Buscar

Aula 10c - Exemplo de Estratégias Genéricas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

XIRÚ BEER Bar e restaurante
 Fundado em 2005 pelos irmão Marcos e Luis Teixeira
 Está localizado na Avenida João Pessoa 103, em frente a UFRGS.
 Abre das 7h às 00h de segunda à sexta-feira 
 Oferece: Café, doces, lanches, almoço, A la Minutas, cigarros,drinks e bebidas em geral.
 Possuem 4 funcionários, três cozinheiras e um garçom 
 Público alvo: Moradores e trabalhadores do Centro e Cidade Baixa e estudantes da UFRGS.
Modelo de Porter de Análise Competitiva
Modelo de Porter de Análise Competitiva
 Ameaça de novos participantes
 Um setor é como um clube ao qual as empresas ganham acesso por superarem certas “barreiras à entrada”, como economias de escala, requisitos básicos de capital e lealdade dos clientes às marcas estabelecidas. Barreiras elevadas encorajam um clube aconchegante, onde a concorrência é amigável; barreiras baixas levam a um grupo altamente competitivo, onde poucas coisas podem ser dadas como certas.
Poder de barganha dos fornecedores da empresa
Como os fornecedores querem cobrar os preços mais altos possíveis por seus produtos, surge naturalmente uma luta de poder entre as empresas e seus fornecedores. A vantagem pende para o lado que tem mais opções, assim como menos a perder com o término da relação.
 Poder de barganha dos clientes da empresa
Os clientes de uma empresa querem que os preços baixem ou que a qualidade suba. Sua capacidade para fazê-lo depende do quanto compram, de até que ponto estão bem informados, da sua disposição para experimentar alternativas e assim por diante.
 Ameaça de produtos substitutos 
Um velho ditado diz que ninguém é insubstituível. A concorrência depende de até onde os produtos em uma indústria são substituíveis por produtos de outra. Quando uma indústria inova, a outra pode sofrer.
Modelo de Porter de Análise Competitiva
Estratégias Genéricas de Porter
Estratégias Genéricas de Porter
 Liderança em Custo
Visa à posição do produtor de baixo custo do setor. A estratégia de liderança em custo é realizada por meio do ganho de experiência, do investimento em instalações para produção em grande escala, do uso de economias de escala e da monitoração cuidadosa dos custos operacionais totais.
 Diferenciação
Envolve o desenvolvimento de produtos ou serviços únicos, com base na lealdade à marca e do cliente. Uma empresa pode oferecer qualidade mais alta, melhor desempenho, ou características únicas.
 Enfoque
Procura atender segmentos de mercados estreitos. Uma empresa “focaliza” determinados grupos de clientes, linhas de produtos ou mercados geográficos. A estratégia pode ser de foco na diferenciação, pela qual as ofertas são diferenciadas no mercado almejado, ou de foco na liderança em custo, pela qual a empresa venda a baixo custo no mercado almejado.
Estratégia Genérica de Porter – Xirú Beer
Estratégia Genérica de Porter – Xirú Beer
	Através da matriz de Porter, podemos identificar qual seria a melhor estratégia para e empresa Xirú Beer. Tendo em vista que se trata de uma empresa com excelente localização e com um público fiel, o Xirú Beer deveria seguir uma estratégia de Foco na Diferenciação, centralizando suas atenções nos produtos diferenciados que são disponibilizados no estabelecimento.
Cadeia de Valor de Porter – Xirú Beer
Cadeia de Valor de Porter – Xirú Beer

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais