversas regiões do mundo, sendo o responsável pela doença o Schistossoma mansoni. Este tem a espécie humana como hospedeiro definitivo, e caramujos de água doce do gênero Biomphalaria, como hospedeiros intermediários.
Como se pega esquistossomose?
Pessoas contaminadas permitem com que outros indivíduos adquiram a doença ao liberar ovos do parasita em suas fezes e urina, quando estes são depositados em rios, córregos e outros ambientes de água doce; ou quando chegam até estes locais pelas enxurradas.
Os ovos eclodem e, se certos tipos de caracóis estiverem presentes na água, o parasita cresce e se desenvolve dentro deles. O parasita deixa o caracol e entra na água, onde pode sobreviver por em torno de 48 horas. Os parasitas Schistosoma podem penetrar na pele de pessoas que estão se banhando ou nadando na água contaminada de lagos, canais ou rios. 
Como se pega esquistossomose?
Na água, a larvas - denominadas miracídios - são liberadas e só continuam seus ciclos de vida se alojarem-se em caramujos do gênero Biomphalaria. 
Como se pega esquistossomose?
As larvas, agora denominadas cercárias, se desenvolvem e são liberadas na água. Em contato com a pele e mucosa humanas, penetram no organismo e podem causar inflamação, coceira e vermelhidão nessas regiões. 
Como se pega esquistossomose?
No organismo humano, desenvolvem-se, veias do fígado e intestino, obstruindo-as reproduzem-se e eliminam ovos.
Schistossoma mansoni
Sintomas da doença:
Os sintomas, quando aparecem, surgem aproximadamente cinco semanas após o contato com as larvas.
Na fase aguda (a mais comum), a doença se manifesta por meio de vermelhidão e coceira cutâneas, febre, fraqueza, náusea e vômito. O indivíduo pode, também, ter diarreias, alternadas ou não por constipações intestinais.
Sintomas da doença:
Na fase crônica, fígado e baço podem aumentar de tamanho. Hemorragias, com liberação de sangue em vômitos e fezes, e aumento do abdome (barriga-d’água) são outras manifestações possíveis.
Diagnóstico:
O diagnóstico é feito via exames de fezes em três coletas, onde se verifica a presença de ovos do verme; 
ou por biópsia da mucosa do final do intestino. 
Há também como diagnosticar verificando, em amostra sanguínea, a presença de anticorpos específicos.
Tratamento:
O tratamento é feito com antiparasitários, geralmente em dose única
Como se prevenir da doença?
A prevenção consiste em identificação e tratamento das pessoas adoecidas, saneamento básico, combate aos caramujos, e informação à população de risco. Evitar contato com água represada ou de enxurrada são medidas individuais necessárias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais