Buscar

PROVA AV2 NUTRIÇAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201102141529)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na Pirâmide Alimentar, o grupo das sementes oleaginosas e leguminosas é fonte de:
		
	
	Proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos trans e vitamina C.
	 
	Proteínas de baixo valor biológico, vitamina E e ácidos graxos essenciais.
	
	Proteínas de baixo valor biológico, ácidos graxos trans e vitamina C.
	
	Proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos saturados e vitamina A.
	
	Proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos saturados e vitamina D.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102140981)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação às Leis da Alimentação, a lei da adequação refere-se à dieta que deverá estar adequada:
		
	
	à qualidade dos alimentos e nutrientes.
	
	às modificações nos hábitos alimentares.
	
	à quantidade de alimentos e nutrientes.
	 
	ao período fisiológico atual do organismo ao qual se destina.
	
	à harmonia dos alimentos e nutrientes.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102141572)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O índice de massa corporal (IMC) é uma medida muito utilizada no diagnóstico nutricional, estando associado ao risco de desenvolvimento de doenças. Um paciente com IMC maior ou igual a 30 Kg/m2 pode ter maior risco de desenvolver várias doenças. A alternativa que NÃO apresenta uma doença que pode acometer este paciente é:
		
	
	obesidade.
	
	síndrome metabólica.
	 
	artrite reumatóide.
	
	diabetes.
	
	hipertensão.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102141516)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A água exerce inúmeras funções no organismo humano. Indique a opção que representa vias normais de eliminação de produtos tóxicos finais do metabolismo que estão relacionadas com a ingestão hídrica adequada:
		
	 
	Diurese e exoneração fecal (defecação).
	
	Sudorese intensa e diarreia.
	
	Perda sanguínea e vômitos intensos.
	
	Vômitos e diarreia.
	
	Sudorese intensa e expiração.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102195438)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um paciente desnutrido, com uma fístula de alto débito (drenando mais de 500ml), foi internado na unidade de terapia intensiva onde você é o Enfermeiro responsável. Foi indicado terapia nutricional parenteral. O tipo de via mais indicado para o suporte nutricional parenteral neste paciente é:
		
	
	Utilizar o posicionamento gástrico, pois é a única localização que permitirá recuperar o estado nutricional do paciente, sem que este apresente risco de broncoaspiração.
	
	Utilizar um cateter periférico, pois não há risco de broncoaspiração, sendo possível com esta via atingir as necessidades nutricionais do paciente.
	 
	Utilizar um cateter em uma veia de maior calibre (subclávia ou jugular interna), uma vez que o paciente deve ficar um período de tempo maior sem poder utilizar o trato gastrointestinal e esta via permitirá ofertar um maior aporte energético para recuperação do estado nutricional do paciente.
	
	Utilizar outra forma de terapia nutricional, como a terapia nutricional enteral, pois só assim será possível recuperar o estado nutricional do paciente.
	
	O mais indicado é uma veia periférica, pois o paciente manterá o trato gastrointestinal funcionante, evitando complicações.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102195421)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Você orientou um paciente do gênero masculino, 57 anos de idade e obeso a procurar um nutricionista para que o mesmo fizesse um tratamento dietoterápico, a fim de perder peso, uma vez que é grande o risco do paciente desenvolver a síndrome metabólica. Marque a opção CORRETA que apresenta algumas comorbidades (doenças associadas) que caracterizam a síndrome metabólica:
		
	 
	Doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo II e hipertensão arterial sistêmica.
	
	Cirrose hepática, litíase renal e resistência periférica à insulina.
	
	Osteoporose, doenças cardiovasculares e doenças renais.
	
	Doenças renais, diabetes mellitus e distúrbios hepáticos.
	
	Diabetes tipo I, doenças do aparelho locomotor e gota.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102117057)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que é Avaliação Global Subjetiva e qual o objetivo dessa avaliação?
		
