Saúde Coletiva
5 pág.

Saúde Coletiva


DisciplinaFundamentos da Fisioterapia124 materiais1.014 seguidores
Pré-visualização1 página
INTRODUÇÃO
 Saúde coletiva são as técnicas e os conhecimentos usados para intervir nos problemas e situações relacionados à saúde da população em geral ou de determinado grupo, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas. 
 Essa especialidade visa não só a reabilitação do paciente como também a educação, prevenção e assistência fisioterapêutica coletiva, na atenção primária em saúde. Atua em programas de saúde da mulher, da criança e do idoso. Levando o serviço de prevenção prioritariamente a locais de carência. É representada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva \u2013 Abrasco, criada em 27 de setembro de 1979.
DESENVOLVIMENTO
 A fisioterapia na saúde coletiva foi regulamentada como especialidade em 20 de maio de 2009 pela resolução do COFFITO nº 363: 
 Reconhece a Fisioterapia em Saúde Coletiva como especialidade do profissional Fisioterapeuta e dá outras providências.
 Considerando a necessidade de prover, por meio de uma assistência profissional adequada e específica, as exigências da saúde coletiva previstas no sistema de saúde do país:
Art. 1º - Reconhecer a Fisioterapia em Saúde Coletiva como especialidade própria e exclusiva do profissional Fisioterapeuta.
Art. 2º - Terá reconhecido o seu título de Especialista em Saúde Coletiva o profissional Fisioterapeuta que cumprir os critérios a serem estabelecidos em Resolução própria em conformidade com a Resolução COFFITO nº 360, de 18 de dezembro de 2008.
MERCADO DE TRABALHO
 O mercado de trabalho dessa especialidade abrange Unidades Básicas de Saúde (UBS), consórcios de saúde, policlínicas e clínicas especializadas em gerência dos serviços de saúde, vigilância sanitária e epidemiológica. Podendo atuar também na criação de políticas públicas federais, estaduais e municipais.
O QUE VOCÊ PODE FAZER
Avaliar e emitir pareceres a respeito das práticas realizadas nos serviços e unidades de saúde de uma cidade ou região;
Planejar e executar ações que visem à melhoria das condições de saúde da população em geral ou de determinado grupo;
Coordenar e gerir unidades e centros de saúde;
FUNÇÕES DA FISIOTERAPIA
 O CREFITO fundamenta que a fisioterapia na saúde coletiva deve participar de equipes multidisciplinares destinadas a planejar, implementar, controlar e executar políticas, programas, cursos, pesquisas ou eventos em Saúde Pública, dentre algumas funções:
Contribuir no planejamento, investigação e estudos epidemiológicos;
Promover e participar de estudos e pesquisas relacionados à sua área de atuação;
Integrar os órgãos colegiados de controle social;
Participar de câmaras técnicas de padronização de procedimentos em saúde coletiva;
Avaliar a qualidade, a eficácia e os riscos a saúde decorrentes de equipamentos eletro-eletrônicos de uso em fisioterapia;
Promover e participar de estudos e pesquisas voltados a inserção de protocolos da sua área de atuação, nas ações básicas de saúde;
Participar do planejamento e execução de treinamentos e reciclagens de recursos humanos em saúde;
Participar de órgãos colegiados de controle social;
 Na fisioterapia do Trabalho deve promover ações terapêuticas preventivas à instalações de processos que levam a incapacidade funcional laborativa. Deve-se analisar os fatores ambientais, contributivos ao conhecimento de distúrbios funcionais laborativos, desenvolver programas coletivos, contributivos à diminuição dos riscos de acidente de trabalho.
 Na Vigilância Sanitária deve integrar a equipe de Vigilância Sanitária, cumprir e fazer cumprir a legislação de Vigilância Sanitária. Encaminhar às autoridades de fiscalização profissional, relatórios sobre condições e práticas inadequadas à saúde coletiva e/ou impeditivas da boa prática profissional, integrar Comissões Técnicas de regulamentação e procedimentos relativos a qualidade, a eficiência e aos riscos sanitários dos equipamentos de uso em Fisioterapia e verificar as condições técnico-sanitárias das empresas que ofereçam assistência fisioterapêutica à coletividade.
 Em relação aos recursos terapêuticos, o fisioterapeuta da saúde coletiva faz uso de recursos de termoterapia, mecanoterapia, eletroterapia, mas essencialmente utiliza recursos manuais.
BIBLIOGRAFIA
Disponível em:
http://www.crefito2.gov.br/fisioterapia/especialidades/crefito2/legislacao/resolucoes-coffito/resolucao-n%C2%BA.-363,-de-20-de-maio-de-2009-252.html
http://www.abrasco.org.br/site/sobreaabrasco/
http://crefito11.org.br/fisioterapia/
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissões/saude/saude-coletiva.html
Acesso em: 16/11/2014
Curso de Graduação em Fisioterapia
Turma: 2014-2
Professora: Waleska Silveira
 Fisioterapia na saúde coletiva
Elaborado por:
Ana Paula Oliveira
Ingrid Nogueira
Mariane Lima
Mirian Labone
Nilcéia Lopes
Patrícia Rodrigues
Rosa Carulina
Rio de Janeiro,2014
Fernanda
Fernanda fez um comentário
Paulinha
3 aprovações
Carregar mais