Buscar

Manejo terapêutico de piodermites em carnívoros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Manejo terapêutico das piodermites dos carnívoros domésticos
Mecanismos de defesa cutânea:
Físico: pelo, estratum corneum
Químico: ac. Graxos, imunidade cel/humoral
Microbiológico – microflora: calor, pH, salinidade, albuminas, ac. Graxos, “ocupação de nichos” – “a pele pode ser definida como um órgão resistente a infecções”
Caracteristicas:
Residentes ou transitório, mas o importante e que realmente CAUSA é o residente Staphylococcus Pseudointermedius, 70% das vezes coça, 90% das vezes é secundária (se o animal nascer com quadro de deficiência imunológica ele tem piodermite primaria - dificil), O melhor exame é citologia e cultura antibiograma (ñ fazer na primeira infecção), Pode ser externa, superficial ou profunda. Atopico tem alergia a ácaro, esporo de fungos, polem de planta. A piodermite do atopico é secundária. A atopia é uma alergia e ela que é primaria.
Sintomas:
Rarefação pilosa, Alopecia, Pápulas, Nódulos, Pústulas, lesão em “Olho de Cabra” (tem bactéria e reação de hipersens p/ela), Exulcerações, Úlceras, Colarinho epidérmico, Crostas , Fístulas, Secreção bacteriana
Virar o cão de barriga para cima (pele clarbra), na região de virilha forma pústula mais fácil que o dorso, se ele tem pústula ele tem piodermite, não sei ainda se é primária ou secundária
-Primarias: ppd-idiopatica,defeitos imunológicos, SFF-P.A., SFF-PB(do pit Bull, é defeito genético) Na primarias as bactérias se dão bem porque o sistema imunológico não funciona direito, as polimorfonucleares, no caso das bactérias é o neutrófilo.
-Sedundárias: d.alergicas, d.parasitárias, d.fungicas, disqueratinizações, d.endocrinas, d.nutricionais, d.auto-imunes, neoplasias, d. psicogênicas.
- Externas:
D.U.A(dermatite úmida aguda, a do banho e tosa, é decorrente de trauma, tomou picada, se queimou, etc) e Intertrigo (infecção de dobras cutãneas,é primaria. Não é fácil de resolver, pode fazer plástica. Tem que higienizar as dobras)
- Superficial:
Impetigo (foliculite superficial de filhote), e foliculite superficial (90% secundaria)
- Profunda:
foliculite, furunculose(degeneração - perde pelo e não volta), celulite, foliculite traumática, foliculite/furunculose nasal (ou podal), piopododermatite, SFF do (pastor alemão), Abcesso e flegmão (principalmente felinos, e outras bactérias).
Tratamento:
1-shampoo: para todos, o shampoo tem que ter Clorexidine 3%,Peroxido de benzoila, Irgasan(protex)/tricorfon.
2-solução adstringente: quando tiver babando - Burrow, permanganato de potássio(roxo)100mg p/2l
3- sprays, pomadas que tenham antibiótico (Rifampicina, mupirucina, outros.) - Quando der. 
Melhor ATB: Cefalexina (se não der fazer antibiograma) O genérico falha muito. 2º. Acido clavuronico(clavurin) amoxicilina. 3º. Enrofloxacina.
Anaeróbicos: ampicilina, amoxacilina,cloranfenicol, cefalosporina, nessa ordem
Piodermite leve: banho 2x semana. Machucados feios banho todo dia, localizado,compressa, é localizado da para passar gel, pomada. Lava, faz solução com permanganato de potássio, faz compressa, e depois spray ou pomada com antibiótico. Feio no corpo todo, banho todo dia se possível, e permanganato de potássio. Trata 3 dias, no 4º. Dia da anestesia e tosa tudo.
1ª vez: não usar atb com corticoide a não ser que seja DUA
Tempo de antibiótico: superficial no cão por 7 dias até depois da cura, qdo não tiver mais papulas,pústulas e quaisquer lesões vai dar mais ou menos 20 a 25 dias de atb. Se for piodermite profundo antibiótico por 15 dias depois da cura, normalmente vai dar 40 dias de antibiótico.
ATB: resolveu prurido: D. hormonais, demodicose, seborreia, DAPE, idiopática...Não resolveu: D.parasitarias, D.alergicas, pior possível: atopia

Outros materiais