Buscar

3 DERMATOFITOSE

Prévia do material em texto

DERMATITES MICÓTICAS
Superficiais: dermatofitose ou malasseziose
Profundas: esporotricose e criptococose
Identificação: nem tudo que é redondo é dermatofitose, York e persa são os mais acometidos machos e fêmeas. 65% tem menos de 1 ano de idade - imunidade.
Dermatofitose
Agentes:
Microsporum canis é zoofílico (mora no gato) o gato pode ser portador assintomático, mas Tb pode pegar de outro gato ou qdo cai sua imunidade. Gato adulto com dermatofitose tem que ver se esta tudo bem com ele.
Microsporum sypseum- geofilico(vive na terra)
Trichophyton mentagrophytes – zoofilico (vive em roedores)
Transmissão: contato direto/ indireto- fômites, zoonose.
Exame clinico:
ausência de prurido (anamnese não coça), fisico: alopecia, crostas e escamas, lesões circulares, irregulares, localizadas ou generalizadas. O fungo come queratina logo a primeira lesão é alopecia, lesões centrífugas, circulares ou geográficas. Lesão suja, descamativa crostosa. O micrósporo canis não coça nos animias mais coça no homem.
Diagn:
Lesão que tem forma, vc raspa sai sangue é lesao queriom, clássica de dermatofitose, alopecia e relevo: diagnostico diferencial. Ex.clinico: ex.complementares, luz de Wood fluosrece 60% das cepas de microspurum canis, não fluorece o egipicium, metaflo e 30% dos canis, a fluorescência fica no pelo. Ex.direto(KOH)não se faz, da muito falso positivo, cultura fungica(pelame/carpete)
Cultura fungica: pega da borda, faz no saburo ou batata, o fungo cresce sob forma de bolor, dermatofito faz algodão, pega um pouco coloca no microscópio, fungos se reproduzem fazem macroconídeo, se for afinado nas duas pontas é microsporum canis se for de pontas mais arredondadas é egipicium.
Tratamento
Tópico: shampoo: Miconazol – 2/3%, Cetoconazol – 2/3%, PVPI, Clorexidine - 3%; Creme, gel, loção: imidazóis
Sistêmico: griseofulvina 50mg/kg/dia, cetaconazol 10-30 mg/kg/dia, itraconazol 10mg/kg/dia, --Fluoconazol: 5-10mg/kg/di, não utilizar em prenhez.
-Terbinafrina: 5 – 20 mg/kg/dia, Lufenuron: 50/80/100/150mg/kg, 15/15 dias 2 a 3 doses. Cura: Period 5-8 semanas ou cultura negative. Para dermatofitose não serve para nada.
Cão trato repilo, curo, se voltar a crescer pelo da alta. Gato: se voltar a crescer pelo, escovalo com escova de dente e manda a cerda da escova para meio de cultura, porque quero saber se ele se curou ou voltou a ser assintomático isso se chama teste de Mackenzie.

Outros materiais