	
	
Gabarito:
A avaliação subjetiva global é um método simples de avaliação nutricional, que consta de questionário sobre a história clínica e exame físico do paciente.
O objetivo do método é facilitar o diagnóstico da desnutrição e possibilitar o prognóstico, identificando pacientes que apresentam maior risco de sofrer complicações associadas ao seu estado nutricional durante a internação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102194967)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O cuidado nutricional adequado da gestante diabética contribui para a redução do risco de ocorrência de complicações durante a gestação. Com relação a orientações nutricionais para gestantes diabéticas, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
		
	
	Deve-se estimular o consumo de fibra solúvel, como a pectina, que melhoram o controle da glicose sanguínea, possivelmente por retardar o esvaziamento gástrico e aumentar o tempo de trânsito intestinal.
	
	As refeições devem ser fracionadas em no mínimo 3 básicas (desjejum, almoço e jantar) e três intermediárias (colação, lanche e ceia).
	
	Deve-se estimular o consumo de alimentos fontes de Cromo, que aumenta a tolerância à glicose por aumentarem a sensibilidade insulínica.
	
	Deve-se estimular o consumo de alimentos fontes de Zinco que também é importante para a síntese da insulina. Suas Fontes alimentares incluem carnes, leite e derivados, nozes, feijões, fígado, cereais integrais, levedo de cerveja, gema de ovo.
	 
	Deve-se desestimular o consumo de fibras, uma vez que estas causam desconforto as gestantes e não tem efeito sobre a glicemia.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102194751)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Uma adolescente resolveu adotar uma dieta hipocalórica, ficando muitas vezes em jejum. Devido à continuidade da dieta, cada vez mais restrita, os pais começaram a perceber, mesmo que de forma tardia, a alteração no comportamento alimentar da adolescente, associando à prática de exercícios físicos diários e à distorção da imagem corpórea. Entretanto, somente quando a adolescente sofreu um desmaio na escola apresentando odor ácido (de acetona) na sua respiração (halitose ácida), foi encaminhada para o serviço de psicologia com diagnóstico de anorexia nervosa. Sobre o caso clínico responda: a) Por que esta paciente apresentou halitose ácida? b) Relacione anorexia nervosa na adolescência com osteoporose.
		
	
	
Gabarito: a) Devido à dieta hipocalórica e ao jejum, ocorreu a formação excessiva de corpos cetônicos, como a acetona. b) ingestão dietética reduzida + exercício físico=perda de peso (massa gorda) que leva à diminuição no % gordura corpórea desencadeando uma hipoestrogenemia, amenorréia e prejuízo na maximização do pico de massa óssea.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102195294)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Universidades Abertas à Terceira Idade (UATI) desenvolvem trabalhos educativos de alta qualidade, contribuindo para manter os idosos ativos, saudáveis e autônomos, preservando seu direito ao trabalho, ao lazer, à informação e à educação. A intervenção nutricional educativa faz parte desse conjunto de atividades desenvolvidas nas UATI. Com relação à intervenção nutricional educativa, leia as afirmativas abaixo:
I. A intervenção nutricional educativa terá maiores chances de sucesso se estiver incluída em programas habituais que promovam mudanças radicais nos hábitos alimentares, por um curto período de tempo.
II. Os temas mais relevantes para serem desenvolvidos durante a intervenção educativa são: a importância da alimentação para a saúde dos indivíduos; grupos de alimentos e suas funções no organismo humano; necessidadese recomendações nutricionais específicas para a população idosa; e o autocuidado em nutrição.
III. As palestras e atividades deverão ser desenvolvidas de uma forma dinâmica e interativa para que a intervenção nutricional educativa tenha maiores chances de sucesso.
IV. As ações da equipe de enfermagem estão ligadas à educação para a saúde. Assim, a equipe deverá orientar sobre a importância da alimentação para a saúde, explicar os grupos de alimentos e suas funções no organismo, ressaltar as necessidades e recomendações nutricionais específicas para a população idosa e estabelecer o autocuidado em nutrição.
Marque a opção CORRETA:
		
	
	Todas as afirmativas estão incorretas.
	
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 
		
	Somente a afirmativa I está incorreta.
	
		
	As afirmativas II e IV estão incorretas.
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Outros materiais